Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

    Crédito em 2020, taxa fixa Bankinter… só para capital inicial superior a 30%. Guardem a prepotência no bolso sff, não foram mais espertos que ninguém. Taxa fixa não era oferecida a qualquer cliente.
    • AMVP
    • 12 dezembro 2022

     # 482

    Colocado por: HAL_9000Em termos de estratégia comercial dos bancos, que é disso que a noticia tratava, ela também não se centrou nas taxas fixas. A perceção que tenho, é que a taxa geralmente aconselhada quer pela entidade bancária, quer pelos intermediários era a variável.
    A opção existia, mas para clientes devidamente informados.
    Posso ter a perceção errada, mas não creio.

    Verdade seja dita, em 2019 no BPI por acaso a insistência era de taxa de fixa, pelo menos na minha experiência de contacto com esse banco.
  2.  # 483

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Se o mutuário perder o emprego, em caso de divórcio e uma das partes deixa de pagar, surgem outras dívidas, por problemas de saúde, por adições, por jogo, etc.

    Os motivos para execução das hipotecas são os do costume.

    Em caso de recessão profunda, essa legislação só ajuda quem queira (e possa) realmente cumprir.


    Mas isso já acontecia mesmo com juros baixos.
  3.  # 484

    Colocado por: AMVPVerdade seja dita, em 2019 no BPI por acaso a insistência
    Como eu disse atrás, BPI e bankinter de facto tiveram boas campanhas, mas não era prática geral. Foi bom para quem se apercebeu e renegociou, inicou ou transferiu o CH para esses bancos
    • AMG1
    • 12 dezembro 2022

     # 485

    Colocado por: HAL_9000Como eu disse atrás, BPI e bankinter de facto tiveram boas campanhas, mas não era prática geral. Foi bom para quem se apercebeu e renegociou, inicou ou transferiu o CJ para esses bancos


    Mas a ser assim, se o BPI e o Bankinter tinham boas condições, ou pelo menos melhores do que a concorrência, porque razão é que esses bancos não arrasaram a concorrência?
    Nao será porque os clientes (a maioria, claro) queriam era mesmo pagar menos e pensar pouco nas consequências?
    O Hal sabe se nesses anos a maioria dos contratos feitos por esses dois bancos foram a taxa fixa ou variável?
    Aparentemente essas boas campanhas nao trouxeram qualquer beneficio a esses bancos e por isso terminaram.
    Ja aqui disse em várias ocasiões, se os clientes estavam disponiveis para assumir o risco de tx de juro, porque razão haviam os bancos de ficar com esse risco. Aparentemente até houve alguns que o tentaram fazer, mas nao terá servido para muito.
    Parece que nos esquecemos que fomos nós que criámos o provérbio: so nos lembrarmos de santa Bárbara quando faz trovões.
  4.  # 486

    Colocado por: HAL_9000Pergunto-lhe se o PedroNunes24 fosse a um banco pedir CH, o que é que lhe era oferecido fixa ou variável?
    Qual é que lhe era recomendada?
    No caso da construção, que oferta aida de taxas fixas?- O meu banco a mim (um dos dois que me fazia CH sem fiador, devido a ter um contrato trabalho sem efetividade) foi muito claro: Não fazemos taxas fixas para construção.

    Obviamente que sendo o PedroNunes24 uma pessoa informada, poderia aproveitar as taxas fixas baixas. Mas você sabe que pertence a uma minoria, uma grande parte das pessoas nem sabe fazer os cálculos para saber qual é o aumento de juros que vão ter, quanto mais.

    Se "Há muita coisa que podem apontar o dedo à banca/estado, mas esta não é uma delas.", explique-me como é que em Espanha se conseguiu inverter a tendência desde a última crise, e aqui estamos na mesma? Somos mais burros que os espanhois, é essa a explicação?


