Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

@lmcaet quanto à questão inicial "se compensa" Espanha vs. Alemanha, este site acima explica bem.

(...) depende muito do que procura. Se procura carros ditos "premium", não me parece uma boa opção. Se procura carros mais acessíveis, talvez, depende muito das marcas, dos modelos e das motorizações.

Na maioria dos negócios, os ganhos face à Alemanha são residuais, se existirem sequer, sendo que em muitos casos, são os próprios espanhóis que vão buscar carros à Alemanha. Por aqui se vê que não é um mercado como o alemão, dinâmico, com muita oferta e bons preços, não tendo tantas oportunidades para poupar algum dinheiro na compra de um carro.
    No entanto, é um dos principais países fabricantes de automóveis da UE e isso tem alguma influência no mercado.
    Além deste facto,
    [Espanha] é também um dos principais destinos turísticos do mundo, o que leva a que o negócio do aluguer de carros de cariz turístico seja grande, com muitos automóveis ex-rent-a-car a serem introduzidos no mercado de usados a preços mais baixos.

Dito isto, as marcas a procurar, porque são as mais vendidas e as com melhores preços, são a SEAT (a mais vendida), a Renault, a Peugeot, a Citröen e talvez a Volkswagen.

Nas marcas francesas é capaz de encontrar melhores negócios em França.

Depois é acrescentar burocracia e custos de transporte quando estiver a olhar para a balança.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  2.  # 2

Não sei se algum dia me vou meter nisto, mas pode alguém aconselhar alguma empresa que trate de todo o processo numa base chave na mão?

Obrigado.
  3.  # 3

Legaliza na hora
  4.  # 4

Colocado por: rcd2023Não sei se algum dia me vou meter nisto, mas pode alguém aconselhar alguma empresa que trate de todo o processo numa base chave na mão?

Obrigado.

Posso recomendar uma empresa em Aveiro.
  5.  # 5

Colocado por: rjmsilva

Posso recomendar uma empresa em Aveiro.

Aceito! :-)
  6.  # 6

Colocado por: lmcaet
    Aceito! :-)

https://concierge2cars.pt/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  7.  # 7

Alguém tem ideia de como funciona o método alternativo para legalizar? Falaram me nisso para legalizar um 4x4 mais em conta…
  8.  # 8

9.  # 9

Alguém sabe como tratar do processo de matrícula temporária de exportação, para negócio particular?
    Colocado por: hangasPode comprar essas matriculas temporárias (transit plate) diretamente e pedir para entregar em qualquer morada na Europa.
    Cada matricula tem a validade de 5 dias e inclui seguro de terceiros.

https://www.transit-plate.com/preise.html

Este link não me está a funcionar.

Importei um carro em 2023 mas o stand na altura tratou do processo todo.
    Tenho um familiar residente na Alemanha que fez um negócio entre particulares e, pelo que li, o processo parece burocrático e passa entre a Zulassungsstelle (IMT Alemão) e as "casas de matrículas". Não encontrei forma fácil de solicitar tudo online.
  10.  # 10

Presumo que ou vem no atrelado, ou o condutor vai mesmo ter de ir à casa das matriculas e ao registro automovel em pessoa.
  11.  # 11

Já fui buscar vários carros à Alemanha, mas contrato sempre o serviço de matrícula e seguro provisório com o stand. Sem certeza, mas tenho ideia que estes serviços são feitos presencialmente e não podem ser feitos online.
  12.  # 12

Obrigado. Julgo que seja isso, apenas presencialmente.

Entretanto aproveito para partilhar que a consulta do registo de homologação no IMT parece ser imediato. Em 2023 demoraram 9 dias para me enviarem o registo. Agora parece ser imediato (ou então fui eu que tive azar na altura).
  13.  # 13

Sim, os que fiz nos últimos tempos demorou cerca de 30 minutos no máximo para ter o email com essa informação.
  14.  # 14

Breve update do passo a passo para quem for fazer o processo por conta própria:

1. Pedido online para seguro matrícula temporária que custa cerca de 100€ (enviam por correio, demora 2-3 dias). Necessário ter Tiel I e II.
    2. Receber os papéis do seguro por correio.
    3. Ir ao Kfz-Zulassungsstelle para: (i) Dar baixa do registo de propriedade do dono anterior e (ii) pedido de matrícula temporária para exportação (Ausfuhrkennzeichen). Aqui também pode ser feito o seguro em vez de se fazer online, mas custa uns 35€ adicionais aprox.). As matrículas podem ser feitas também no imediato ou pode optar-se por mandar fazer online (uns 10€ mais barato), mas isso implica uma nova ida ao Kfz-Zulassungsstelle para se fazer a identificação do carro. Com o seguro e matrícula temporária para exportação é feita a identificação do carro (ver o VIN). O VIN tem de estar visível ou na mala do carro ou no motor.
  15.  # 15

Para quem quiser fechar negócio com um privado, o melhor julgo que seja agendar ida ao Kfz-Zulassungsstelle com o vendedor e tratar de tudo duma só vez (se o carro não tiver qualquer matrícula, é preciso pedir reboque. Se não tiver matrícula, validar se tem inspeção válida).

Não sei se dá para fazer o pedido das matrículas online. Tinha lido que dava mas não consegui confirmar e desconheço o processo. Li o seguinte (deixo no idioma original para evitar perca de semântica na tradução):
    Ausfuhrkennzeichen online beantragen

Die meisten Zulassungsstellen ermöglichen es, das Kennzeichen online zu beantragen. Die nötigen Dokumente lassen sich einscannen und hochladen. Auch die Verlängerung der Zulassung lässt sich online erledigen.
  16.  # 16

Zé Meirinho,
    No caso de comprar num stand, conhece algum stand que oferece esse tipo de serviço?
    Algo do género, tratar tudo online e ir lá apenas para levantar a viatura.
    • TFB
    • há 1 dia

# 17

Acabei de importar um Smart #1 através de um site específico para comerciantes, o meu cunhado tem um stand, e correu tudo bem, aliás identificavam como "danos" na pintura, marcas que saíram apenas com a limpeza.
    A nível de custos foi bastante mais em conta que adquirir um cá, e se tivesse empresa ainda conseguia deduzir o IVA.
  17.  # 18

Colocado por: nielskyZé Meirinho,
    No caso de comprar num stand, conhece algum stand que oferece esse tipo de serviço?

Diria que basicamente todos os stands oferecem esse serviço. Ronda os 250€/300€ dependendo se é para 15 dias ou 30 dias e inclui o seguro e a matricula, ou seja, serviço chave na mão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nielsky
  18.  # 19

Colocado por: nielskyZé Meirinho,

Paguei 289€ na Mercedes. Partilhei a minha experiência e custos umas páginas atrás. Na página 8 abordei os custos totais:
    Colocado por: Zé Meirinho+ Matrícula temporária de exportação e seguro dela (289€)

Acredito que a grande maioria dos stands ofereça esse serviço, mas nem todos. No mês passado ponderei importar um Tesla da Alemanha (carro usado no site da Tesla) e quando questionei sobre este serviço fiquei a saber que não o faziam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nielsky

0.0480 seg. NEW