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  1.  # 61

    Colocado por: Casa da HortaEm garoto trabalhei numa oficina e lembro-me que essas limpezas eram todas feitas com pistola de ar comprimido. Metia-se gasolina ou gasóleo no depósito e era super fácil.
    Acredito que tenha um compressor, certo? :-)
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães
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    A desvantagem deste equipamento é que não existe tanto controlo sobre a vaporização, ou seja obriga a que seja feita num sito onde se possa sujar à vontade.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta, Dom
  2.  # 62

    Colocado por: Casa da HortaAcredito que tenha um compressor, certo? :-)

    Tenho acesso a um «, mas não tenho, não... Se isto fosse um canal do youtubve seria "the cheap mechanic" :-)))

    Ontem mais limpezas... Lembrei-me que tinha o filtro de gasolina para trocar e tinha, por isso aproveitei para recuperar a gasolina que se perde sempre das tubagens e do filtro antigo. Usei-a para a limpeza do colector de admissão que ficou MUITO melhor (fotos em baixo).

    Ainda indeciso se troco segmentos dos pistões ou não, mandei vir o aro de compressão dos segmentos da Amazon, para ter "by the yes, by the no" :-) Mas como ontem estava com mais vontade do que o costume para fazê-lo, removi o catalisador de modo a poder desviar o tubo de escape da frente do cárter. Assim também me facilitou remover o filtro do óleo, que com o catalisador na frente só dá para agarrar com uma mão e não estava a conseguir. Aquilo só é apertado à mão (e com uma só), mas na hora de desmontar é sempre um castigo... Se continuar com esta vontade talvez ainda hoje à noite remova o cárter para amanhã remover os pistões e limpar.
    As peças novas é que ainda nada, népias... Estava a contar começar alguma montagem este fim de semana, para pelo menos deixar a cabeça e peças envolventes prontas. Os gajos da auto-doc bem que podiam usar um serviço um pouco mais rápido, à la Amazon! Comprei ontem o compressor de segmentos e já me vai ser entregue hoje.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dom, Vítor Magalhães
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  3.  # 63

    UPDATE: afinal talvez receba as peças hoje, se a DPD não falhar com o que acabei de receber no email.
  4.  # 64

    Sim! Recebi as peças e o compressor dos segmentos, por isso este fim de semana vai ser de montagem. Bem, ainda desmontagem por causa dos pistões... talvez. Não consigo decidir, mas dada a idade e sobretudo Kms do carro, talvez valha o trabalho e despesa de renovar (e o mais difícil já está, que é ter o motor aberto). Mas aí teria provavelmente que "desvidrar" as paredes dos cilindros, para os novos segmentos acamarem correctamente... Estou a estudar o assunto, ponderando se será melhor mexer ou deixar estar...
  5.  # 65

    Força nisso!
  6.  # 66

    Bem, falei ao telefone com o meu amigo mecânico e ele disse que, se já vim até aqui, que vale a pena este passo extra. Apesar dos vídeos que já vi, explicou-me o processo e ficou de me enviar os dados todos do Autodata para este motor, para ter forças de aperto, abertura de segmentos, etc.

    Por isso acho que ainda hoje removo cárter e deixo a pingar o óleo todo para amanhã. Só é pena não ter comprado a "escova" de desvidrar os cilindros... Já me arrependi porque agora só chega segunda.
  7.  # 67

    Força com isso. Não tarda nada está montado no carro de novo
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  8.  # 68

    Espero que sim! E espero também que funcione corretamente depois de tanto trabalho 😁
    Concordam com este comentário: smart
  9.  # 69

    O importante nestas coisas é não sobrarem peças e se sobrarem, é mandar fora discretamente.

    Força nisso. 👍
    Concordam com este comentário: smart, Vítor Magalhães, pcspinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  10.  # 70

    Confesso que às vezes olho para tudo o que tirei e, não com as peças, mas com os parafusos às vezes ponho-me a pensar 😅😅

    Acabei de vir da garagem, o cárter e os pistões já saíram. Foi bem mais fácil do que estava á espera. Muito pior de tirar foram os vedantes das válvulas... 🤬

    Amanhã é mais limpezas (os pistões também estão imundos e acho que com segmentos "pasmados"), verificar tudo e, espero eu, começar a montar coisas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  11.  # 71

    Fotos, para não reclamarem 😄
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dom, Vítor Magalhães
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  12.  # 72

    Continuação de bom trabalho....e força nisso
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  13.  # 73

    Exemplo dos pistões antes e depois de limpar (raspar as ranhuras dos segmentos com um correspondente, partido ao meio, raspar o carvão mais grosso/duro e escovar com escova de latão fina e gasolina). Não está perfeito, mas bom o suficiente.
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    •  
      Dom
    • 27 março 2023

     # 74

    Como é que estão os cilindros?
    Tem o compressor de segmentos para voltar a colocar os pistons no sitio com os segmentos novos? Facilita a tarefa.
    E as capas das bielas? Há fotos?
    Não se esqueça de aplicar óleo na montagem das peças para não trabalharem a seco quando colocar o motor a trabalhar. Provavelmente o seu amigo já o informou disto mas é importante não ficar esquecido.
    Teria sido interessante medir o carro em banco antes e depois da intervenção.
    Continuação de bom DIY.
  14.  # 75

    Os cilindros parecem bem, apenas um pouco vidrados, mas vou dar-lhes uma "arranhadela" para despolir com uma ferramenta própria e - espero eu- fazer as marcas necessárias a uma boa lubrificação. Esta é uma das partes que tenho mais medo, porque não quero estragar a superfície dos cilindros. Vou ver se arranjo um bocado de tubo em PVC com diâmetro algo semelhante para praticar a velocidade de rotação e de baixar/subir a ferramenta para verificar o padrão das marcas antes de tentar nos cilindros.

