Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Isso é que não... mas tenho um estetoscópio de mecânico há anos sem uso, vai finalmente servir
  2.  # 142

    Colocado por: pcspinheiroIsso é que não... mas tenho um estetoscópio de mecânico há anos sem uso, vai finalmente servir


    A vara não deixa de ser um estetoscópio rudimentar.

    Os mesmos perigos se aplicam.

    Andar a fuçar perto de máquinas em movimento com peças a descoberto acarreta perigos significativos.
    Concordam com este comentário: Dom, pcspinheiro, Caravelle
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  3.  # 143

    O meu golf fazia um barulho parecido e era a borboleta de admissão.
    Mas também poderá ser um rolamento que já esteja a precisar da reforma.
  4.  # 144

    Pois, a ideia era que o pcspinheiro o fizesse depois de estudados os prós e os contras, afinal o homem tem 2 dedos de testa. 😁 Não devia ser preciso ter que afirmar isto.
    Concordam com este comentário: pcspinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  5.  # 145

    Primeiros 1000 km cumpridos 😁. A ver se este fds troco o óleo por um 10w40 sintético enquanto espero pelo 5w50. Assim sempre não deito fora o óleo que já tenho...
  6.  # 146

    Hoje lá estive de volta dele outra vez para ver se descobria a origem do barulho que me anda a moer. Estou quase convencido de que é do rolamento do esticador da correia auxiliar. Quando a removi o barulho desapareceu e quando fui inspeccionar já depois de a montar de novo, vi que essa polia não roda completamente direita e o esticador dá pequenos esticões. Infelizmente, entretanto tinha deixado de fazer o barulho ao ralenti, só acelerado, e eu estava sozinho. Por isso não estou 100% certo, e naquela zona apertada há muito eco dos sons. Mas coloquei o estetoscópio contra a parte imóvel da polia e ouvia-se estalidos intermitentes (que podiam ser da vibração causada pelos tais esticões que se fiam a olho). Não é peça cara e como ainda deve ser a de fábrica, troca-se e logo se vê.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dom, bluthunder82
  7.  # 147

    Barulho resolvido. Tinha planeado trocar só o rolamento/polia do esticador mas nem me lembrei que, como encosta por cima da correia, roda ao contrário dos ponteiros do relógio. Por causa disso, o próprio parafuso que o segura também aperta ao contrário! Conclusão, moí a rosta da coisa a tentar desapertar no sentido "normal"... Felizmente ainda não tinha aberto a peça nova e vai de volta. Felizmente também, o marido de uma amiga tem (ou trabalha em) um armazém de peças aqui na zona e deu-me o grande jeito de ma vender completa (não vendem ao público). Por isso troquei a peça toda e pronto. Segundo o meu amigo mecânico, o problema podia nem ser só o rolamento mas o próprio esticador, e efectivamente a mola do nove é consideravelmnte mais forte que a do antigo.

    Próximo: óleo da caixa de velocidades, pequena repintura de alguns bocados que estão a descascar e problema de travagem que me está sempre a empenar o tambor traseiro direito... suspeito do repartidor de força de travagem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Caravelle, Dom, Vítor Magalhães, bluthunder82
  8.  # 148

    Vou confessar que fico sempre um pouco apreensivo, para não usar o termo angustiado, quando vejo uma entrada nova neste tópico passado alguns dias. No final é sempre bom perceber que tudo está a correr bem com o motor e a intervenção. 😎👍
    Concordam com este comentário: Dom
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  9.  # 149

    Colocado por: pcspinheiroóleo da caixa de velocidades


    Se precisar, improvise uma seringa e um tubinho flexível ou uma daquelas garrafas de esguicho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  10.  # 150

    Colocado por: Vítor MagalhãesVou confessar que fico sempre um pouco apreensivo, para não usar o termo angustiado, quando vejo uma entrada nova neste tópico passado alguns dias. No final é sempre bom perceber que tudo está a correr bem com o motor e a intervenção. 😎👍
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pcspinheiro


    Haha! Sim, até ver está tudo OK. Não perde óleo nem água e puxa nitidamente melhor do que antes de avariar. Vamos ver quanto tempo, mas como não abuso dele, espero que por algum. Tenho é que ir ver se há algo menos bem com o sistema GPL porque noto-o mais ruidoso do que a gasolina (mas também já tinha dado conta antes da avaria). Só que agora ficou mais silencioso no geral e nota-se mais...

