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  1.  # 121

    Colocado por: Zé MeirinhoEscolha do site:
    Comecei pelo mercado nacional (standvirtual e concessionários secção de usados). Achei tudo caro (semi novos ao preço de novos), garantias curtas, muitos km,... Depois passei para os 2 sites sugeridos aqui no post (filtro paradealers). Alguns vendedores não falavam inglês e a garantia dos usados (nos anúncios que contactei) era apenas local.

    Acabei por procurar diretamente nos sites das marcas ".de", nas secções de usados (isto não envalida que o mesmo anúncio esteja também replicado no mobile.de ou noutra plataforma).

    Agendamento:
    No caso da Mercedes, os contactos são gerais de cada concessionário e o atendedor automático só tem opções em alemão. Liguei pare vários e pareceu-me que era sempre igual. Digitava o número sempre que ouvia a palavra "Verkäufer" e lá ia parar ao call center das vendas. Pediam os meus contactos e era contactado umas horas depois (ou dia seguinte) por um vendedor.

    Algumas oportunidades morriam logo (por telefone) ao serem revelados/discutidos determinados detalhes com o vendedor. Aconselho paciência nesta fase.

    Fiz um pequeno estudo com algumas dezenas de carros (anúncio, modelo, ano da viatura, extras relevantes, KM, Preço DE, Preço PT). Elegi uma short list de 3 e marquei visitas.

    Negócio:
    Com a ajuda dum familiar (big plus), escolhi o carro (após visita, test-drive,...) e ainda baixei 600€ (tinha uns riscos insignificantes para mim e devia dar jeito à marca não os pintar).

    O vendedor mandou a papelada de compra para assinar e o negócio ficou reservado por 1 dia útil sob compromisso de enviar tudo assinado a tempo.

    Pagamento:
    Aqui pareceu-me haver ligeira diferença entre concessionários. No meu caso só houve exigência em assinar a papelada. O carro só podia ser levantado cerca de 2 dias após a entrada do dinheiro. Noutros concessionários exigiam o pagamento logo a full para reservar o carro. Numa manhã assinou-se tudo, paguei, enviei comprovativo da transferência e recebi o COC, Tiel I e II.

    Levantar a viatura:
    Está marcado. Homologação pedida ao IMT e inspecção agendada.

    Poupança:
    O mesmo modelo, ano, e com o dobro dos km estava no stand virtual a partir de 16k mais caro. Sendo um PHEV , tenciono gastar entre 2k-2.5k (já com impostos, viagem ida, regresso a conduzir (simulação via Michellin), matrícula temp exportação, inspecção, etc). Por 600€ tinha a oportunidade de trazer em reboque, mas a disponibilidade e timing não deram fazer adjudicar.


    Obrigado pela sua excelente descrição.

    No imediato tenho duas questões. Pelo que percebi o tempo que medeia a reserva (e pagamento) e o levantamento da viatura é de cerca de 2 dias. A minha pergunta é se 2/3 dias são tempo suficiente para concluir o negócio e regressar a Portugal? Pelo que percebi esse foi o tempo que demorou a regressar a Portugal?

    Outra questão, toda a documentação que lhe permite trazer a viatura pelos seus próprios meios é-lhe fornecida pelo stand? O seguro como tratou?
  2.  # 122

    O levantamento está marcado apenas, ainda não fui buscar o carro. Ao reservar pediram-me 2 semanas para preparar o carro (inspecção a full). Portanto este é o tempo necessário para concluir o negócio: 2 semanas. Talvez possa variar de caso para caso.

    Ainda não saí de Portugal. Também de referir que as matrículas temporárias de exportação são válidas por 30 dias. Salvo erro, existem opções com menor validade e mais económicas.

    Sim, toda a documentação foi fornecida pelo stand, que neste caso é Mercedes-Benz (destinatário da transferência era Mercedes-Benz AG para ser mais exato). Julgo que isto facilita no caso do COC em que não tive de pagar nenhum custo para o obter.

    Aliás, falta-me 1 documento. O comprovativo de compra/venda que tenciono levantar no acto de entrega, assim como os originais do Teil I e II (livrete deles).
    •  
      taunus
    • 9 agosto 2023 editado

     # 123

    Colocado por: Zé MeirinhoO levantamento está marcado apenas, ainda não fui buscar o carro. Ao reservar pediram-me 2 semanas para preparar o carro (inspecção a full). Portanto este é o tempo necessário para concluir o negócio: 2 semanas. Talvez possa variar de caso para caso.

    Ainda não saí de Portugal. Também de referir que as matrículas temporárias de exportação são válidas por 30 dias. Salvo erro, existem opções com menor validade e mais económicas.

