Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Vivemos num estado de wokismo, karenismo, virgens ofendidas, etc... A internet tem tanto de bom como de mau, dar voz e palco a todos.
    Concordam com este comentário:OliveiroS/N


    Ah... internet.... a verdadeira voz do povo.

    Quanto ao vídeo, é de facto funny. Quanto à fonte PragerU, a história é capaz de ser outra e vale a pena pesquisar um pouco sobre o formato, a estrutura e o financiamento.
  2.  # 2

    Colocado por: OliveiroS/N

    Ah... internet.... a verdadeira voz do povo.

    Quanto ao vídeo, é de factofunny. Quanto à fonte PragerU, a história é capaz de ser outra e vale a pena pesquisar um pouco sobre o formato, a estrutura e o financiamento.


    O que interessa é a mensagem e não o mensageiro. Por vezes perdemos muito tempo a criticar ou a avaliar o mensageiro, ter que apontar algo de forma a desvalorizar a mensagem porque no final o que interessa é que nos possamos afirmar pelo contraditório.

    Eu compreendo que há pessoas e canais que simplesmente não tem moral para aconselhar ou divulgar determinados assuntos, no entanto a mensagem não deve ser invalidada por esse facto. O que acontece é que nos focamos em determinados pormenores e perdemos a "big picture" e isso acaba por nos marcar a opinião.

    "-Olhai para o que eu digo, mas não para o que eu faço!"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: OliveiroS/N
  3.  # 3

    O que interessa é a mensagem e não o mensageiro.


    Sim, não me leve a mal, eu compreendo.

    No entanto, neste caso, o mensageiro poderá também ser a mensagem. A meu ver, o vídeo demonstra muito bem e de forma humorística a cegueira e a falta de análise crítica neste meio universitário, que até podemos chamar de woke. Mas conhecendo o mensageiro, e principalmente a sua história e outras mensagens transmitidas, devemos apenas ter em conta que o mesmo tem a sua própria agenda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  4.  # 4

    Colocado por: HAL_9000Pode ter tendência a doutrinar crianças. É só neste ponto que a disciplina me faz alguma comichão.


    Mas aí estamos de acordo.
    Seja qual for o tema, religião, politica, sexualidade, etc... a aula deveria ser leccionada de modo quase "jornalistico", o mais imparcial possivel sem cair na doutrina.

    Imagine o que seria ter um professor de direita ou de esquerda ou do meio, de baixo ou de cima, a "ensinar" e só mostrar as coisas boas do seu partido e os podres dos outros...

    No caso da minha disciplina de "Moral", era por demais evidente a doutrina. O professor era o mesmo para as turmas todas ainda por cima. Não havia debate algum.

    História idem... não me lembro de alguma vez me falarem dalguma derrota portuguesa (talvez Ceuta vá) ou dalguma vez me terem explicado o que significaram as "descobertas europeias" para os povos nativos por exemplo. Quando saí de Portugal a primeira vez, foi quando vi as coisas doutra perspectiva... e aquele orgulho desmedido que sentia deu lugar a uma vontade de entender o "outro lado"... chegando por vezes a sentir-me incomodo pela ignorância que trazia.
    Nesse aspecto, prefiro mais o modo alemão de não esconder o que lhes aconteceu.

    Já Educação Física parecia-me bem... porque era muito diversificada. Não tentava "vender" o futebol. Mas dava oportunidade a outras modalidades de se darem a conhecer.
    Religião ou Ateísmo poderia ser algo assim.
  5.  # 5

    Colocado por: HAL_9000Volto a dizer, essa disciplina era opcional, e se bem me lembro no meu tempo, era tão ou mais polémica que cidadania. Mas como era opcional, não levantava celeuma.