    Também já carreguei o AC e pedi para meter tapa-fugas, para ver se precisa de carregar menos que 1x/ano.

    Na próxima semana vou levá-lo a passear ao Algarve, tenho lá um congresso. E, com sorte, pelo caminho vou ver um possível futuro companheiro, um mercedes W123 240D de 1983. Preferia o 300D mas não tenho encontrado nenhum de jeito a preço aceitável. Está um lindo em Pombal, que me fica perto, mas pedem 9500€ por ele e bolas, não é carro de colecção nem museu, é um clássico a roçar só velho. Mas a malta anda toda esdrunfada com os usados mais velhos, todos acham que tem uma pérola em casa...
  11.  # 151

    Colocado por: Caravelle

    Se precisar, improvise uma seringa e um tubinho flexível ou uma daquelas garrafas de esguicho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pcspinheiro


    Já lá tenho uma garrafa de plástico com uma mangueirita e uma válvula para isso. Tenho é que remover a tampa inferior para esvaziar e depois trocar a junta, e isso é trabalho sujo... outra razão para andar inconscientemente a adiar, porque não tem saída para o óleo velho e sai de qualquer maneira quando a tampa se solta.
  12.  # 152

    Ah, e também troquei o óleo por um sintético. Não é nada de especial mas já lá tinha e por isso vou fazer apenas 5000 km com ele. Depois troco por um bom 100% sintético, tipo Mobil 1 ou assim, para ver se reduz a acumulação de vernizes e lamas de óleo. Li que os óleos não sintéticos são mais problemáticos com isso porque também fazem mais vapores que são queimados e fica tudo entupido por dentro. E como sempre usei o óleo original Opel/GM não sintétitico, pode bem ser por isso que o motor estava comom estava por dentro...

    Aliás, se se lembram das fotos, as peças internas estavam todas castanho avermelhado e isso era uma camada tipo verniz agarrada ao metal.
    • smart
    • 24 abril 2023 editado

     # 153

    Colocado por: pcspinheirobém troquei o óleo por um sintético. Não é nada de especial mas já lá tinha e por isso vou fazer apenas 5000 km com ele. Depois troco por um bom 100% sintético, tipo Mobil 1 ou assim, para ver se reduz a acumulação de vernizes e lamas de óleo. Li que os óleos não sintéticos são mais problemáticos com isso porque também fazem mais vapores que são queimados e fica tudo entupido por dentro. E como sempre usei o óleo original Opel/GM não

    Hum
    considero que não o deveria fazer...
    os fabricantes quando selecionam um oleo para lubrificação do motor, tem em atenção diversos paramentos, nomeadamente o tipo motor, rotação, turbo, temperatura funcionamento, fap ou não, agentes limpeza, pressões, conservação elementos etc...
    o fabricante pode ser qualquer um, logo que a norma seja respeitada
    o oleo ser 05/30, 10/40, designada viscosidade, pouca relevancia tem, exepto,se se o motor é usado em clima quente ou frio, uma vez que o mesmo motor tanto trabalha no polo norte como no Sahhara, logo deve apresentar no arranque (momento em que é povocado desgaste maior até á temperatura funcionamento)mais ou menos viscosidade para imediata lubrificação pressão, conforme a temperatura em que se insere (clima frio mais liquido - clima quente menos, uma vez que á tempertaura ambiente neste caso fica liquido...).
    Relativamente á especificação, pois, essa está no manual e deve ser seguida, estando bem patente no verso das latas de oleo.
    so que poucos olhma para ela e muitos pseudo mecanicos nem sabem o que é
    bota 3 ou 4 tipos de oleo em bidão na oficina e siga..dá para todos
    também s emeter oleo fula ainda faz uns kms
    ainda algum tempo atrás andou ai um AUDI TT sem mudar oleo, num teste de revista conceituada e só parou aos 133 mil kms
    depois é ver blocos partidos, turbos rebentados, egr encrustadas, injector bomba parados, enfim..
    é velos parados nas auto estradas
    e depois dizem que o motor não presta..e é interessante, irmos á alemanha, onde a manutenção é na maioria das vezes nas marcas e vermos carros que em 2/3 anos fazem 300 mil e estão ai para rodar...
    mas em Portugal, avariam rapidamente..
    deve ser do clima,..
  13.  # 154