    A mim no bankinter recomendaram-me taxa fixa em 2020, era 1,3% por 25 anos sem negociar, e o tipo do banco até me disse que era a altura certa para fazer a taxa fixa, estava certo, eu achei que não e fiz variavel.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  5.  # 487

    O Millennium em 2019 quando fiz a simulação para fixa em diferença para a variável a 12 meses eram mais menos 150€ euros.
    E para um empréstimo de 75.000 euros.
    Achei uma roubalheira, ainda para mais se quiseres amortizar ou vender pagas 2% ora bolas
    • AMG1
    • 12 dezembro 2022

     # 488

    Colocado por: WarrenG

    Em relação à falta de casas, desde 2008 foram construidas perto de 300 mil casas de acordo com a pordata.
    https://www.pordata.pt/portugal/fogos+concluidos+em+construcoes+novas+para+habitacao+familiar+total+e+por+tipologia+do+fogo-189

    No mesmo período a população residente em Portugal reduziu-se de 10.558.177 para 10.361.831.
    https://www.pordata.pt/portugal/populacao+residente+total+e+por+grandes+grupos+etarios-513


    Não percebo esta retórica de não existirem casas suficientes em Portugal. Eu acho é que há MUITAS casas vazias em Portugal devido à moldura legal para as alugar e ao facto de elas terem valorizado nos ultimos tempos. Compensava fazer coleção de casas mesmo tendo-as vazias sem rendimento. Mas será que se o preço começar a caminhar no sentido inverso as pessoas irão manter as casas vazias em sua posse sabendo que vão valer menos à medida que o tempo passa? Aquilo a que os ingleses chamam de "melting ice cube


    Sem querer por em dúvida a existência de muitas casas devolutas, mesmo até nas grandes cidades, eu conheço vários casos na AML e até na minha rua no centro da cidade. Mas nao sei se o facto de estarem devolutas se deve apenas a factores puramente económicos. Mas nao nego que existam muitas situações explicaveis pelo que menciona.
    Ja quanto ao facto de nao haver falta de casas, embora eu tambem nao esteja convencido que essa escassez exista, não me parece que o facto do parque ter crescido e a populacao ter decrescido seja a melhor explicação para comprovar essa eventual ausência de escassez.
    Como sabe, o numero de residentes pode não ser o melhor indicador para aferir a necessidade de habitacao, o número de agregados familiares talvez tenha maior capacidade explicativa. Ora esse indicador entre o censos de 2011 e o de 2021 sofreu um aumento ligeiramente superior a 100.000 agregados, ou seja a população decresceu, mas a necessidade de habitacao terá, porventura, aumentado. Ainda teriamos de levar em conta as compras por estrangeiros e o aluguer de curta duração, que nesse periodo aumentaram enormemente.
    A leitura que faço é de que se a escassez já vinha de trás, a ultima década nao resolveu esse problema, até o pode yer agravado, mas será necessaria mais informação para se tirarem conclusões.
    Eu, de forma absolutamente especulativa atrevia-me a dizer que provavelmente existe alguma escassez, mas que essa escassez tera uma influência muito residual no funcionamento do mercado, porque pura e simplesmente muitas dessas pessoas precisam de uma resposta que nao pode vir do mercado. Convém nao esquecer que, no contexto europeu, temos um dos menores parques habitacionais públicos e simultâneamente um dos mais baixos niveis de rendimento das familias, ou seja temos aqui um estrangulamento que o mercado parece nao conseguir resolver, por mais que os governos torçam as leis sobre o arrendamento, nalguns casos ao ponto de criarem uma clara distorção em desfavor de uma das partes (o proprietario) e aí concordo consigo, de que muitos prefiram manter as casas devolutas a alugarem-nas com todas as incertezas que daí decorrem.
    Concordam com este comentário: WarrenG, HAL_9000
  6.  # 489

    Colocado por: AMG1A leitura que faço é de que se a escassez já vinha de trás, a ultima década nao resolveu esse problema, até o pode yer agravado, mas será necessaria mais informação para se tirarem conclusões.


