Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      Dom
    • 20 março 2023

     # 41

    Também acho que devia colocar válvulas novas. Ou quer tirar a cabeça daqui a uns tempos devido a outra válvula partida?
  1.  # 42

    Pois, eu percebo o que dizem e agradeço o conselho... mas se trocar as válvulas todas são 160€ só em válvulas, + o material todo que tive que comprar (conjunto de juntas, etc) + algumas ferramentas específicas que não tinha, e em breve é o valor de um motor. Estamos a falar de um carro com 22 anos e quase 400.000 km. Se me fizer mais 80-100.000 km já fico MUITO feliz.

    Se fosse um carro bom, ou clássico, fazia o investimento, sim. Agora por uma opel astra com tanta idade e kms... O meu amigo mecânico até dizia "troca a válvula e volta a fechar", mas eu ainda me dei ao trabalho (e que trabalho...) de limpar tudo. O colector de admissão deu bem que fazer, com tanta lama de óleo, mas ficou catita. S válvulas também, uma trabalheira a tirar as crostas todas e a "assentá-las" cada uma no seu lugar com pasta abrasiva. Logo tiro mais fotos.
  2.  # 43

    Acabei de falar com a rectificadora de motores de Coimbra (o Jeremias) e dão um retoque à face da cabeça por 31€. Sinceramente pensei que fosse muito mais caro, mas assim acho que vale a pena em vez de andar a inventar... E fazem-me isso ainda hoje ou para amanhã.
    Concordam com este comentário: Caravelle
  3.  # 44

    Bem, aqui ficam mais 2 fotos, das juntas das válvulas bem fundas dentro da cabeça, e também da cabeça depois de rectificar.
    Descobri ontem que o tubo exterior de respiro do cárter já não respirava certamente há muito; estava TODO entupido de lama castanha de vapores de óleo misturado com vapor de água e fumos de escape de "blow by"... Tive que o retirar para limpar (logo ou amanhã faço isso). Entretanto chegou o alicate especial para remoção dos vedantes das válvulas (avé Amazon!) mas mesmo assim o trabalho não é simples porque estão agarradas à guia das válvulas até mais não. Demorei cerca de 1h para remover 5, faltam 11... Mas agora já descobri o truque: enfio com ligeiras pancadas uma chave de fendas fina pela borracha dentro, entre a guia e o corpo do vedante (ambos metal) e esguicho um pouco de WD40. Depois é agarrar com força e abanar para um lado e para o outro insistentemente, tentando rodar ao mesmo tempo, até se soltar (que mesmo assim não é fácil).

    Espero que entretanto chegue o material da auto-doc antes do fim de semana... o tracking deles é inútil
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Caravelle, Dom, Vítor Magalhães, IronManSousa
      122.PNG
      11.PNG
  4.  # 45

    Obrigado pela partilha. Força com isso
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, smart
  5.  # 46

    Mais tópicos destes sff 😎✌😉
    Concordam com este comentário: Dom, Casa da Horta, Oliveiraj
  6.  # 47

    Bem, já que estão a gostar, ficam aqui fotos das árvores de cames, touches válvulas e chapéus das molas, já limpos, e do bloco do motor, já limpo e com os pistões também limpos e ainda das duas partes do colector de admissão. A parte mais gorda do colector que faz turbilhão ao ar (à direita na foto) ainda está em processo de limpeza interna; está a marinar com mistolin e logo ou amanhã leva com água a ferver seguido de algum solvente tipo acetona ou diluente para remover tudo o que esteja menos incrustado. E fica assim que não me vou meter a abrir a meio, aquilo tem uma junta de colar tipo silicone e deve dar mais trabalho do que o que vale.

    Com a frustração da dificuldade da limpeza acabei por fazer algumas marcas superficiais nos pistões, mas não deve ser problema, é mais umas arranhadelas ou pequeníssimas mossas da chave de fendas que usei para desincrustar. Aliás, se a mini escova de aço da dremel durasse mais do que 2 min, tinha polido tudo e nem se notava.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nocas1, Dom, Vítor Magalhães
      15.PNG
      14.PNG
      13.PNG
  7.  # 48

    E se alguém se quiser meter nisto um dia, este é o alicate que comprei para remover os vedantes das válvulas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dom, Vítor Magalhães
      alicate valvulas.jpg
  8.  # 49

    E esta a ferramenta de compressão de molas para remover as válvulas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dom, Vítor Magalhães
      removedor de válvulas.jpg
  9.  # 50

    Grande trabalho para um amador.
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    •  
      Dom
    • 22 março 2023

     # 51

    Isso agora levava era port & polishing para ganhar uns cavalinhos eheheh
  10.  # 52

    Colocado por: DomIsso agora levava era port & polishing para ganhar uns cavalinhos eheheh


    Haha, isto precisa é de ganhar anos de vida, não é cavalos de força ;-)
  11.  # 53

    Eu sou fã da liqui moly para limpeza
  12.  # 54

    Aguardamos por mais notícias 🙂
  13.  # 55

    Bem, hoje lá consegui remover o resto dos vedantes das válvulas. Fora o tédio das limpezas, foi a tarefa mais difícil... mas está feito e limpo.

    Ainda não consegui tirar a nhanha toda do tubo de respiro do cárter, se calhar vou usar a máquina de lavar á pressão, enfio a ponta do bico de limpeza num lado e deve sair tudo pelo outro.

    Como as peças continuam por chegar, e insatisfeito ao ver ainda tanto lixo na parte gorda do coletor de admissão ao qual não chegava, decidi abrir ao meio. Bem, que cenário... Mais limpeza para fazer - outro dia, que já é tarde e ainda tenho algum trabalho para acabar. Fotos amanhã.
  14.  # 56

    Aqui ficam então fotos das guias das válvulas já sem os vedantes e da imundice que é o corpo da admissão por dentro...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dom
      16.PNG
      17.PNG
      18.PNG
  15.  # 57

    pcspinheiro, WD40 cleaner não resolve isso? Ou então querosene. Digo isto porque quando tenho que limpar a corrente da mota e o braço oscilante aquilo é só borrifar e a seguir passar um pano que escorre tudo.
    Concordam com este comentário: pcspinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  16.  # 58

    Sim, eu hoje vou comprar querosene ou algo semelhante, e uma escova de aço macia. O meu amigo mecânico disse para deixar a "marinar" em mistolin para ajudar a soltar os depósitos, mas para remover eficazmente terá que ser mesmo com esse tipo de solvente. Ele até falou em limpar com gasolina mas querosene será semelhante.
  17.  # 59

    Querosene ou petróleo iluminante, vende-se em qualquer drogaria e fica mais em conta que o WD40. O que eu costumo fazer é usar dentro de um frasco de limpa vidro vazio que assim aproveito a pistola pulverizadora.

    https://www.leroymerlin.pt/produtos/tintas-e-drogaria/drogaria-e-limpeza/limpeza-e-manutencao/limpeza-e-manutencao-de-metais/petroleo-iluminante-1l-81958772.html
    https://www.maxmat.pt/pt/sodacasa/petroleo-iluminante-5l_p19861.html
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Pereira_89
  18.  # 60

    Em garoto trabalhei numa oficina e lembro-me que essas limpezas eram todas feitas com pistola de ar comprimido. Metia-se gasolina ou gasóleo no depósito e era super fácil.
    Acredito que tenha um compressor, certo? :-)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
      6d0b54cd53dc38dd8294e5c3b903.jpeg
 
0.0336 seg. NEW