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  1.  # 81

    No caso das capas das bielas (bronzes) a furação não será para impedir que rodem na biela? Digo isto porque recordo-me quando o motor anterior do meu carro foi intervencionado (substituída uma biela) ouvi uma referência a isso.
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  2.  # 82

    Numa nota lateral, tenha muita atenção aos apertos e tolerâncias do trinómio bielas, bronzes e cambota, no meu caso em especifico depois de alguns kms a biela substituída partiu-se em 3 e perfurou o cárter...
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  3.  # 83

    Colocado por: Vítor MagalhãesNo caso das capas das bielas (bronzes) a furação não será para impedir que rodem na biela? Digo isto porque recordo-me quando o motor anterior do meu carro foi intervencionado (substituída uma biela) ouvi uma referência a isso.
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    Não penso que seja isso, penso que tem a ver com lubrificação, porque as capas tem uma pequena zona amassada em cada ponta que encaixa numa depressão correspondente na biela e isso sim, impede-as de rodar quando as duas metades estão montadas (uma trava a outra).

    Em relação a apertos, vou tentar fazer o mais cuidadosamente possível e "by the book" em termos de forças e ordens de aperto. As minhas bielas estão "abertas" por "fracture split" em vez de serem 2 peças maquinadas separadamente e o encaixe é muito preciso, mas tem que lá ser levado com jeitinho. É como tentar colar duas metades de um prato que partiu: encaixam perfeitos SE forem alinhados perfeitamente.
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  4.  # 84

    Colocado por: pcspinheiro

    Não penso que seja isso, penso que tem a ver com lubrificação, porque as capas tem uma pequena zona amassada em cada ponta que encaixa numa depressão correspondente na biela e isso sim, impede-as de rodar quando as duas metades estão montadas (uma trava a outra).

    Em relação a apertos, vou tentar fazer o mais cuidadosamente possível e "by the book" em termos de forças e ordens de aperto. As minhas bielas estão "abertas" por "fracture split" em vez de serem 2 peças maquinadas separadamente e o encaixe é muito preciso, mas tem que lá ser levado com jeitinho. É como tentar colar duas metades de um prato que partiu: encaixam perfeitos SE forem alinhados perfeitamente.
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    As minhas também, não sei se dá para perceber na foto:


    E já agora, fica o estado do bronze na primeira intervenção:

    •  
      Dom
    • 28 março 2023

     # 85

    A furação pode ser uma melhoria da própria peça por parte do fabricante. Vai ter de procurar alguma referência a isso para perceber como as montar. Boa sorte com os próximos passos!
  5.  # 86

    Pois, não encontro... Encontrei o catálogo do fabricante, com montes de informação, mas não diz para que lado deve ficar este furo de lubrificação (confirmei lá que serve para isso). E como não podem rodar pode fazer alguma diferença, se bem que a cambota vai sempre rodar 360º à volta das capas e a lubrificação é necessária entre as capas e a cambota, não entre as capas e a biela.
  6.  # 87

    Então como estamos? Já conseguiu encontrar a informação que precisava? O seu amigo mecânico não o consegue esclarecer?
  7.  # 88

    Boas,
    sim, ele disse que não faz diferença ter a furação, que deve ser para ser compatível com modelos que precisam de lubrificação e que não importa a orientação desta. Mas vou meter igual em todos. Confirmei também no catálogo do fabricante e estas capas ou chumaceiras são mesmo para este modelo de motor e outras versões 1.4 mais antigas.

    Ontem acabei de limpar o último pistão e montei os segmentos todos, e ainda dei uma limpeza por maior ao cárter. Também recebi a ferramenta para despolir os cilindros mas ainda me falta limpar algum óleo queimado nas paredes dos cilindros, na zona inferior dos lados onde trabalham os pinos de pivô que tem mais espaço entre pistão e paredes. E só depois decido se quero mesmo meter-me nisso, porque se não ficar bem feito vai ser, como se diz, pior a emenda que o soneto.

    Aliás, tenho a sensação que os braços com as pedras cortantes desta ferramenta (e de muitas que vejo em vídeos) deveriam ser consideravelmente mais curtos, para permitir fazer movimentos de cima para baixo mais amplos e assim criar um padrão menos horizontal, que é o que vejo quase sempre nestes vídeos, e não é ideal. ou seja, eu sei o que deveria obter, até porque o padrão de fábrica ainda é visível, mas acho que vai ser difícil, se não impossível...

    Mas tenho estado muito ocupado no trabalho (e com trabalho a acumular; teses para ler, um artigo de uma aluna para rever, hoje uma defesa de mestrado e em breve novas aulas para preparar para depois da páscoa, entre muitas outras coisas... suspiro aqui...) e o tempo não dá para tudo. Ontem foi uma "fuga" de 1 horita depois do jantar
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    •  
      Dom
    • 29 março 2023

     # 89

    Habituou-nos mal com updates todos os dias ahah
  8.  # 90

    Pois foi...

    Hoje não tive outra vez muito tempo, venha o fim de semana para me dedicar a 100% e, com sorte, acabar tudo!

    Só consegui instalar os vedantes das hastes das válvulas e lubrificar aos poucos as cavinhas dos pistões, que com as limpezas extensas com gasolina ficaram sem lubrificação nenhuma e quase não rodavam. Aos pouco, colocando óleo novo com uma seringa e agulha lá foram ganhando vida de novo.

    Fotos do vedante na ferramenta de instalação e alguns já no sítio.
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      carro1.PNG
      carro2.PNG
  9.  # 91

    Bem, hoje, apesar de estar de rastos, dei um adianto á cabeça: montei as válvulas todas, molas, retentores e touches hidráulicas, árvores de cames e ainda comecei a meter os vedantes, mas preciso de algo redondo maior que a minha ponta de 32 mm, que é a maior que tenho, para os empurrar para o lugar...