    Precisamente. O sector travou a fundo em 2011-2012. E desde então pouco se recompôs se comparamos o numero de novos fogos ao ano antes e depois desse periodo. Por outro lado, constrói-se agora sob outra carga legislativa, há muitos mais requisitos técnicos que há 12 anos. A noção de conforto tampouco é igual. Depois, dos que emigraram nessa altura, uma muito boa parte ainda nem regressou apesar do pseudo-fulgor de 2019-2022. A juntar aos preços da energia, e disto e daquilo.

    Por outro lado. A população decresce, mas os agregados não são propriamente menos. Há menos filhos. Há mais imigrantes. Há maior pressão sobre as cidades. E uma debandada cada vez maior dos meios rurais.

    É evidente que faltam fogos (na minha zona pelo menos). Basta ver pela oferta que se encontra nos sites de imobiliário ou pelo numero de projectos licenciados em cada câmara agora ou em 2005-2010 por exemplo.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  7.  # 490

    Colocado por: PedroNunes24Porque a curto prazo a variável era mais atrativa?
    Porque não contavam com uma possível subida da Euribor?
    Porque preferem amortizar rapidamente e pagar 0,5% em vez de 2%?
    Por aconselhamento dos gestores de conta?

    Eu não sei em que planeta você vive, mas por aqui os bancos só apresentam propostas com taxa variável, muita gente compra casa sem saber que existe a hipótese de contratar uma taxa fixa. Eu comprei 2 casas e nunca nenhum banco me falou de taxas fixas.
  8.  # 491

    Colocado por: Pickaxe
    Eu não sei em que planeta você vive, mas por aqui os bancos só apresentam propostas com taxa variável, muita gente compra casa sem saber que existe a hipótese de contratar uma taxa fixa. Eu comprei 2 casas e nunca nenhum banco me falou de taxas fixas.


    É que nem é preciso muito esforço para encontrar. O simulador da CGD até tem a opção de escolher entre fixa ou variável, e tem essa opção há anos:
  9.  # 492

    Colocado por: PedroNunes24É que nem é preciso muito esforço para encontrar. O simulador da CGD até tem a opção de escolher entre fixa ou variável, e tem essa opção há anos:

    O pessoal costuma pedir o empréstimo ao banco, não é ao simulador.
    • DR1982
    • 12 dezembro 2022 editado

     # 493

    Se o interesse dos bancos portugueses fosse a taxa fixa simplesmente ofereciam a taxa fixa como primeira proposta, mas nao é o que acontece.

    E ja agora taxas fixas acessíveis tipo isto
  10.  # 494

    Colocado por: AMG1Nao será porque os clientes (a maioria, claro) queriam era mesmo pagar menos e pensar pouco nas consequências?
    Não interpreto assim. Os clientes regra geral aceitam as propostas que lhes são feitas. Existe uma tendência para confiar nas palavras dos gestores de conta que eu nunca entendi. Eu próprio já me deixei levar por essa confiança num seguro que me ofereceram, e só um ano depois é que fui ler com olhos de ler as coberturas uma vez mais, e depois de ter ligado para a seguradora, no meu caso, aquele seguro não cobria porra nenhuma. Contudo o gestor tinha-me dito que sim quando lhe coloquei as minhas reservas no ato da contratualização.
    Esses bancos não arrasaram a concorrência, porque mudar o CH de banco, não é algo frequente.
    Pois se as pessoas até têm reservas em mudar de banco para não pagar comissões, quanto mais mudar o CH.


    Colocado por: AMG1O Hal sabe se nesses anos a maioria dos contratos feitos por esses dois bancos foram a taxa fixa ou variável?
    Não faço ideia. Mas tb n é mentira que os dados espelham a aposta comercial dos bancos. Vide os dados de Portugal e Espanha, onde de facto houve uma aposta na taxa fixa quando os juros baixaram. Aqui apostou-se sobretudo nas comissões



