Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 441

    É, as taxas de juro vão continuar a aumentar até as casas descerem uns 40 ou 50%. Aí, as taxas vão descer para negativos e vamos todos comprar quase sem juros e a preço de saldo 😂😂😂
    É só esperar
  2.  # 442

    Com a portaria do governo, para quando a taxa de esforço subir acima de 36% haver renegociação e a prestação não subir, não estou a ver como é que muitos vão entregar as casas aos bancos.
  3.  # 443

    Colocado por: HelghastÉ, as taxas de juro vão continuar a aumentar até as casas descerem uns 40 ou 50%. Aí, as taxas vão descer para negativos e vamos todos comprar quase sem juros e a preço de saldo 😂😂😂
    É só esperar


    Se começar a ler notícias estrangeiras acerca do que já está a acontecer nos EUA, Canadá, Suécia, etc... fazia melhor figura 😉
  4.  # 444

    Claro, eu já tenho 20k de lado para dois T4 em Lisboa
    • AMVP
    • 10 dezembro 2022

     # 445

    • AMG1
    • 10 dezembro 2022

     # 446

    Colocado por: AMVPhttps://expresso.pt/economia/2022-12-09-Regulador-europeu-da-banca-alerta-para-problemas-nos-creditos-e-descida-nos-precos-das-casas-64f7a9c2


    É sempre enternecedor quando o regulador pede e avisa os regulados que não devem fazer o que esse regulador esta a ver ser feito e nada faz.

    Se a autoridade bancaria europeia esta preocupada com o assalto dos acionistas e gestores e com o impacto negativo que isso pode ter na saúde dos bancos para enfrentarem uma eventual crise. Então actue nao os lembre do que eles estão carecas de saber. Evite que o façam!

    Talvez limitar ou cessar a redução de imparidades que muitos estão a fazer neste exercício. Com o unico objectivo de engordar os dividendos, porque no próximo pode já nao ser possivel.
    Talve fosse bom que desta vez a EBA não tivesse que vir a obrigar os bancos a elevarem os racios de capital, quando está a assistir à retirada desse capital e o que faz são estes patéticos avisos e lembretes.

    Vale a pena ver o resultado dos testes. Se o vendaval for forte ja temos dois eventuais candidatos a ajudas e estão la identificados.
    Se for necessário, o mais provável será o fundo de resolução não ter capital suficiente para o socorro e, nessa eventualidade, vejam lá se adivinham quem terá de se tornar, mais uma vez, credor forçado.
    Concordam com este comentário: AMVP, hsousa
  5.  # 447

    Colocado por: HelghastÉ, as taxas de juro vão continuar a aumentar até as casas descerem uns 40 ou 50%. Aí, as taxas vão descer para negativos e vamos todos comprar quase sem juros e a preço de saldo 😂😂😂
    É só esperar


    Isto não vai acontecer…
    • AMVP
    • 10 dezembro 2022

     # 448

    Colocado por: AMG1Vale a pena ver o resultado dos testes. Se o vendaval for forte ja temos dois eventuais candidatos a ajudas e estão la identificados.

    Quais sao?
  6.  # 449

    O Helghast estava a tentar ser irónico e nem sequer percebeu que descreveu corretamente como funcionam os ciclos de crédito. Não em valores tão extremados ou em espaços de tempo tão curtos, mas é exatamente isso que acontece.

    O vídeo no YouTube do Ray dalio sobre "how the economic machine works" explica de forma muito simples e esclarecedora. Recomendo vivamente.
    • AMG1
    • 10 dezembro 2022

     # 450

    Colocado por: AMVP
    Quais sao?


    Estão lá indicados no artigo, cujo link publicou.
    • AMVP
    • 10 dezembro 2022

     # 451

    Colocado por: AMG1

    Estão lá indicados no artigo, cujo link publicou.

    De facto nao tinha lido o artigo na integra mas nao me parece que se deva concluir pela ajuda a esses 2,caso a coisa se complique. Um deles ha algum tempo que anda meio a ser ajudado, o outro parece-me que os capitais da Casa mae poderao aguentar a coisa. Mas ha um que ha mt se esperava que caisse mas oficialnente nao caiu nem é referido nesse artigo, é pequeno mas sao uns milhoes.
    • AMG1
    • 11 dezembro 2022

     # 452

    Eu tambem nao dou como adquirido que na eventualidade da coisa se complicar os bancos venham a ter problemas. Os rácios de capital a que estao agora obrigados coloca-os numa posição muito diferente daquela em que estavam em 2011. Por isso é que eu nao percebo o "recado" da EBA.
    De qualquer modo a haver problemas nos maiores bancos portugueses, aqueles dois em principio serão o que poderão precisar de socorro, dadas as condições em que estao os seus principais acionistas.
    Ao dono do NB nao lhe falta capital, mas a estratégia dele é vender, por isso tem estado a "engordar o porquinho" para o despachar, uma situação dessas pode ser a oportunidade que precisa para se ver livre do banco arrecadando uma boa mais valia.