    A ver se amanhã acabo isto, monto o coletor de admissão, EGR e centralina, que sempre é mais fácil cá fora, e se ainda ataco uns pormenores no bloco. Queria ver se no fds consigo acabar!
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    •  
      Dom
    • 31 março 2023

     # 92

    Está quase! E quanto aos cilindros? Como ficou a questão?
  10.  # 93

    O quase é relativo... dei ontem conta que a minha chave dinamométrica provavelmente nºão serve para vários dos apertos, que tem que ser pouco fortes mas precisos... Vou acabar por gastar tanto em ferramentas como em peças, mas também não se estragam e ficam para outras vezes.

    Acho que vou deixar os cilindros como estão, apenas limpar bem para remover resíduos. Pelo que andei a ler o risco é ficar pior que melhor. O problemas destas coisas é que há muito "mecânico de youtube" que mostra como se faz, levando a crer que é fácil, mas que na verdade é como não se faz (demasiada rotação, marcas muito horizontais, etc)! E ninguém mostra o depois, em termos de compressão e consumo de óleo. Ter um bloco de motor na garagem e fazer uns vídeos com cara de perito para ter visualizações, até eu, mas o importante é o resultado final, que ninguém mostra. Quando muito vou remover um dos segmentos mais grossos, inserir nos cilindros bem horizontal e medir eventuais folgas com galgas de precisão que lá tenho. Como ainda vejo as marcas de fábrica, não pode haver desgaste por aí além porque estas são sempre muito superficiais.

    Ontem, quando montei as válvulas, também verifiquei se estavam a vedar completamente (deviam, porque as ajustei individualmente ao seu "assento") usando uma luz forte e com a garagem à escuras; parecia tudo OK
    Concordam com este comentário: Dom, Caravelle
  11.  # 94

    Está quase!

    Ontem e hoje estive quase a tempo inteiro de volta do carro. Com ajuda de um amigo instalei a cabeça no sítio e apertei os parafusos "by the book". Depois andei a ligar fios, tubos de água, injectores de gasolina, injectores de gás, tubagens de combustível, sondas... Houve coisas que se complicaram, como colocar de novo a correia de distribuição. Remover foi pacífico mas para colocar era preciso aliviar o tensor, e para i fazer era preciso remover a polia da cambota para poder tirar uma caixa de plástico que encerra tudo lá dentro. Mais fácil dizer que fazer; a polia estava mega apertada e não havia nenhuma maneira de bloquear a cambota. Finalmente consegui falar com o meu amigo mecânico que me deu ideia de desenrasca "mete uma racha de lenha ou cabo de madeira dentro do motor para bloquear o rodar das bielas". E não é que funcionou. O problema foi que depois montei tudo e esqueci do raio da protecção de plástico que tinha que entrar ANTES da polia, e só dei conta depois de a montar, e de montar o cárter, escape... Enfim, fiquei perdido... mas decidi desenrascar... fui cortando as partes inferiores até tirar o mínimo que permitia deslizá-la por trás da polia e pronto, lá entrou e ficou a tapar a correia e esticadores, etc.

    Falta pouco, terá que ser amanhã: tampa das válvulas, um tubo ou outro que só podem ir depois disso, uns parafusos que tenho que "convencer" (usei uma junta para o cárter mas de fábrica só trazia silicone, o que fez com que 3 parafusos que apertam lateralmente contra a caixa de velocidades ficassem desalinhados por 1 mm; meti um "à força" mas já me arrependi porque deve ter comido a rosca, vou ter que desbastar ligeiramente do lado não roscado para os parafusos alinharem.

    E claro, óleo, anticongelante e a bateria.

    Dedos cruzados, se não funcionar vou ficar amargamente desiludido...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Dom, Vítor Magalhães
  12.  # 95

    Hum..
    Máquina..
    Ainda vai abrir um estamine..
  13.  # 96

    Haha, não... Isto é bom como hobby. E mesmo como hobby é algo stressante quando há coisas que correm menos bem. Mas ficou uma aprendizagem para quando quiser comprar e restaurar um carro mais clássico ;-)
    Concordam com este comentário: smart, Vítor Magalhães, bluthunder82, eu
  14.  # 97

    Boas, venho dizer que, após dias de dores de costas, e mãos pretas de óleo, nariz de gasolina e algum stress...

    IT'S ALIVE!!!

    Assustou-me no início porque:
    -fez muito fumo do lado do coletor de escape- era a queimar coisas que lhe caíram por cima porque depressa lhe passou
    - parecia faltar um cilindro - devia ser injector, de estarem tanto tempo parados e expostos, ou ar na linha, também lhe passou
    -estava muito "clac clac clac" bastante alto, ou eram as primeirad detonações ainda com rácio de combustível errados (ar nas linhas) ou as touches á espera de óleo. Entretanto tirei da garagem do deixei a trabalhar um bocado na rua. Já suavizou e trabalha certinho 😁

    Agora é ver quanto dura. Se fizer mais 100.000 sou feliz.

    Quando tiver pachorra e tempo é oleo da caixa e uma questão dos travões atrás.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, R3volution, ClioII, Dom, smart, Vítor Magalhães
  15.  # 98

    Impecável, parabens pelo trabalho!
    Concordam com este comentário: bluthunder82, smart
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  16.  # 99

    Tenho algumas fotos do progresso da montagem, mas tenho que reduzir o tamanho...
  17.  # 100

    BOA....parabéns , não é para todos essa aventura.
    Tens ideia quantas horas gastaste ?
 
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