    Ah, não fui específico. Troquei por um sintético com a mesma especificação ACEA A3/B4 API SL/CF. Mas fui aconselhado num fórum inglês a usar 5W50 (de especificação correcta). Não olho só a viscosidade 😉
  14.  # 155

    Colocado por: pcspinheiroTambém já carreguei o AC e pedi para meter tapa-fugas


    Se na oficina houvesse um nariz electrónico, até podia ter visto mais ou menos onde é a fuga. Normalmente as válvulas de carga do AC, com o tempo ficam com fuga. Aplique uma sabonária nas ditas e espere por bolhinhas. Se conseguisse meter também no radiador (é um evaporador? - nunca me lembro) seria bom, porque se o carro perde a carga de refrigerante, abrir o AC para intervencionar e depois levar para carregar como deve ser (vácuo e refrigerante) - ou mesmo fazer tudo em oficina - não seria mau e evitava estar a mandar refrigerante todos os anos para a atmosfera e a pagar a carga do mesmo.
  15.  # 156

    Afinal o barulho não ficou resolvido, raios... Não faz é com o.motor completamente frio ou depois de circular uns KMS, mas no entretanto é horrível... Parece que tenho castanholas metálicas no motor. Grande seca. O meu amigo mecânico diz para aquecer o motor completamente sem a correia auxiliar, e até conduzir um pouco por perto para tirar teimas, mas que pode eventualmente ser a polia da cambota desvulcanizada.
  16.  # 157

    Faça como eu, engane-se e meta 9 litros de gasolina 😜

    O meu diesel adorou o engano, até a média de consumo baixou!
  17.  # 158

    Ele é a gasolina, não ia fazer bem nem mal 😉

    Tenho que ver se resolvo mais depressa possível... Vou fazer o que o meu amigo sugere mas antes retirar os plásticos de proteção da distribuição, para ouvir melhor as polias de guia. Não deviam ser o problema, só rodaram 10 dos 60.000 km que é suposto fazerem...

    Estranho é não fazer barulho em frio ou depois de uma curta viagem. Hoje cheguei ao trabalho e não fazia barulho estranho nenhum.

    Acho é que gosta menos de óleo sintético, noto as touches mais ruidosas. Tem a mesma viscosidade e especificações ACEA/API que o original Opel.
  18.  # 159

    Novo update: o barulho é sem dúvida da parte da distribuição. Ontem troquei o óleo porque não tinha gostado do da Galp sintético que lhe meti após os primeiros 1000 km; serviu de lavagem... (levou liqui moly 5w40 sintético com especificação ACEA recomendada e com aprovação GM LL-B-025) e está mais sereno das touches e no geral. Aproveitei para o deixar aquecer completamente sem a correia auxiliar e sem a cobertura superior da correia de distribuição, e o barulho lá voltou, indiscutivelmente lá de dentro. Para não estar a desmontar tudo 2x mandei vir o kit de distribuição completo. Quando chegar desmonto, identifico o culpado e troco isso, até porque o kit que lá está tem só 13.000 km, é feito para 60.000. O que não usar guardo para a próxima troca da distribuição e compro à parte a(s) peça(s) que usar agora.
  19.  # 160

    Era mesmo uma das polias guia, trocado e silencioso.

    Para fazer isto tirei as velas, para não haver compressão ao rodar o motor manualmente, e dei conta que no cilindro 4 (o mesmo que já havia dado problemas, nem mais...) a vela está suja de oleo queimado 😩. O carro não faz fumo, por isso não pode ser muiiito óleo. É chato depois de tanto trabalho, mas não vou mexer em nada até ver. Nem que troque de vela a cada 5000km, que é o que já fez desde a reparação e ainda anda super bem...

    E por falar em km, venha o meio milhão 😅
    Concordam com este comentário: 4por1, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dom, Vítor Magalhães, bluthunder82
      IMG_20230611_185104.jpg
 
0.0386 seg. NEW