    Continuo sem entender qual a relevância desta disciplina num Estado que é laico.
  6.  # 6

    isso de imparcial nao existe
    • AMVP
    • 19 outubro 2023

     # 7

    Bom, passaram matérias do 3º ano para o 4º. Agora digam-me pq razão o programa nunca foi um problema? Faltaram às aulas nesta fase? A escola onde andaram passou por cima deste ponto da matéria?


    http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/4_estudo_do_meio.pdf
  7.  # 8

    Colocado por: Vítor MagalhãesVivemos num estado de wokismo, karenismo, virgens ofendidas, etc... A internet tem tanto de bom como de mau, dar voz e palco a todos.


    Se reparar é precisamente isso de que se trata. Dar voz a todos.
    No final é esse o objectivo último dum Estado democrático.
    O saber não ocupa lugar.
    Não entendo qual é o problema de mostrar que há quem não se identifique com o gênero com que nasceu, que há quem se sinta atraído por pessoas do mesmo gênero, que há pessoas que não acreditam em Deus, ou que acreditam em vários, ou num só mas não Cristo, que há votantes conservadores, liberais, que se exponha a opinião dos veganos e dos amantes duma boa picanha, e por aí fora... Ou seja, parece que por um lado vale tudo na liberdade de expressão, mas por outro se quer censurar ou esconder uma minoria da população.

    O vídeo que partilhou é um excelente exercício.
    Há quem veja aquilo que o estudante da UCLA fez como uma falta de respeito para a cultura mexicana, e também há aqueles, que sendo a sua própria cultura até a entendem como uma homenagem. Nada de surpreendente em nenhuns dos casos e contextos.

    O importante a reter do vídeo é precisamente isso, que há que respeitar a opinião de cada um independetemente de se concordar ou não. Alguém que se sinta ofendido com o sombrero/bigode/poncho merece o mesmo respeito, assim como alguém que se sente discrimado por ser gay, negro, indú, muçulmano, terraplanista, etc... é tão simples quanto isto.

    Até porque a mesma pessoa pode ter opiniões diferentes em função do contexto.
    Sombrero não, mas ando muitas vezes com um poncho (exatamente igual àquele) na casa dos meus sogros (mexicanos) durante o Inverno. É um mimo, sobretudo para estar sentado no computador. Acham piada (ninguém os usa além de mim) porque estamos em casa. Se há noite formos jantar ao restaurante com alguns dos amigos deles, pode crer que achariam tudo menos piada se eu levasse o poncho vestido. Seria uma tremenda falta de respeito para com eles perante os amigos, por ir assim vestido. É preciso bom senso.

    Aqui foi na UCLA, mais surfista, relax... pois se fosse ali "ao lado" na Stanford ou Berkeley, tendencialmente teria opiniões mais conservadoras dada a população estudantil de origem ou raízes asiáticas... Do mesmo modo, na rua, se em vez do "tianguis" mexicano tivesse ido a um centro comercial num bairro mexicano ou algo mais formal... pode creer que o "segurança" nem o deixava entrar assim vestido. Idem nos negócios, se já o olham de canto se levar barba de 2 dias, imagine bigode... Tudo depende do contexto.

    Ambas opiniões merecem ser respeitadas.

    Experimente ir vestido de "Matriosca" para a Ucrânica, Polónia, etc nos dias de hoje...
    Ou entrar com as cores da Palestina numa sinagoga...

    Isso não é igual que ir vestido de azul e branco ao estádio da Luz.
    Ou andar de poncho e sombrero na California (que é meio mexicana).
    • sisu
    • 20 outubro 2023

     # 9

    Colocado por: Nostradamus

    Estou calmíssimo, repare na minha escrita pousada sem o uso excessivo de "!" ao invés de você, que termina quase cada frase com um ponto de exclamação.


