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  1.  # 101

    Bastantes, mas mais por 2 razões: por andar a apalpar terreno em muitas coisas ou por falta das ferramentas (desmontar válvulas, tirar vedantes) mas, sobretudo, pelo tempo dispendido em limpezas... Cada pistão foi talvez 1h, o colector de admissão várias horas, a cabeça do motor também várias horas, válvulas foi 1 dia para todas, cárter talvez 2h. Isto só tempo de limpezas! Ah, e remover os vedantes das hastes das válvulas também foi várias horas. Claro que se fosse à bruta como dizia o meu amigo mecânico, era mais rápido ("corta isso com uma talhadeira fina!", dizia ele). Se fosse a fazer tudo seguido todos os dias diria que 1 semana de trabalho. Mas como fiz noites, tardes de fim de semana, etc, demorou várias semanas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 4por1
    • RCF
    • 3 abril 2023

     # 102

    Quem faz isto, faz tudo no motor de um carro!
    Parabéns!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 103

    Curiosamente nunca me tinha metido a trocar a correia de distribuição, com medo de fazer asneira e rebentar o motore. Mas depois de ter mexido tando, incluido na dita cuja, já desmistifiquei a dificuladade e, se lá chegar (só daqui a 50.000) vou fazer eu que não tem grande mistério.
    Concordam com este comentário: RCF
  3.  # 104

  4.  # 105

    Parabéns, aparentemente está bom.
  5.  # 106

    Parece que sim, mas ainda tem que "assentar" porque levou segmentos novos e tudo.
  6.  # 107

    Colocado por: pcspinheiroParece que sim, mas ainda tem que "assentar" porque levou segmentos novos e tudo.


    Essa parte é a mais fácil: é andar com ele, sem esfregas, para fazer nova rodagem. Trocar de óleo excepcionalmente aos 5000km porque esse vai ficar contaminado de limalhas.
    Concordam com este comentário: pcspinheiro
  7.  # 108

    Colocado por: ClioII

    Essa parte é a mais fácil: é andar com ele, sem esfregas, para fazer nova rodagem. Trocar de óleo excepcionalmente aos 5000km porque esse vai ficar contaminado de limalhas.

    Concordo com a parte das esfregas, de resto, não há motivo para ser excecionalmente cuidadoso, acho que a questão das limalhas nem se coloca uma vez que não houve troca de componentes que potenciem isso. É preciso sim ter atenção ao nível de liquido de refrigeração uma vez que este foi purgado na totalidade e obviamente ao nível do óleo. O mais importante de tudo é saber que tem assistência em viagem que garante que se o motor falhar por alguma razão não o vai deixar apeado.
    Digo isto porque foi o conselho que me deram na altura em que substitui o motor do Panda, neste caso em concreto o motor foi completamente recondicionado, e notei que nas primeiras mudas de óleo (a cada 10K) era necessário acrescentar um pouco, o liquido de refrigeração teve que ser reposto por duas vezes nos primeiros dias.
    Concordam com este comentário: pcspinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  8.  # 109

    Hoje já me trouxe até ao trabalho, uns 20 Km. Sem problema, funcionar suave. Não sei se ganhou algo em termos de potência, mas quero ir com calma os primeiros 1000 kms ou assim. Antes de sair verifiquei nível de óleo e anticongelante, tudo OK, se bem que ouvi claramente bolhas a moverem-se no circuito da cabine quando arranquei. Logo volto a verificar.

    Não noto fumo, mas também teria que ser muito para ver no retrovisor. A única coisa que me incomoda é que as touches das válvulas fazem muito clac clac os primeiros minutos a frio... Devia ter deixado de molho em gasolina para remover alguns depósitos que pudessem lá estar alojados no mecanismo de ajuste hidráulico... Agora é tarde demais mas, depois de deixar o motor "assentar" com este óleo original Opel/GM, estava a pensar experimentar um óleo completamente sintético mais fino, dentro das especificações recomendadas, claro.

    Também estou a ponderar se valerá a pena/será benéfico adicionar um "engine flush" e trocar de óleo. Vou perguntar ao meu amigo mecânico o que é que ele acha.

    Obrigado por seguirem esta aventura!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  9.  # 110

    As touches é normal fazerem clac clac enquanto não enchem.
  10.  # 111

    Vai com calma....que agora tens aí motor para mais 400.000 ;)
    Obrigado a ti pela partilha.
  11.  # 112

    Colocado por: ClioIIAs touches é normal fazerem clac clac enquanto não enchem.


    Não era costume, mas por vezes fazia uns muito breves segundos. Mas será isso, precisavam de encher porque estiveram muito tempo a escorrer tudo o que lá estava. Quando arranquei já não faziam, mas ao ligar era bastante ruídoso. Ao chegar ao trabalho estava silencioso.
  12.  # 113

    Colocado por: 4por1Vai com calma....que agora tens aí motor para mais 400.000 ;)
    Obrigado a ti pela partilha.


    Haha, vamos ver!

