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  1.  # 1

    Colocado por: callinasOnde encontram na Alemanha, quem diz Alemanha, também França, carros para comprar ? Algum site internet?

    Aconselho sempre sites oficiais das marcas ou parceiros oficiais. Comprar em stands no Autoscout é arriscar. Os preços sao atrativos mas podem dar grandes dores de cabeças. Aconselho igualmente ir a uma empresa de legalização e solicitar toda a documentação necessaria para que o processo de legalização seja tranquilo. Outra coisa que tb aconselho é solicitar sempre uma cópia do livrete antigo, de modo a poder fazer prova perante a alfandega que o carro é usado. Essa copia pode lhe poupar muitas dores de cabeça.
    Concordam com este comentário: argo
  2.  # 2

    Colocado por: amcsilvaEssas "transit plate" são uma boa opção. É pena só serem válidas 5 dias e o coordenar o chegar o carro a Portugal pela transportadorae e as placas de matricula chegarem pela DHL pode dar barraca. É um pouco curta a janela de tempo.

    Falei com o vendedor na Alemanha e ele pode tratar-me de umas "export plates" que duram 15 dias e custam 250€ (as outras são 180€ por 5 dias) só que diz que tenho de enviar o meu CC ou passaporte original por correio para tratar disso. Diz que cópia não serve.

    A outra, e se calhar melhor hipótese, é descarregar o carro no centro de inspeções e depois contratar um reboque para me levar o carro para casa enquanto aguardo o resto da papelada. Moro a 7 ou 8 km do centro de inspeções e não deverá ser tão caro como as placas de matricula provisórias.
    Concordam com este comentário:Rebelo1977

    Cuidado com o envio de documentos originais por correio. Na minha optica é preferível pagar um reboque ou então comprar um voo ida e volta para o mesmo dia/dia a seguir e tratar das placas diretamente com o vendedor.
  3.  # 3

    Colocado por: Rebelo1977Outra coisa que tb aconselho é solicitar sempre uma cópia do livrete antigo

    Cópia do livrete? Nem sabia que dava para finalizar o processo sem ter o original.

    Colocado por: Rebelo1977Cuidado com o envio de documentos originais por correio. Na minha optica é preferível pagar um reboque ou então comprar um voo ida e volta para o mesmo dia/dia a seguir e tratar das placas diretamente com o vendedor.

    Aconteceu-me algo semelhante. A Mercedes pediu-me uma cópia do CC/Passaporte. Julgo que seja para nomear um representante para poder tratar do pedido no Kfz-Zulassungsstelle (IMT alemão). Lembro-me que eu tinha feito um pedido qualquer e para isso já era necessário o documento original e a cópia não servia. Não me recordo o que foi (se me lembrar, ainda vou vasculhar os emails).
  4.  # 4

    Pequeno desabafo por quem está a passar por este processo mais uma vez.

    Para quando um simplex que una o processo de obtenção do certificado de matrícula (DUA) com o processo da Alfândega. Se na própria DAV consta a emissão da matrícula pelo IMT e os mesmos documentos que o próprio IMT depois solicita para emitir o DUA, para quê complicar?

    Ou isto está feito para complicar criar mais postos de trabalho? E depois ainda há o registo inicial de propriedade do automóvel! Não consigo entender. Este processo podia ser significativamente optimizado. Pouparia certamente milhões de euros aos cofres do estado e horas do nosso tempo.
  5.  # 5

    Pouparia? Duvido. Quanto mais simples fosse esse processo, mais carros importados se vendiam, e menos IA+ISV se ia buscar aos nossos bolsos...
  6.  # 6

    Colocado por: jorgemlflorencioPouparia? Duvido. Quanto mais simples fosse esse processo, mais carros importados se vendiam, e menos IA+ISV se ia buscar aos nossos bolsos...

    Ceteris paribus, pouparia sem dúvida.

    Agora não sei se percebi, se quis dizer que a desburocratização do processo iria aumentar a importação de carros e isso levaria à diminuição de receita em IA e ISV. Não tenho dados, mas tenho dificuldade em entender como é que a burocracia beneficia o Estado.
    Vejo como sendo um lose-lose. Todos perdemos.
 
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