    Repare, o delirante nesta conversa é você ter dificuldades em aceitar as opiniões diferentes dos outros, porque se acha moralmente superior aos restantes.
    Concordam com este comentário:Sirruper,HAL_9000,Vítor Magalhães


    Calmíssimo.
    Até um ataque pessoal me faz (tenta fazer) porque lhe chamei a atenção para a existência de outras experiências pessoais diferentes da sua..
    • AMVP
    • 20 outubro 2023

     # 10

    Olhem, o mundo mudou muito rápido.
    Até um simples torneio de xadrez já serve para se vir para portugal e assim se ficar por cá (europa). É o que é e nós não demos conta do processo e agora estamos num verdadeiro rio que corre com muita água (força).
    • AMVP
    • 20 outubro 2023

     # 11

    Bem visto.
      Capturar4.JPG
    • AMVP
    • 22 outubro 2023

     # 12

  8.  # 13

    Colocado por: AMVPOlhem, o mundo mudou muito rápido.


    Bem dito... a julgar pelo link que partilhou... a vida dá muitas voltas e agora o fluxo migratório para Toronto parece começar a inverter-se.

    Apesar dos tristes motivos, acaba por ser uma boa noticia para a balança demográfica portuguesa.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
    • AMVP
    • 22 outubro 2023

     # 14

    Colocado por: N Miguel OliveiraApesar dos tristes motivos, acaba por ser uma boa noticia para a balança demográfica portuguesa.

    O que parece é que as estruturas em Portugal estão a colapsar com todo o fluxo.
  9.  # 15

    Colocado por: AMVPO que parece é que as estruturas em Portugal estão a colapsar com todo o fluxo.


    Imagino que quando esses portugueses emigraram para o Canadá, as "estruturas" tenham reduzido de tamanho... ou "se calhar" não.

    Pelo que li da noticia, esses emigrantes estão a evitar os grande centros... onde há a tal sobrecarga dos serviços.
  10.  # 16

    Colocado por: N Miguel Oliveiraacaba por ser uma boa noticia para a balança demográfica portuguesa.
    Não se preocupe que ao fim de dois ou 3 meses em Portugal eles percebem que vieram ao engano.
  11.  # 17

    Colocado por: HAL_9000Não se preocupe


    Eu não.

    Sempre acho graça a este tipo de noticias...
    Vemos sempre o que há-de mau nelas.

    Há emigrantes, "ai meu Deus"... que a economia está fraca e não haverá ninguém para pagar a SegSocial.
    Os emigrantes regressam, vão sobrecarregar os serviços.
    Há imigrantes, sobrecarga nos serviços.
    Não há imigrantes, "inverno demográfico" e esta economia está num caos...

    Na habitação igual,
    Emigração, défice de mão de obra.
    Emigrantes regressam, mais "procura" para a mesma oferta.
    Imigração, mais procura.
    Redução de imigrantes, falta de mão de obra...

    Pouco importa a noticia, é sempre uma "desgraça".
  12.  # 18

    Colocado por: N Miguel OliveiraPouco importa a noticia, é sempre uma "desgraça".
    Não critiquei o regresso destes portugueses. Eu fico contente e considero que o país precisa deles. Tendencialmente são qualificados e “trazem mundo” para o nosso país.

    Agora, se eles estão a sair do Canadá devido ao aumento do custo de vida…e elegem Portugal….acho que vêm ao engano…
    Foi só isso que eu disse
  13.  # 19

    Colocado por: HAL_9000acho que vêm ao engano


    Depende, se o custo de vida estiver melhor em Portugal que no Canadá... não vejo qual é o engano. É que as coisas não estão mais caras só em Portugal, estão em todo o lado...

    Haver quem considere Portugal como residência é quase sempre um bom sinal, apesar de todas as desvantagens que isso traga também.

    Ainda assim, não dá para "celebrar" dois segundos sequer, sem começarmos a enumerar logo os defeitos todos...
  14.  # 20

    Colocado por: AMVPhttps://www.google.com/amp/s/eco.sapo.pt/2023/10/21/custo-de-vida-no-canada-leva-emigrantes-a-regressarem-a-portugal/amp/


    Espero mesmo que não queiram voltar para os grandes centros urbanos. :)

    Já não é um nem dois amigos que tenho a voltar para Portugal quando os filhos têm de entrar na escola, com uma rica poupança, para descubrir que a "rica poupança" não compra nada de jeito em Lisboa nem no Porto.
 
0.0582 seg. NEW