    Sim, toda a documentação foi fornecida pelo stand, que neste caso é Mercedes-Benz (destinatário da transferência era Mercedes-Benz AG para ser mais exato). Julgo que isto facilita no caso do COC em que não tive de pagar nenhum custo para o obter.

    Aliás, falta-me 1 documento. O comprovativo de compra/venda que tenciono levantar no acto de entrega, assim como os originais do Teil I e II (livrete deles).


    Então tem de ir 2 vezes à Alemanha? Para ver o carro e fazer o test-drive e para o levantar! Ou não fez o test-drive?
  3.  # 124

    Tudo feito por um familiar. Caso contrário implicaria outra logística.

    Também reparei que haviam carros "para venda online". Não sei o que isso quer dizer na prática.

    Outro reparo. Os carros da mercedes com a tag "young starts" (tradução do browser) têm garantia de 2 anos a na Europa. Consta no site e um dos vendedores deixou claro por escrito:

    The "Young Stars Guarantee" is valid throughout Europe and you can contact a branch in Portugal directly if you have any problems.

    Também vi carros que estiveram envolvidos em acidentes/damages e tinham esta tag. Nem todos os usados têm esta tag atenção. Para mim, ter cobertura da garantia em Portugal era factor eliminatório.
  4.  # 125

    Colocado por: Zé MeirinhoTudo feito por um familiar. Caso contrário implicaria outra logística.

    Também reparei que haviam carros "para venda online". Não sei o que isso quer dizer na prática.

    Outro reparo. Os carros da mercedes com a tag "young starts" (tradução do browser) têm garantia de 2 anos a na Europa. Consta no site e um dos vendedores deixou claro por escrito:

    The "Young Stars Guarantee" is valid throughout Europe and you can contact a branch in Portugal directly if you have any problems.

    Também vi carros que estiveram envolvidos em acidentes/damages e tinham esta tag. Nem todos os usados têm esta tag atenção. Para mim, ter cobertura da garantia em Portugal era factor eliminatório.


    Porque era fator eliminatório ter cobertura em Portugal? (Posso saber?)
  5.  # 126

    Garantia em si é um must. Ter cobertura apenas na Alemanha ou mesmo apenas localmente, não me é útil sequer.

    Se era para comprar sem garantia, nem colocava o filtro de dealer.
  6.  # 127

    Eu perguntei pq deu a entender ou então fui eu que percebi mal que ter garantia em Portugal era mau.
  7.  # 128

    Ah! Não tinha reparado. Falta um "não " aí que o teclado não quis adicionar ou esqueci-me. O que quis dizer foi:

    Para mim, NÃO ter cobertura da garantia em Portugal era factor eliminatório.

    Obrigado pelo reparo.
  8.  # 129

    Importam-se de consultar esta página de pesquisa de usados da mercedes-benz.de? Há já vários dias que tento e diz sempre que está em manutenção.

    https://www.mercedes-benz.de/passengercars/mercedes-benz-cars/vehicle-search.html/u/used-vehicles/s/search-vehicles
  9.  # 130

    Consigo abrir e não me aparece a mensagem de manutenção. Essa mensagem também me apareceu algumas vezes e só acontecia quando usava o tradutor do browser.

    Experimenta fazer um CTRL + F5 ou abrir a página em modo incógnito (para navegar sem cache).
  10.  # 131

    Colocado por: Zé MeirinhoConsigo abrir e não me aparece a mensagem de manutenção. Essa mensagem também me apareceu algumas vezes e só acontecia quando usava o tradutor do browser.

    Experimenta fazer um CTRL + F5 ou abrir a página em modo incógnito (para navegar sem cache).


    Era isso mesmo, não entendo porque não funciona com o tradutor. Então pelo que entendo este site reúne todos os comerciantes Mercedes da rede que tenham viaturas usadas? Depois é ver onde estão localizados e o negócio é feito directamente com eles e não com a Mercedes-Benz?

    Já agora com que comerciante fez negócio?
  11.  # 132

    Sim, julgo que seja o mesmo que aqui em PT. No meu caso foi a Mercedes-Benz AG.
    Se não for indiscrição, que modelo procura? Ou características?

    Do que vi, as carrinhas C300e e E300e estão substancialmente mais baratas que em PT. Exemplo duma E300e de 2021 com 11k km. Vejam quanto custa cá 😂
    •  
      taunus
    • 10 agosto 2023 editado

     # 133

    Colocado por: Zé MeirinhoSim, julgo que seja o mesmo que aqui em PT. No meu caso foi a Mercedes-Benz AG.
    Se não for indiscrição, que modelo procura? Ou características?

