Colocado por: Zé MeirinhoEscolha do site:
Comecei pelo mercado nacional (standvirtual e concessionários secção de usados). Achei tudo caro (semi novos ao preço de novos), garantias curtas, muitos km,... Depois passei para os 2 sites sugeridos aqui no post (filtro paradealers). Alguns vendedores não falavam inglês e a garantia dos usados (nos anúncios que contactei) era apenas local.
Acabei por procurar diretamente nos sites das marcas ".de", nas secções de usados (isto não envalida que o mesmo anúncio esteja também replicado no mobile.de ou noutra plataforma).
Agendamento:
No caso da Mercedes, os contactos são gerais de cada concessionário e o atendedor automático só tem opções em alemão. Liguei pare vários e pareceu-me que era sempre igual. Digitava o número sempre que ouvia a palavra "Verkäufer" e lá ia parar ao call center das vendas. Pediam os meus contactos e era contactado umas horas depois (ou dia seguinte) por um vendedor.
Algumas oportunidades morriam logo (por telefone) ao serem revelados/discutidos determinados detalhes com o vendedor. Aconselho paciência nesta fase.
Fiz um pequeno estudo com algumas dezenas de carros (anúncio, modelo, ano da viatura, extras relevantes, KM, Preço DE, Preço PT). Elegi uma short list de 3 e marquei visitas.
Negócio:
Com a ajuda dum familiar (big plus), escolhi o carro (após visita, test-drive,...) e ainda baixei 600€ (tinha uns riscos insignificantes para mim e devia dar jeito à marca não os pintar).
O vendedor mandou a papelada de compra para assinar e o negócio ficou reservado por 1 dia útil sob compromisso de enviar tudo assinado a tempo.
Pagamento:
Aqui pareceu-me haver ligeira diferença entre concessionários. No meu caso só houve exigência em assinar a papelada. O carro só podia ser levantado cerca de 2 dias após a entrada do dinheiro. Noutros concessionários exigiam o pagamento logo a full para reservar o carro. Numa manhã assinou-se tudo, paguei, enviei comprovativo da transferência e recebi o COC, Tiel I e II.
Levantar a viatura:
Está marcado. Homologação pedida ao IMT e inspecção agendada.
Poupança:
O mesmo modelo, ano, e com o dobro dos km estava no stand virtual a partir de 16k mais caro. Sendo um PHEV , tenciono gastar entre 2k-2.5k (já com impostos, viagem ida, regresso a conduzir (simulação via Michellin), matrícula temp exportação, inspecção, etc). Por 600€ tinha a oportunidade de trazer em reboque, mas a disponibilidade e timing não deram fazer adjudicar.
Colocado por: Zé MeirinhoO levantamento está marcado apenas, ainda não fui buscar o carro. Ao reservar pediram-me 2 semanas para preparar o carro (inspecção a full). Portanto este é o tempo necessário para concluir o negócio: 2 semanas. Talvez possa variar de caso para caso.
Ainda não saí de Portugal. Também de referir que as matrículas temporárias de exportação são válidas por 30 dias. Salvo erro, existem opções com menor validade e mais económicas.
Sim, toda a documentação foi fornecida pelo stand, que neste caso é Mercedes-Benz (destinatário da transferência era Mercedes-Benz AG para ser mais exato). Julgo que isto facilita no caso do COC em que não tive de pagar nenhum custo para o obter.
Aliás, falta-me 1 documento. O comprovativo de compra/venda que tenciono levantar no acto de entrega, assim como os originais do Teil I e II (livrete deles).
Colocado por: Zé MeirinhoTudo feito por um familiar. Caso contrário implicaria outra logística.
Também reparei que haviam carros "para venda online". Não sei o que isso quer dizer na prática.
Outro reparo. Os carros da mercedes com a tag "young starts" (tradução do browser) têm garantia de 2 anos a na Europa. Consta no site e um dos vendedores deixou claro por escrito:
The "Young Stars Guarantee" is valid throughout Europe and you can contact a branch in Portugal directly if you have any problems.
Também vi carros que estiveram envolvidos em acidentes/damages e tinham esta tag. Nem todos os usados têm esta tag atenção. Para mim, ter cobertura da garantia em Portugal era factor eliminatório.
Colocado por: Zé MeirinhoConsigo abrir e não me aparece a mensagem de manutenção. Essa mensagem também me apareceu algumas vezes e só acontecia quando usava o tradutor do browser.
Experimenta fazer um CTRL + F5 ou abrir a página em modo incógnito (para navegar sem cache).
Colocado por: Zé MeirinhoSim, julgo que seja o mesmo que aqui em PT. No meu caso foi a Mercedes-Benz AG.
Se não for indiscrição, que modelo procura? Ou características?
Do que vi, as carrinhas C300e e E300e estão substancialmente mais baratas que em PT. Exemploduma E300e de 2021 com 11k km. Vejam quanto custa cá 😂
Colocado por: Zé MeirinhoSim, julgo que seja o mesmo que aqui em PT. No meu caso foi a Mercedes-Benz AG.
Se não for indiscrição, que modelo procura? Ou características?
Do que vi, as carrinhas C300e e E300e estão substancialmente mais baratas que em PT. Exemploduma E300e de 2021 com 11k km. Vejam quanto custa cá 😂
Colocado por: argoUma particularidade que apreciei, e parece ser norma,foi de terem me avisado de uma reparacao de acidente,listando o arranjo de parachoques e farolim traseiro.
Colocado por: taunus
Boa tarde Zé,
Agradecia a sua opinião, e de todos os amigos que vão visitando este forum, para ver se o meu hipotético plano tem alguma falha:
Procuro no site Mercedes uma viatura (ou mais) que me agradem em determinada garagem.
Troco uns emails com o stand a confirmarem a disponibilidade dessas viaturas.
Marco viagem e vou com a minha cara metade passar 2 ou 3 dias à Alemanha.
No primeiro dia útil vou ao stand, verifico se a viatura corresponde, faço o pagamento, faço o registo como fez o argo, revisão (atempadamente solicitada ao stand) e regresso a Portugal com a viatura.
Esqueço-me de algo importante?