Colocado por: DR1982Mesmo que ganhe o dobro, as casas custam mais que o dobro e os prazos para pagar creio que sejam de no máximo 30anos
Colocado por: MS_11
Sim, neste contexto também os dados da compra de madeira serrada e derivados nos estados unidos em minimos históricos.
Havendo quebra da procura terá de haver um reajuste de preços, isto só prova que a teoria da elasticidade dos preços é aplicável na prática.
João eu não disse que desceu, disse que a venda está em mínimos históricos o que comprava a teoria da elasticidade dos preços.
Que a partir de certo nível de preços a procura reduz de forma exponencial, fazendo com que apesar de se poder vender até com maior lucro (isto mantendo a margem, 10% de 150 serão sempre mais que 10% de 50), se reduz efetivamente a capacidade produtiva e de criação de receita do sector.
Haverá áreas em que se acabará a ter de comer margem ou reduzir outros custos para se continuar a contratualizar venda/serviço.
João eu não disse que desceu, disse que a venda está em mínimos históricos o que comprava a teoria da elasticidade dos preços.
Que a partir de certo nível de preços a procura reduz de forma exponencial, fazendo com que apesar de se poder vender até com maior lucro (isto mantendo a margem, 10% de 150 serão sempre mais que 10% de 50), se reduz efetivamente a capacidade produtiva e de criação de receita do sector.
Haverá áreas em que se acabará a ter de comer margem ou reduzir outros custos para se continuar a contratualizar venda/serviço.
Colocado por: WarrenG
Faz lembrar o tempo do Passos Coelho em que por muito que aumentassem impostos a receita fiscal diminuía.
Já dizia a minha avó, logo agora que o burro se tinha habituado a não comer morreu!
Acho que o mercado da construção está feliz, mas o burro/cliente está a ficar anorético. Vamos lá ver se não o matam de vez...
Colocado por: WarrenG
Faz lembrar o tempo do Passos Coelho em que por muito que aumentassem impostos a receita fiscal diminuía.
Já dizia a minha avó, logo agora que o burro se tinha habituado a não comer morreu!
Acho que o mercado da construção está feliz, mas o burro/cliente está a ficar anorético. Vamos lá ver se não o matam de vez...
Colocado por: Joao Diasnão disse que desceu, disse que a venda está em mínimos históricos o que comprava a teoria da elasticidade dos preços.
Haverá áreas em que se acabará a ter de comer margem ou reduzir outros custos para se continuar a contratualizar ve
Isto era óbvio o Pib caia a níveis loucos, andavam a taxar mais % de menos receitas....
Colocado por: Joao Dias
Ohhhh minha nossa senhora, o mercado da construção está tão feliz como estava antes do Covid.
No nosso caso nem isso, estou muito pior que aquilo que estava. Olhando apenas para o factor humano da coisa, não tenho gozo nenhum em estar a fazer exactamente o mesmo trabalho, com a mesma qualidade, com (genericamente) os mesmos materiais e cobrar bem mais por isso… para no fim… GANHAR EXACTAMENTE O MESMO OU MENOS.
Mas se calhar é um problema pessoal meu…
Colocado por: MS_11Sem dúvida a inflação é um aperto para todos e um alívio nas contas públicas até pela métrica de % de divida em função do PIB.
Colocado por: DR1982Um destes dias dei por mim a pensar que estamos é muito mal habituados, não damos valor à sorte que temos em praticamente qualquer um poder comprar casa, nem que seja um apartamento, facilmente conseguimos uma casa com um bocadito de jardim para o trampolim dos miudos e o grelhador, por outras bandas o número de pessoas a conseguir isso é bem menor.
Tenho andado a ver casas em França encostadas à Suíça e facilmente vejo T1 de 40m2 a custar 200k...
Colocado por: carlota74RuiOli pode facultar o seu contacto PF?
Colocado por: Pmfg
Quando em fraça se ganha 3x mais que em PT.
Dividemos esses 200 mil por 3 entao para ser justo a comparacao
Colocado por: NTORIONEm Portugal ganha 1300/1400 € limpos e na França 2400/2500.
Pense assim, liquido em PT ganha 1000.... quanto lhe sobra para a casa? 250€ e fica com 750€ para o resto.
Noutro pais ganha 3000... gasta 1500€, sobram-lhe 1500 para a casa, são 6x250... a diferença é esta...
se ganhar 2500... gasta na mesma 1500€, sobram-lhe 1000 para a casa são 4x250......
Há 1 valor para o qual são para despesas mais básicas, que n dá para abdicar... o nivel de poupança para quem ganha o dobro, não é apenas linear.
Quanto aos descontos, é simples, é perguntar qual o desconto, ou qd lhe dão o preço perguntar se já inclui desconto...
Colocado por: Pmfg3x mais? Depende das profissões certamente, nas obras em França nao Ganha o dobro sequer de Portugal.
Quando em fraça se ganha 3x mais que em PT.
Dividemos esses 200 mil por 3 entao para ser justo a comparacao
Colocado por: DR1982Em Portugal ganha 1300/1400 € limpos e na França 2400/2500.
Colocado por: DR1982Uma casa em França custa o dobro de Portugal, e tem 30 anos no maximo para a pagar,
Colocado por: RUIOLICada um deve definir o que pode pagar e a qualidade compatível com tal. Depois é fazer o trabalhinho de casa, ter tudo especificado e pedir preços, estudar alternativas...
Vou dar alguns exemplos:
- tinha um orçamento de caixilharia de 2020 de 10k, agora já pediam 20k... fui ao mercado, a mesma coisa 11k. Até prefiro este instalador, tem curso de passive House.
- pedi um orçamento de porta, 4,5k. Passei no blog da casa dos catitos, vi que a porta era parecida com a que pretendo, pedi orçamento aquela marca, não chega aos 2k e tem melhores prestações térmicas e acústicas.
- na escada metálica, tinha um orçamento só para o ferro de 10k, fui a uma empresa que só faz escadas, 6k já com os degraus em Madeira. Mas a empresa dos 10k, faz-me a mezanino por 1k e tive outros a pedir 3k...
- nas divisórias e tetos falsos, o primeiro orçamento era de 12k (até ficou ofendido quando perguntei a marca do material), agora estou a receber de 5k com material placo/Knauf, empresas já com algum porte e com muita obra feita com bom feedback.
- podia falar o mesmo da escavação, do estuque...
- na compra de materiais as diferenças são menores em%, mas ainda se ganha umas centenas/ milhares de € em cada compra.
- acabei de comprar as torneiras, umas em PT e outras pelo sonono, da para poupar bastante.
- revestimentos cerâmicos, adjudiquei a uma empresa da Lixa, mais uma poupança relevante face às de aqui perto.
- ramal de pluviais, metade do preço cobrado pelos SIMAR, mais uma poupança.
Eu não regateio preços nas empreitadas, não quero lá o pessoal contrariado ou a pressa ou a rapar nos materiais/ consumiveis, nos materiais já regateio um pouco, ou como venho de tal parte eles já fazem um desconto especial de corrida, nem tenho de gastar o meu latim :)
Tenho tido a ajuda/ contactos de muita gente, até aqui do FDC ( o meu agradecimento), mas vale bem a pena, tenho tempo e gosto para estas coisas.
Até o meu empreiteiro já me liga a pedir contactos para comprar isto é aquilo para as outras obras :)
Aprendi rápido que o importante é menos conversa / teoria e mais ação.