Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Pode também ser o caso de efeito da limpeza dos componentes metálicos o que pode gerar algum calor adicional nos metais, em comparação com o estado imediatamente anterior, se é que me faço entender.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  2.  # 122

    Sim, também é uma possibilidade, mas o certo é que levou (ou pouco) menos volume do que seria de esperar para uma purga completa. Segundo as especificações do motor, deveria levar 6.1L de anticongelante. Mas ao chegar a casa vejo então a questão do radiador da cabine.
  3.  # 123

    Experimente aquecer o carro com a tampa do vaso de expansão fora e espremer os tubos ofensores. Depois de a colocar, não volte a tirar a tampa, senão tem um geyser a ferver...

    Penso que é este o método.

    De qualquer forma, podem haver algumas mangueiras que tenham ficado com um bocado de líquido. Suponho que nas próximas 2 semanas a coisa normaliza.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  4.  # 124

    Colocado por: CaravelleExperimente aquecer o carro com a tampa do vaso de expansão fora e espremer os tubos ofensores.


    Fiz isso mesmo há pouco, e também verifiquei que op circuito de purga está operacional. Vamos ver como evolui, mas vou à mesma tratar da parte do radiador da cabine.
    •  
      Dom
    • 5 abril 2023

     # 125

    Tem a certeza que removeu os 6.1L do circuito?
  5.  # 126

    Colocado por: DomTem a certeza que removeu os 6.1L do circuito?


    Não medi quanto saiu, não... Mas removi tudo, inclusive usei um tubo fino para aspirar os restos do bloco do motor pelos furos de circulação até não sair mais. Mas pronto, vou vigiando e logo tiro o radiador da cabine da equação.
  6.  # 127

    Primeiros 500 km e, so far so good. Os últimos 250 pelo IP3/A24, a 90-110 km/h para não abusar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dom, smart
    • smart
    • 8 abril 2023 editado

     # 128

    Hum..
    🙂☀️🚜
  7.  # 129

    Já agora, como prometido, umas fotos finais. Acabei por ficar mais focado no trabalho e menos na sua documentação...

    Foto da cabeça montada (foi um erro montar a ecu, dificultou a colocação da cabeça e tive que remover de novo)

    Foto do bloco com o primeiro pistão já inserido e finalmente já com todos e com a junta colocada e o filtro de óleo.

    Depois foi montar e apertar a cabeça e tudo o que lhe estava ligado, correia de distribuição, cárter e escape.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dom, Vítor Magalhães, bluthunder82
      Screenshot_2023-04-08-17-04-27-601_com.miui.gallery.jpg
      IMG_20230408_170532.jpg
      IMG_20230408_170603.jpg
  8.  # 130

    Só mais um update ao fim de uma semana e quase 900 km:

    - está claramente a puxar melhor, em autoestrada vai mais silencioso e não pede licença para andar;
    - não está a consumir óleo em quantidades apreciáveis. Normalmente ao fim de um viagem destas tinha que acrescentar algum mas, até ver, não precisou de nenhum
    - Não faz fumo nenhum, nem pelo escape nem pela vareta de óleo
    - Tem um pequeno clac clac (mais tipo arranhar) que já fazia antes mas que tem piorado, parece vir algures da zona da correia secundária (eventualmente da polia do AC).

    Fora isso, impec até ver. Como disse, vamos ver quanto dura, mas para mim pessoalmente foi uma grande vitória ter conseguido isto.

    Cumprimentos.
    Concordam com este comentário: ClioII, Vítor Magalhães, Casa da Horta, nocas1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: R3volution, Caravelle, Dom, smart, IronManSousa
  9.  # 131

    Colocado por: pcspinheiroSó mais um update ao fim de uma semana e quase 900 km:

    - está claramente a puxar melhor, em autoestrada vai mais silencioso e não pede licença para andar;
    - não está a consumir óleo em quantidades apreciáveis. Normalmente ao fim de um viagem destas tinha que acrescentar algum mas, até ver, não precisou de nenhum
    - Não faz fumo nenhum, nem pelo escape nem pela vareta de óleo
    - Tem um pequeno clac clac (mais tipo arranhar) que já fazia antes mas que tem piorado, parece vir algures da zona da correia secundária (eventualmente da polia do AC).

    Fora isso, impec até ver. Como disse, vamos ver quanto dura, mas para mim pessoalmente foi uma grande vitória ter conseguido isto.

    Cumprimentos.


    Boa..isso é que é preciso. Quando a esse clac clac ia dizer-lhe se não será a polir do alternador a precisar de ser trocada? Por norma costuma assobiar e não fazer "clac clac",
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  10.  # 132

    Não acho que seja a polia do alternador. Aqui há uns anos troquei o alternador precisamente porque o rolamento estava a fazer ruído (era mais rápido e fácil do que estar a trocar o rolamento e não foi nada caro).

    E não é um assobio, é mesmo tipo um arranhar ou estalido (não tanto um clac clac, é difícil de descrever) que acontece de vez em quando, e até mais em aceleração/esforço. Vou ver se consigo gravar, que é mais fácil. Já me fazia antes e sempre me pareceu vir algures da zona mais frontal, onde está o compressor do AC. Ficaria chateadíssimo se fosse o compressor porque foi trocado há uns 2 anos. Aliás, vai-se a ver e ainda está na garantia, vou verificar a data de compra.
  11.  # 133

    Ok, compra a 9 de Julho de 2020, não está na garantia. Se for o compressor vou ficar urso... durar nem 3 anos é dose e agora um novo custa 280€ em vez dos 180€ que paguei há menos de 3 anos! Se for só o rolamento livre da polia troca-se, mas mesmo assim...
  12.  # 134

    Pode tirar a correia dos acessórios e dar uma voltinha de alguns minutos a ver se o barulho desaparece. Claro, vai aparecer a luz queixinhas a dizer que há avaria elétrica (o alternador não trabalha) mas a bateria aguenta.
    Concordam com este comentário: pcspinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  13.  # 135

    Poi, era algo que tinha considerado fazer. Basta ver se está a fazer o barulho (dantes tinha sensação que só fazia um pouco em frio mas que lhe passava, agora parece que faz mais em quente e em esforço) e remover a correia auxiliar uns minutos para confirmar que lhe passa.
    •  
      Dom
    • 11 abril 2023

     # 136

    Se fosse do compressor em si, não deveria fazer barulho apenas com o AC ligado? A embraiagem do compressor é externa?
  14.  # 137

    Colocado por: DomSe fosse do compressor em si, não deveria fazer barulho apenas com o AC ligado? A embraiagem do compressor é externa?


    Faz o barulho independentemente do compressor estar ligado, mas pode ser do rolamento que permite à polia rodar livremente quando a embraiagem (externa) não está activa.
    Concordam com este comentário: Dom
  15.  # 138

    O ruído tipo clique/arranhar é como este:

    https://www.youtube.com/watch?v=28otpFbwHgI

    Neste caso do vídeo era o rolamento do alternador, no meu caso parece ser mais do lado do compressor do AC (estão em pontas opostas, por isso não creio que seja do alternador).
  16.  # 139

    Faça como no vídeo. Utilize uma haste rígida, encoste-a à vez nos acessórios e meta a orelha do outro lado.

    A sugestão de andar sem correia por um breve período também é bastante válida.
  17.  # 140

    Colocado por: CaravelleFaça como no vídeo. Utilize uma haste rígida, encoste-a à vez nos acessórios e meta a orelha do outro lado.


    É preciso muito cuidado para que a vara não escorregue e seja apanhada pela correia, pode ganhar uma cirurgia grátis sem estar a contar.
 
0.0388 seg. NEW