    Do que vi, as carrinhas C300e e E300e estão substancialmente mais baratas que em PT. Exemploduma E300e de 2021 com 11k km. Vejam quanto custa cá 😂


    Procuro um GLA de 2020 em diante, só gasolina ou eventualmente PHEV
    • argo
    • 10 agosto 2023

     # 134

    Já agora deixo a minha experiência, também fui à Alemanha comprar um phev. Tenho algumas semelhanças, com o relato do Zé, outras diferenças.
    Também escolhi phev, autonomia de mais de 50km por causa do imposto. Igualmente filtrei por stands oficiais, no meu caso BMW.
    A oferta era tanta e dinâmica que apenas escolhi ja na Alemanha. Telefonei,apanhei o comboio e vi o carro, e fechei negocio em 2h.
    Transferência imediata, fui à aquelas agencias das matriculas junto ao registo e fomos ao registo que penso ser na câmara local. No dia a seguir fui buscar o carro que levou a revisao no dia da venda.
    A volta foi uma roadtrip com a família pela europa como ferias de verão 2022.
    Cá tratei de tudo sozinho, embora tenha a sua complexidade para uma primeira vez estão bem documentados os procedimentos a seguir.
    Fomos com a incerteza de nunca ter feito, familia toda, correu tudo bem e agora digo que foi dos negócios que mais confiança senti. Uma particularidade que apreciei, e parece ser norma,foi de terem me avisado de uma reparacao de acidente,listando o arranjo de parachoques e farolim traseiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
  12.  # 135

    Quanto gastam a legalizar em Portugal o carro que importam da Alemanha.
    Em quanto vos compensou?
  13.  # 136

    Colocado por: Zé MeirinhoSim, julgo que seja o mesmo que aqui em PT. No meu caso foi a Mercedes-Benz AG.
    Se não for indiscrição, que modelo procura? Ou características?

    Do que vi, as carrinhas C300e e E300e estão substancialmente mais baratas que em PT. Exemploduma E300e de 2021 com 11k km. Vejam quanto custa cá 😂


    Boa tarde Zé,

    Agradecia a sua opinião, e de todos os amigos que vão visitando este forum, para ver se o meu hipotético plano tem alguma falha:

    Procuro no site Mercedes uma viatura (ou mais) que me agradem em determinada garagem.

    Troco uns emails com o stand a confirmarem a disponibilidade dessas viaturas.

    Marco viagem e vou com a minha cara metade passar 2 ou 3 dias à Alemanha.

    No primeiro dia útil vou ao stand, verifico se a viatura corresponde, faço o pagamento, faço o registo como fez o argo, revisão (atempadamente solicitada ao stand) e regresso a Portugal com a viatura.

    Esqueço-me de algo importante?
    • SMBS
    • 11 agosto 2023

     # 137

    Colocado por: argoUma particularidade que apreciei, e parece ser norma,foi de terem me avisado de uma reparacao de acidente,listando o arranjo de parachoques e farolim traseiro.


    É obrigatório por lei na Alemanha. Se não o fizerem ou omitirem têm graves problemas.
    Até nos stand da beira da estrada o fazem
    Concordam com este comentário: argo
  14.  # 138

    Qual foi a transportadora que você usou porque 600 euros e muito barato aliás nem sabia que ainda se praticava esses valores
  15.  # 139

    Colocado por: taunus

    Boa tarde Zé,

    Agradecia a sua opinião, e de todos os amigos que vão visitando este forum, para ver se o meu hipotético plano tem alguma falha:

    Procuro no site Mercedes uma viatura (ou mais) que me agradem em determinada garagem.

    Troco uns emails com o stand a confirmarem a disponibilidade dessas viaturas.

    Marco viagem e vou com a minha cara metade passar 2 ou 3 dias à Alemanha.

    No primeiro dia útil vou ao stand, verifico se a viatura corresponde, faço o pagamento, faço o registo como fez o argo, revisão (atempadamente solicitada ao stand) e regresso a Portugal com a viatura.

    Esqueço-me de algo importante?

    Não compensa ir lá buscar e vir a conduzir leve num reboque
    • argo
    • 11 agosto 2023 editado

     # 140

    Compensa conduzir se juntares o util ao agradável.
    @Taunus, eu vi muitos carros antes de ir, uma especie de estudo de mercado. Mas mesmo tendo um modelo especifico em vista, a oferta é tanta que vai e vem novas oportunidades. Mas dá para ganhar ideia do preço justo.
    Estando lá, é escolher um num raio viável sendo facil chegar a todo o lado e ir ver. Senão interessa passa ao próximo.
    Confirmar se há o coc (certificado de conformidade), se não há a legalização complica-se.
    Mas os stands na Alemanha tem o mecanismo todo montado, é uma industria gigantesta a da venda de semi novos para exportação. É impressionante a quantidade de carros em reboque em direcção ao leste da europa.
 
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