    Colocado por: Jose_BMA mim no bankinter recomendaram-me taxa fixa em 2020, era 1,3% por 25 anos sem negociar, e o tipo do banco até me disse que era a altura certa para fazer a taxa fixa, estava certo, eu achei que não e fiz variavel.
    Ja tinha referido que bankinter e BPI tiveram boas campanhas. Tb devo dizer, que eu até sou uma pessoa atenta ao mundo que me rodeia, e não me lembro de ver essas campanhas publicitadas. De facto tive conhecimento delas, porque um user do forum,o smart, criou aqui vário tópicos sobre as mesmas.
    • RCF
    • 12 dezembro 2022

     # 495

    Colocado por: DR1982Se o interesse dos bancos portugueses fosse a taxa fixa simplesmente ofereciam a taxa fixa como primeira proposta, mas nao é o que acontece.

    Tenho para mim que os Bancos, como qualquer outro vendedor ou prestador de serviços, oferecem aquilo que as pessoas querem e procuram.
    Se o funcionário do Banco sabe, por experiência, que em cada 100 clientes, apenas 2 ou 3 está, sequer, disposto a ouvir falar e aprofundar as condições dos créditos com taxa fixa, para quê perder tempo com isso...?
    Bem sei que agora, muitos estão a pensar que "se soubesse o que sei hoje, teria optado pela taxa fixa" mas, e quantos não se arrependeram, também, de terem feito taxa fixa há cerca de 10 / 8 anos atrás. Um amigo meu, em 2016 fez taxa fixa por 5 anos! Grande negócio!
  11.  # 496

    Colocado por: PedroNunes24

    É que nem é preciso muito esforço para encontrar. O simulador da CGD até tem a opção de escolher entre fixa ou variável, e tem essa opção há anos:
      6.JPG



    Isso é que era bom, isso é mentira...
    Em 2018 para fazer taxa fixa na cgd foi quase preciso pedir de joelho e no maximo 5 anos.
  12.  # 497

    Colocado por: Pereira_89Em 2018 para fazer taxa fixa na cgd foi quase preciso pedir de joelho e no maximo 5 anos.
    Então? De acordo com o RCF " os Bancos, como qualquer outro vendedor ou prestador de serviços, oferecem aquilo que as pessoas querem e procuram " os Bancos, como qualquer outro vendedor ou prestador de serviços, oferecem aquilo que as pessoas querem e procuram."
  13.  # 498

    Colocado por: HAL_9000Então? De acordo com o RCF " os Bancos, como qualquer outro vendedor ou prestador de serviços, oferecem aquilo que as pessoas querem e procuram " os Bancos, como qualquer outro vendedor ou prestador de serviços, oferecem aquilo que as pessoas querem e procuram."
    Não é bem assim, em 2018 eu questionei sobre a possibilidade de fixar a taxa e a resposta foi algo tipo “os bancos não estão cá para perder, a taxa fixa que lhe estão a propor é bastante mais alta que o espectavel” ou seja foi me dado a entender que dificilmente seria bom negócio fixar a taxa e na verdade tinham razão
    Concordam com este comentário: simaoguim
  14.  # 499

    Colocado por: Pereira_89


    Isso é que era bom, isso é mentira...
    Em 2018 para fazer taxa fixa na cgd foi quase preciso pedir de joelho e no maximo 5 anos.


    https://www.jn.pt/economia/banca-empurra-clientes-do-credito-a-habitacao-para-taxa-fixa-a-30-anos--11508066.html

    Noticia de 2019

    Banca empurra clientes do crédito à habitação para taxa fixa a 30 anos

    Apesar de a taxa Euribor, que orienta o valor a pagar pela maioria dos créditos à habitação, estar em mínimos históricos, é possível pagar mais para ter taxa fixa.
  15.  # 500

    Tenho um amigo que fez CH há 5 anos e fixou por 5 anos, na altura era o máximo, passou agora em Novembro para variável 12m.

    Passou 5 anos a pagar a mais com euribor negativa, agora que os juros subiram, leva com o aumento para variável.

    Ou seja andou de chapéu de chuva no verão, agora que começou no inverno a chover ficou sem ele.
 
0.1398 seg. NEW