Colocado por: Joao DiasBasicamente é isto.Mas assim não está a ganhar dinheiro com a inflação? é isto que me faz confusão.
Colocado por: ADROatelierSalienta -se, no período em questão e a título de exemplo, que o aço em varão e perfilados aumentou 41,7 %, a chapa de aço macio, 44,0 %, o fio de cobre revestido, 38,5 %, betumes a granel, 61,2 %, derivados de madeira, 65,2 %, vidro, 28,1 %, e tubo de PVC, 71,3 %.Mas...mas...a inflação é de 8% dizem eles...
Colocado por: Joao Diasa maioria das pessoas que constroem casa, não o fazem com a perspectiva de uma futura venda mas sim como lar e habitação para o resto da vida.
Colocado por: Joao DiasPorque raio é que se chamou o “prejuizo” á conversa. Como se mede o prejuizo?
Colocado por: Joao DiasCurioso é pensar que aquela casa, com aquele terreno, em Cascais por exemplo, seria vendida seguramente acima dos 15M e em muito pouco tempo.
Ai os DO já seriam ums magos da finança…
Colocado por: Joao DiasMinimos históricos porque não há para vender. Não é por não haver quem queira comprar!!
Colocado por: HAL_9000Não precisa responder uma vez que não está sobre anonimato no fórum. E admito que exista um conjunto de variáveis que eu não esteja a considerar. Mas parece-me claro que mantendo margens percentuais, se ganhe dinheiro com o aumento do preço base.
Colocado por: RUIOLICada um deve definir o que pode pagar e a qualidade compatível com tal. Depois é fazer o trabalhinho de casa, ter tudo especificado e pedir preços, estudar alternativas...
Vou dar alguns exemplos:
- tinha um orçamento de caixilharia de 2020 de 10k, agora já pediam 20k... fui ao mercado, a mesma coisa 11k. Até prefiro este instalador, tem curso de passive House.
- pedi um orçamento de porta, 4,5k. Passei no blog da casa dos catitos, vi que a porta era parecida com a que pretendo, pedi orçamento aquela marca, não chega aos 2k e tem melhores prestações térmicas e acústicas.
- na escada metálica, tinha um orçamento só para o ferro de 10k, fui a uma empresa que só faz escadas, 6k já com os degraus em Madeira. Mas a empresa dos 10k, faz-me a mezanino por 1k e tive outros a pedir 3k...
- nas divisórias e tetos falsos, o primeiro orçamento era de 12k (até ficou ofendido quando perguntei a marca do material), agora estou a receber de 5k com material placo/Knauf, empresas já com algum porte e com muita obra feita com bom feedback.
- podia falar o mesmo da escavação, do estuque...
- na compra de materiais as diferenças são menores em%, mas ainda se ganha umas centenas/ milhares de € em cada compra.
- acabei de comprar as torneiras, umas em PT e outras pelo sonono, da para poupar bastante.
- revestimentos cerâmicos, adjudiquei a uma empresa da Lixa, mais uma poupança relevante face às de aqui perto.
- ramal de pluviais, metade do preço cobrado pelos SIMAR, mais uma poupança.
Eu não regateio preços nas empreitadas, não quero lá o pessoal contrariado ou a pressa ou a rapar nos materiais/ consumiveis, nos materiais já regateio um pouco, ou como venho de tal parte eles já fazem um desconto especial de corrida, nem tenho de gastar o meu latim :)
Tenho tido a ajuda/ contactos de muita gente, até aqui do FDC ( o meu agradecimento), mas vale bem a pena, tenho tempo e gosto para estas coisas.
Até o meu empreiteiro já me liga a pedir contactos para comprar isto é aquilo para as outras obras :)
Aprendi rápido que o importante é menos conversa / teoria e mais ação.
Colocado por: Joao DiasMinimos históricos porque não há para vender. Não é por não haver quem queira comprar!!
Colocado por: RUIOLICada um deve definir o que pode pagar e a qualidade compatível com tal. Depois é fazer o trabalhinho de casa, ter tudo especificado e pedir preços, estudar alternativas...
Eu não regateio preços nas empreitadas, não quero lá o pessoal contrariado ou a pressa ou a rapar nos materiais/ consumiveis, nos materiais já regateio um pouco, ou como venho de tal parte eles já fazem um desconto especial de corrida, nem tenho de gastar o meu latim :)
Colocado por: Nito67Comparar os preços de uma habitação em França perto da Suíça com os preços em Portugal não faz sentido. Quanto ganha um profissional da construção civil em Portugal em comparação com a França? A taxa de esforço para se comprar casa em Portugal ou no resto da Europa é que importa. Nesse aspecto é mais difícil comprar em Portugal segundo a minha opinião.Mesmo que ganhe o dobro, as casas custam mais que o dobro e os prazos para pagar creio que sejam de no máximo 30anos
Colocado por: SasapoRuioli, parece-me que tem ai um nicho de mercado / possibilidade de futuro emprego ;)
Colocado por: NostradamusVa dizer isso aos miúdos de 20-30 anos que não conseguem sair da casa dos pais,Eu se não tivesse saido de Portugal provavelmente seria um desses, assim espero começar a construir antes dos 30.
Colocado por: DR1982Então e como regateiam materiais?
Colocado por: RUIOLIMas do género, Então e não da para fazer mais barato?” É isso ? 😂
Sendo atrevido :) Normalmente é perguntar...
Colocado por: DR1982Mas do género, Então e não da para fazer mais barato?” É isso ? 😂
Colocado por: pguilherme
Só que deveria ser o oposto. Se há pouco, como é que pode estar barato?
O que acontece quando há muita procura e pouca oferta?
Colocado por: HAL_9000Mas assim não está a ganhar dinheiro com a inflação? é isto que me faz confusão.
Não precisa responder uma vez que não está sobre anonimato no fórum. E admito que exista um conjunto de variáveis que eu não esteja a considerar. Mas parece-me claro que mantendo margens percentuais, se ganhe dinheiro com o aumento do preço base.
Colocado por: NTORION
João, essa é uma nova variável na lei da oferta procura, então não havendo oferta o preço desce?
Colocado por: Joao Dias
Mas onde raio é que o preço desceu? O iluminado que escreveu essa deve ser o mesmo que escreveu que os materiais de construção tinham subido 6%.