    Quanto ao BCP, parece que o principal acionista afinal nao será assim tão sólido como se pensava e nos últimos tempos tem tido alguns problemas relacionados com a divida. Creio que até ja teve de vendar alguns activos por esse mundo fora.

    De qualquer modo ter posições de capital abaixo da média europeia, não é necessariamente um grande problema. A comparação é com os maiores bancos do eurosistema e estamos a falar de bancos nacionais, sem o suporte que os outros dois (BST e BPI) têm porque estão integrados em gigantes europeus.
    O MP nao está nete campeonato, a supervisão é da autoridade nacional (BdP), esses nao participaram nestes testes.
    • AMVP
    • 11 dezembro 2022

     # 453

    Colocado por: AMG1O MP nao está nete campeonato, a supervisão é da autoridade nacional (BdP), esses nao participaram nestes testes.

    Ah, OK.
    Pronto, esta explicado.
  7.  # 454

    Colocado por: WarrenGA menos que as casas desçam muito mais de 20% os bancos não vão perder dinheiro quando revenderem as casas.
    Há 15 anos atrás as pessoas compravam casa com mais de 100% de empréstimo, o que não tem sido o caso ultimamente.
    Concordam com este comentário:ferreiraj125


    E teria de ser muito recente.

    Em Lisboa os preços medios subiram 50% nos ultimos 5 anos.

    Alguém que tenha comprado em 2018 por 200 mil, neste momento valerá 300 mil.

    Se pediu emprestimo a 30 anos e pagou 15% de entrada, ficou a dever 170 mil, e neste momento já só deve 147 mil.

    Portanto, neste cenario, para "o banco" perder dinheiro, a casa que atualmente vale 300 mil teria de ser vendida a menos de 147 mil.

    Estamos a falar duma queda de mais de 50%!
  8.  # 455

    Colocado por: ferreiraj125

    E teria de ser muito recente.

    Em Lisboa os preços medios subiram 50% nos ultimos 5 anos.

    Alguém que tenha comprado em 2018 por 200 mil, neste momento valerá 250 mil.

    Se pediu emprestimo a 30 anos e pagou 15% de entrada, ficou a dever 170 mil, e neste momento já só deve 147 mil.

    Portanto, neste cenario, para "o banco" perder dinheiro, a casa que atualmente vale 250 mil teria de ser vendida a menos de 147 mil.

    Estamos a falar duma queda de mais de 40%!


    Em termos lógicos faz sentido o que diz. Pequenas correções: um aumento de 50% de uma casa que vale 200 mil dá 300 mil (presumo que quis dizer 25%). E aos 147 mil que refere tem que descontar os juros que o banco recebeu (perto de 5 mil euros).
    Mas sim, para a banca perder dinheiro com uma casa, teria que haver uma desvalorização gigantesca dos ativos.
  9.  # 456

    Colocado por: Squirepara a banca perder dinheiro com uma casa, teria que haver uma desvalorização gigantesca dos ativos.

    Atenção que, nos dias que correm, a banca já não se dá ao trabalho de vender a retalho.

    Vende, por grosso, conjuntos de créditos mal parados, a perder dinheiro, a fundos especializados nestes negócios. As condições que o cliente contratou com o banco deixam de valer (em rigor, foi o cliente que incumpriu primeiro, ao não pagar as prestações) e está, rapidamente o caldo entornado.
  10.  # 457

    Mas que casas vão ser entregues ao banco pelo valor da hipoteca?


    Não muitas certamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hsousa
  11.  # 458

    tempestade num copo de agua, claro que há pessoas que fizeram creditos com valores muito altos nos ultimos 3/4 anos, e há ai uma percentagem que pode de facto passar mal, mas antes disso mesmo com subidas das taxas de juro penso que não será tão dramatico quanto isso.

    e quem pensa que o preço vai cair drasticamente pode esperar sentado, pode corrigir um bocado para preços de 2020 mas o mais provavel é o preço manter-se, simplesmente não há oferta suficiente para fazer o preço cair.
    Concordam com este comentário: Helghast
  12.  # 459

    Colocado por: VarejoteMas que casas vão ser entregues ao banco pelo valor da hipoteca?


    Se o mutuário perder o emprego, em caso de divórcio e uma das partes deixa de pagar, surgem outras dívidas, por problemas de saúde, por adições, por jogo, etc.

    Os motivos para execução das hipotecas são os do costume.

    Em caso de recessão profunda, essa legislação só ajuda quem queira (e possa) realmente cumprir.
    • AMVP
    • 12 dezembro 2022

     # 460

 
0.1502 seg. NEW