    #astraforerver
    •  
      Dom
    • 4 abril 2023

     # 114

    Muito provavelmente, o barulho será das touches. É andar com o óleo certinho e ele deve calar-se eventualmente.
    Quanto ao flush, teria sido porreiro antes da reparação. Agora com tudo limpo, já não vejo grande propósito em usá-lo.
    Pelo vídeo parece estar com um trabalhar impecável.
    Obrigado pela partilha do processo. Continuação de bons quilómetros.
  13.  # 115

    Para purgar o circuito de refrigeração tem que selecionar a temperatura do habitáculo do carro para máximo de quente para circular a água pelas linhas e pelo trocador de calor do mesmo.

    Também pode apertar os tubos com a mão (aqueles ao pé do radiador e assim) para purgar o ar daquelas zonas mais estagnadas (topos, por exemplo e outras armadilhas para o ar).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  14.  # 116

    Colocado por: CaravellePara purgar o circuito de refrigeração tem que selecionar a temperatura do habitáculo do carro para máximo de quente para circular a água pelas linhas e pelo trocador de calor do mesmo.


    Foi disto que me esqueci, obrigado! Bem achei que levou um pouco menos do que devia, mas o nível no depósito de expansão está estável e a temperatura do motor também.

    O resto das tubagens purgam automaticamente porque há um bypass no termostato para o tanque de expansão por onde o ar pode sair.
  15.  # 117

    Hoje já não fez barulho nenhum ao ligar em frio :-) Pegou suave e acelerou certinho para as ~1500 rpm, que é o habitual em frio.
    No entanto está a incomodar-me que as ventoínhas do radiador liguem mais do que estava habituado... Não parece estar a sobreaquecer porque depressa voltam a desligar e a agulha pouco passa dos 90º e volta a descer. Hoje fiz a viagem para o trabalho com o calor no carro no máximo e mesmo assim, o nível de refrigerante não desceu no depósito de expansão, querendo dizer que não encheu nada que estivesse ainda vazio. Acho que há algum ar preso no sistema algures, mas deveria purgar automaticamente. O tubo grosso que liga o radiador ao termostato estava bastante rijo também, o que geralmente indica ar no sistema, mas depois de abrir o depósito de expansão achei-o demasiado mole, como se tivesse ar. Só se for o circuito de purga no termostato que não esteja a funcionar bem. Espero que não tenha corrido nada mal na instalação da junta da cabeça e que não haja fuga de compressão para a água (e água para os cilindros)...

    Vou confirmar o volume de água necessário no sistema, já que o esvaziei a 100%.

    EDIT: é suposto levar 6.1L mas só levou pouco mais de 5; preparei a mistura num garrafão de 6L de água vazio e não usei todo, ficaram talvez 700 mL. ou seja, falta algures mas não consigo adicionar mais até que o ar purgue, o que me está a preocupar...
  16.  # 118

    Colocado por: pcspinheiroHoje já não fez barulho nenhum ao ligar em frio :-) Pegou suave e acelerou certinho para as ~1500 rpm, que é o habitual em frio.
    No entanto está a incomodar-me que as ventoínhas do radiador liguem mais do que estava habituado... Não parece estar a sobreaquecer porque depressa voltam a desligar e a agulha pouco passa dos 90º e volta a descer. Hoje fiz a viagem para o trabalho com o calor no carro no máximo e mesmo assim, o nível de refrigerante não desceu no depósito de expansão, querendo dizer que não encheu nada que estivesse ainda vazio. Acho que há algum ar preso no sistema algures, mas deveria purgar automaticamente. O tubo grosso que liga o radiador ao termostato estava bastante rijo também, o que geralmente indica ar no sistema, mas depois de abrir o depósito de expansão achei-o demasiado mole, como se tivesse ar. Só se for o circuito de purga no termostato que não esteja a funcionar bem. Espero que não tenha corrido nada mal na instalação da junta da cabeça e que não haja fuga de compressão para a água (e água para os cilindros)...

    Vou confirmar o volume de água necessário no sistema, já que o esvaziei a 100%.


    Isto normalmente nota-se no fumo do escape e no nível do vaso de expansão. Pode também fazer o teste com a tampa do vaso de expansão aberta e dar umas aceleradelas para ver se sente pressão (borbulhar) no liquido.
  17.  # 119

    Pois, é verdade Vítor, fará bolhas no vaso de expansão. Fumo faz zero que se veja, o que é boa indicação (não está a queimar óleo, pelo menos) e não faz vapor excessivo.
  18.  # 120

    Bem, por paranóia fui ao carro ver estas questões; deixei aquecer até o termostato abrir e verifiquei que os circuitos de purga estão a funcionar. Também não vi bolhas nenhumas ou fumo no vaso de expansão depois de acelerar o motor um bocado.
    Ao chegar a casa vou ver a questão do radiador da cabine, porque sei que o cabo que abre o quente tem tendência a soltar-se e é preciso remover o rádio para resolver... pode ser aí que ainda há ar.
 
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