Pois, eu percebo o que dizem e agradeço o conselho... mas se trocar as válvulas todas são 160€ só em válvulas, + o material todo que tive que comprar (conjunto de juntas, etc) + algumas ferramentas específicas que não tinha, e em breve é o valor de um motor. Estamos a falar de um carro com 22 anos e quase 400.000 km. Se me fizer mais 80-100.000 km já fico MUITO feliz.
Se fosse um carro bom, ou clássico, fazia o investimento, sim. Agora por uma opel astra com tanta idade e kms... O meu amigo mecânico até dizia "troca a válvula e volta a fechar", mas eu ainda me dei ao trabalho (e que trabalho...) de limpar tudo. O colector de admissão deu bem que fazer, com tanta lama de óleo, mas ficou catita. S válvulas também, uma trabalheira a tirar as crostas todas e a "assentá-las" cada uma no seu lugar com pasta abrasiva. Logo tiro mais fotos.
Acabei de falar com a rectificadora de motores de Coimbra (o Jeremias) e dão um retoque à face da cabeça por 31€. Sinceramente pensei que fosse muito mais caro, mas assim acho que vale a pena em vez de andar a inventar... E fazem-me isso ainda hoje ou para amanhã.
Bem, aqui ficam mais 2 fotos, das juntas das válvulas bem fundas dentro da cabeça, e também da cabeça depois de rectificar. Descobri ontem que o tubo exterior de respiro do cárter já não respirava certamente há muito; estava TODO entupido de lama castanha de vapores de óleo misturado com vapor de água e fumos de escape de "blow by"... Tive que o retirar para limpar (logo ou amanhã faço isso). Entretanto chegou o alicate especial para remoção dos vedantes das válvulas (avé Amazon!) mas mesmo assim o trabalho não é simples porque estão agarradas à guia das válvulas até mais não. Demorei cerca de 1h para remover 5, faltam 11... Mas agora já descobri o truque: enfio com ligeiras pancadas uma chave de fendas fina pela borracha dentro, entre a guia e o corpo do vedante (ambos metal) e esguicho um pouco de WD40. Depois é agarrar com força e abanar para um lado e para o outro insistentemente, tentando rodar ao mesmo tempo, até se soltar (que mesmo assim não é fácil).
Espero que entretanto chegue o material da auto-doc antes do fim de semana... o tracking deles é inútil
Bem, já que estão a gostar, ficam aqui fotos das árvores de cames, touches válvulas e chapéus das molas, já limpos, e do bloco do motor, já limpo e com os pistões também limpos e ainda das duas partes do colector de admissão. A parte mais gorda do colector que faz turbilhão ao ar (à direita na foto) ainda está em processo de limpeza interna; está a marinar com mistolin e logo ou amanhã leva com água a ferver seguido de algum solvente tipo acetona ou diluente para remover tudo o que esteja menos incrustado. E fica assim que não me vou meter a abrir a meio, aquilo tem uma junta de colar tipo silicone e deve dar mais trabalho do que o que vale.
Com a frustração da dificuldade da limpeza acabei por fazer algumas marcas superficiais nos pistões, mas não deve ser problema, é mais umas arranhadelas ou pequeníssimas mossas da chave de fendas que usei para desincrustar. Aliás, se a mini escova de aço da dremel durasse mais do que 2 min, tinha polido tudo e nem se notava.
Bem, hoje lá consegui remover o resto dos vedantes das válvulas. Fora o tédio das limpezas, foi a tarefa mais difícil... mas está feito e limpo.
Ainda não consegui tirar a nhanha toda do tubo de respiro do cárter, se calhar vou usar a máquina de lavar á pressão, enfio a ponta do bico de limpeza num lado e deve sair tudo pelo outro.
Como as peças continuam por chegar, e insatisfeito ao ver ainda tanto lixo na parte gorda do coletor de admissão ao qual não chegava, decidi abrir ao meio. Bem, que cenário... Mais limpeza para fazer - outro dia, que já é tarde e ainda tenho algum trabalho para acabar. Fotos amanhã.
pcspinheiro, WD40 cleaner não resolve isso? Ou então querosene. Digo isto porque quando tenho que limpar a corrente da mota e o braço oscilante aquilo é só borrifar e a seguir passar um pano que escorre tudo.
Sim, eu hoje vou comprar querosene ou algo semelhante, e uma escova de aço macia. O meu amigo mecânico disse para deixar a "marinar" em mistolin para ajudar a soltar os depósitos, mas para remover eficazmente terá que ser mesmo com esse tipo de solvente. Ele até falou em limpar com gasolina mas querosene será semelhante.
Querosene ou petróleo iluminante, vende-se em qualquer drogaria e fica mais em conta que o WD40. O que eu costumo fazer é usar dentro de um frasco de limpa vidro vazio que assim aproveito a pistola pulverizadora.
Em garoto trabalhei numa oficina e lembro-me que essas limpezas eram todas feitas com pistola de ar comprimido. Metia-se gasolina ou gasóleo no depósito e era super fácil. Acredito que tenha um compressor, certo? :-)