Colocado por: dom123Boas
Tenho um orçamento para 6 painéis solius Masterkit 6/230 performance plus por 2100€ já com IVA e comunicações à devida entidade...
O que acham deste preço, de salientar que a Galp queria 2000€ só pó 3 painéis.
Colocado por: dom123Tenho um orçamento para 6 painéis solius Masterkit 6/230 performance plus por 2100€ já com IVA e comunicações à devida entidade...
Colocado por: Zé Meirinho
Se forem estes (foto de baixo) estamos a falar de 0,93€/W. Acrescente a mão de obra e veja a quanto fica €/W. Tem outros foristas a dar feedback de custos €/W aqui no post.
Nota: A capacidade desse inversor parece-me ser mesmo à justa para uma instalação de 2250Wp.
Colocado por: ZafaJá li que há quem use o carro como bateria para o excedente do fotovoltaico de modo a poder usar o excedente á noite.
Uma moto elétrica, com bateria de 3000w, serve para por exemplo em SOS, quando falha a luz poder manter os serviços mínimos a funcionar na casa? Tipo frigorífico, aqs, estores, etc? Vou instalar 1900w de fotovoltaicos, mas sem baterias. E estou a pensar arranjar uma moto elétrica para as deslocações casa trabalho e estava a pensar se podia usar a moto como bateria para a casa. Basta que o inversor seja híbrido, correcto?
Colocado por: Pepsi
Sim o inversor é de 2kw.
Pelo seu comentário, diria que 2kw daria para painéis de 2000wp é isso?
Pois assim sendo, creio que é a justa, mas isto estaremos a falar se eles tiverem a produzir no máximo dos máximos da sua capacidade certo?
Colocado por: dom123
Boas
Por quanto ficou esse sistema sem os apoios?
Colocado por: ZafaJá li que há quem use o carro como bateria para o excedente do fotovoltaico de modo a poder usar o excedente á noite.
Uma moto elétrica, com bateria de 3000w, serve para por exemplo em SOS, quando falha a luz poder manter os serviços mínimos a funcionar na casa? Tipo frigorífico, aqs, estores, etc? Vou instalar 1900w de fotovoltaicos, mas sem baterias. E estou a pensar arranjar uma moto elétrica para as deslocações casa trabalho e estava a pensar se podia usar a moto como bateria para a casa. Basta que o inversor seja híbrido, correcto?
Colocado por: route66por
Segundo o que andei a ver não precisa de inversor hibrido mas sim de uma wallbox que faça a gestão automatica dos excedentes solares. Funciona sim de dia (porque é nessa altura que está a ser gerada electricidade pelos painéis). Isso de noite não faz sentido. Basicamente ela faz a gestão do que está a ser consumido e carrega o veículo com o excedente de forma automatica. Sei que funciona bem em veiculos electricos, já com uma moto não sei. Em Portugal conheço a Plugged Drive (quem produz e vende estas wallbox). Em Espanha encontrei também uma coisa chamada Policharger (existem videos no Youtube de um instalador a explicar como funciona).
Colocado por: dom123Boas
Tenho um orçamento para 6 painéis solius Masterkit 6/230 performance plus por 2100€ já com IVA e comunicações à devida entidade...
Colocado por: dom123
Update...
Consegui baixar drasticamente esse valor sendo eu a fazer a instalação, cerca de 1700€ com todos os acessórios incluídos e comunicação à devida entidade
Estou decidido a avançar com este kit fotovoltaico
Colocado por: dom123Tenho uma dúvida em relação à fixação dos perfis no telhado, pois o meu tem vigotas de cimento e não em madeira.
Será que estas podem ser furadas com uma broca para fixar os apoios das calhas dos perfis de fixação?
Não vão as mesmas perder alguma resistência?
Colocado por: Zé Meirinho
Na minha instalação foi igual, furaram as vigotas mas não sei o diâmetro. No meu caso a estrutura é plana.
Para estrutura triangular não sei se é necessário um reforço extra, pois a estrutura acaba por ficar mais exposta à força do vento.