Colocado por: pguilhermeTambém estou muito curioso.Quantas são “muitas toneladas”?
A crise energética está meio instalada, mas por outro lado a quebra de produção parcial não se alinha com esta.
Para baralhar mais: fizeram-me um preço base "antigo" e com um desconto muito interessante. Não me posso queixar relativamente ao ferro, mas tb são muitas toneladas.
Quando tiver cotação, diga-nos.
Colocado por: Bragas VAs vezes não percebo muito bem o fundamento deste tópico..
Colocado por: DR1982Quantas são “muitas toneladas”?
Colocado por: Bragas VO ferro representa o que? 5% do total da empreitada?
Colocado por: Bragas VHá especialidades que só um ano depois de começar a obra é que as podemos adjudicar, e aí sim interessa acompanhar a evolução dos preços
Colocado por: pguilhermeNão faço ideia, mas menos de 20 😀
Demasiadas! Já sabe quantas vai levar a sua?
Colocado por: pguilhermemas sim 2 ou 3x ao longo dos primeiros meses da obra
Colocado por: DR1982Não faço ideia, mas menos de 20 😀
Colocado por: RUIOLIA minha foi logo de uma vez, também eram só 11 ton... a partir daí foi sempre a subir :(
Colocado por: pguilhermeChiça, o projeto de estabilidade foi bem otimizado?
Isso veio agora na primeira remessa, para começar 🙄
Teve muitas sobras, face às medições do projecto por cada diâmetro?
Colocado por: pguilhermeTeve muitas sobras, face às medições do projecto por cada diâmetro?
Colocado por: DR1982Chiça, o projeto de estabilidade foi bem otimizado?
As fundações é ensoleiramento?
Colocado por: RUIOLIAinda tenho lá uns 300 kg de varão de 8, mas dá para usar no massame dos passeios e garagem, em vez da malhasol prevista, portanto o medidor não falhou muito...
Faltou ferro de 16 para uma viga, mas fizeram com o equivalente em ferro de 12, o fiscal disse que estava OK.
Na garagem, por uma questão de logística o empreiteiro de estruturas resolveu trazer todo (pilares e vigas, não tinha laje) o ferro já feito de outra obra, à conta de outro dono de obra...
Colocado por: pguilhermeAgora, essa oferta para a garagem é que foi top 😁
Colocado por: pguilhermeNao sei, mas 20tonelas para fundações e arranques (o normal da primeira encomenda) parece me bem
Acha que foi feito às três pancadas, sem optimização? 😂
Sim, tem ensoleiramento.
Colocado por: RUIOLIAté sei onde é a obra, um dia destes passo lá e deixo uma grade de minis e tremoços :)
Colocado por: DR1982Nao sei, mas 20tonelas para fundações e arranques (o normal da primeira encomenda) parece me bem
Puxadito…
Colocado por: pguilhermeAh ok, tenha atenção é para não ficar na pele do doador do ferro para a obra do Ruioli :)
Eheh, assim anonimamente para não teres liability 😄
Calma, que não é só para isso! 😅
Com o ferro a subir decidi encomendar para mais umas coisinhas, mas está bem longe de ser todo.
Vou ver como se portam os preços entretanto, e assim decidir o timing da próxima (e possivelmente última) encomenda.
Colocado por: DR1982Ah ok, tenha atenção é para não ficar na pele do doador do ferro para a obra do Ruioli :)
Parece então que ja esta a começar a obra, já percebi em que moldes, boa sorte!
Colocado por: marteloescoproVai construir um prédio?
Não há problema. O fornecedor aceita de volta o ferro que sobrar, cheio de lama.
Colocado por: pguilherme
Demasiadas! Já sabe quantas vai levar a sua?
Talvez um pouco mais, creio. Mas está a sugerir que 5% é um valor demasiado pequeno para merecer atenção?
Então qual a percentagem a partir da qual se justifica estudar/procurar/ponderar/negociar?
Idealmente, deverá tentar-se chegar a valores equilibrados em todas as vertentes da obra.
Melhor do que descuidar o preço do ferro depois de se esmifrar ao máximo o preço do projecto, por exemplo.
Há que haver equilíbrio, e tudo ter o seu peso! A partir do momento que diz que algo (especialmente de muitos milhares de euros) é irrelevante, rapidamente entra numa espiral de perda de controlo orçamental.
Colocado por: N Miguel Oliveira
A ideia é chorar e queixar-se muito. A ver se por magia o preço desce...