    Sim, comprei o compressor de segmentos, sem isso ia ser difícil e dar asneira. As capas das bielas também vão ser trocadas. Não tem desgaste que se note muito, apenas estão polidas nas zonas de maior stress. Logo a ver se me lembro de tirar uma foto para colocar aqui.

    Sim, o meu amigo lembrou de colocar sempre umas gotas de óleo durante a montagem em tudo o que são superfícies de contactos, para evitar fricção, e também para rodar o motor à mão algumas voltas (pelo parafuso da polia da cambota), para garantir que tudo roda livremente e que o timing da correia é mantido, antes de tentar dar à chave.

    Quanto a medir o carro, como já mencionei, a ideia é apenas dar-lhe uns anos de vida, mas a esperança é que também recupere alguma potência. Havia tanto carvão e lama de óleo acumulados por todo o lado, que não deviam ajudar em nada. Aliás os segmentos de controlo do óleo, por exemplo, estavam quase todos presos na sua ranhura por carvão e nem mexiam, não consegui remover sem dar cabo deles. De qualquer modo, a intervenção foi motivada pela avaria súbita causada por uma válvula que partiu, por isso o "antes" seria sempre com apenas 3 cilindros a funcionar.
    •  
      Dom
    • 27 março 2023

     # 76

    Esse processo é talvez o mais difícil para DIY e acho que deve entregar a quem já tenha experiência. O problema é que o motor está montado no carro, certo?

    A questão de medir era apenas cientifica. Perceber quantos cavalos o motor perdeu com o uso e quantos recuperou após a intervenção e devida rodagem.
  15.  # 77

    O "já agora" é lixado, e não é só na construção de casas... :)
    Concordam com este comentário: eu
  16.  # 78

    Haha, pois é! Eu até ia só trocar a válvula partida e pronto, mas o certo é que o motor já tem 396.000 Km e, uma vez aberto, porque não aproveitar para renovar/limpar coisas importantes? Como podem ter visto por algumas fotos, a imundice era épica, nem seio como é que as válvulas fechavam correctamente (provavelmente já não fechavam).

    Confesso que remover os pistões foi bem mais fácil do que imaginei, mas a limpeza é sempre um tédio... Ainda bem que comprei uns litros de gasolina e a escova de arame macia, ajuda IMENSO! Vamos ver como corre a instalação.
  17.  # 79

    Colocado por: DomEsse processo é talvez o mais difícil para DIY e acho que deve entregar a quem já tenha experiência. O problema é que o motor está montado no carro, certo?

    A questão de medir era apenas cientifica. Perceber quantos cavalos o motor perdeu com o uso e quantos recuperou após a intervenção e devida rodagem.


    O meu amigo mecânico, infelizmente, está bastante longe e não conheço por aqui ninguém com experiência nestas coisas. Mas pelos vários vídeos que vi e artigo que consultei, não é muito difícil. É preciso garantir uma rotação relativamente baixa e uma velocidade de descida e subida constante e relativamente rápida, para que a ferramenta dê mais ou menos uma volta completa a cada ciclo de inserção/remoção. Aliás, vejo muitos "mecânicos de youtube" a fazê-lo e estão claramente a usar rotações excessivas (por vezes com berbequins) que levam a um padrão demasiado horizontal, que não é de todo desejável. Mas pronto, estão para ali a mostrar como não se faz enquanto dizem que é assim que se faz...

    E sim, como o bloco ficou no carro não é fácil de levar a lado nenhum. Não seria de qualquer maneira, aquilo ainda pesa uns quilos :-)
  18.  # 80

    Fotos das capas das bielas originais e de um pistão acabado e pronto a montar os segmentos. Até fiz isso ontem, mas não tirei foto. Felizmente não tenho que mexer na folga dos segmentos, está dentro dos limites (0.3-0-5 mm, estou com 0.35-0.38mm).

    Estou é com uma dúvida porque as capas das bielas novas tem uma furação (imagino que para lubrificação) mas as originais não. Fora isso assentam como uma luva. E neste caso, também não sei para que lado deixe a furação já que só tem numa de cada par. Mas estive a verificar no fabricante e estas são para o meu código de motor.

    Recebi agora mesmo a ferramenta para despolir os cilindros. A ver se fica tudo terminado no fim de semana. Já fui limpando também o cárter e montando algumas coisas, como o corpo da borboleta ao colector de admissão. Logo acabo um pistão que falta e talvez coloque os vedantes das válvulas, para montar depois tudo na cabeça do motor.

    Queria ainda aproveitar para trocar o óleo da caixa de velocidades, que já não é feito há uns anos valentes... ( A Opel diz que é vitalício, mas já troquei uma vez há uns anos, uns 10 anos talvez...)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dom, Vítor Magalhães, bluthunder82
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