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  1.  # 161

    Bem, lá me estou a meter noutra... Em agosto comprei -espero- um futuro clássico, um Jaguar s-type. A semana passada tirei as 4 rodas e na segunda as jantes seguiram para o "Xavier" em Braga para pôr como novas. Ontem ataquei o motor para trocar a correia de distribuição e auxiliar, e que penar! É preciso desmontar tanta coisa para lá chegar. Nada de extremamente complicado, mas algumas deram luta...
    Falta agora remover o motor de arranque para poder inserir um pino especial que bloqueia o volante.

    Entretanto troquei as faces dos tampões centrais das jantes, que colei com epóxi. No fim de semana quero remover discos traseiros para trocar também, acabar a distribuição e eventualmente fazer o serviço da caixa automática. Mas acho que estou a ser otimista...

    Acho que também terei que remover um dos catalisadores para inspeccionar possível dano no flexi e fuga de gases... Um entretém sem fim 😁
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  2.  # 162

    Que valente trabalheira... Força nisso.
  3.  # 163

    Obrigado! Devia ter colocado numa foto do "antes" para se ver a real trabalheira... 😅
  4.  # 164

    Hoje foi dia de bloquear tudo e remover a carreira de distribuição. Mas foi um castigo... Passei horas de costas no chão a moer as mãos numa abertura minúscula e a corta-las nas arestas aguçadas de... TUDO! para descobrir que a ferramenta de bloqueio do volante do motor era demasiado grossa e era por isso que não entrava! Tive que a colocar no berbequim e limar aos poucos enquanto a fazia rodar. E depois, voilà !

    Com tudo devidamente bloqueado, removi a correia, guias e tensor antigos e coloquei a nova seguindo as regras do manual de reparação.

    Amanhã é dia de apertar tudo á torque correcta, dar a tensão á correia e verificar tudo antes de começar a montar de novo.

    Aqui já com tudo novo:
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  5.  # 165

    Bem, e como diria o gaijo do filme Frankenstein: It's alive! Há coisas que quero fazer/testar, mas terão que ficar para outra altura... Hoje devo receber as jantes e vou mandar maquinar os discos traseiros.
  6.  # 166

    Uma das jantes veio longe de satisfatória... Mandei para trás. Não percebo como não vêem defeitos tão óbvios e só mostra que o controlo de qualidade é inexistente. Já foi assim com reparações repetidas das jantas da minha ex-skoda num outro "Xavier" l...

    Tirar os discos traseiros foi uma seca porque tinham umas anilhas a bloquear dois dos 5 pernos. O tempo que passei com uma coisa tão simples...
    •  
      Dom
    • 10 outubro 2023

     # 167

    Se for quem estou a pensar, ganharam muita fama pelo bom trabalho e de um momento para o outro começaram a descambar. Talvez devido ao excesso de jantes por reparar. Mas controlo de qualidade tem de existir sempre
  7.  # 168

    Também já me aconteceu, não sei se foi para alguma dessas casas ou não.
    A pintura da minha jante por dentro vinha deplorável.

    Pcspinheiro, mandou desempenar e pintar?
    Se sim, quanto lhe ficou a reparação das 4 Jantes já com o serviço de transporte?
  8.  # 169

    Ficou em 40€ por jante de 17". O preço depende do tamanho; as de 16" da Skoda foi 35. Eu tive imensos problemas com a qualidade de reparação das da Skoda, mandada fazer (2x) pela norauto, que mas estragou todas... Pelo preço e chatice de um processo em tribunal mandei reparar eu nesta outra casa e ficaram bem. Já desta vez não tive tanta sorte e veio uma (que eu visse na hora) toda mal acabada. Eles devem ter mais negócio do que deviam para fazer o trabalho bem feito, depois é isto... O tipo que anda nesta zona levava a carrinha cheia até cima! Mas também não foi difícil ele perceber que não estava bem e prontificou-se logo para levar de novo. Se tivessem feito alguma atenção ao acabamento era trabalho feito só uma vez!

    Atenção que, infelizmente, não são tratadas como de fábrica! São pintadas e envernizadas, o que é bonito e tal, mas se levarem uma pancada estalam logo. Em minha opinião não é processo que se deva usar em jantes, mas eu perguntei especificamente e ele disse que ninguém faz como na fábrica, é tudo assim pintado.
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  9.  # 170

    Já experimentou ir á Brás e Filho? Tenho bom feedback de lá.
  10.  # 171

    Isso é onde? Eu mandei para estes por 1) tem boa fama (e já lá reparei outras sem queixa), não é caro e há uma carrinha que passa 2x/semana para buscar e trazer jantes. Mas é certo que, com tanto movimento, a qualidade sofre. É pena... Mas 3 das jantes pareciam impecáveis. Uma é que foi "à sapateiro" e tinha defeitos muito óbvios (sem ofensa para os verdadeiros profissionais do ramo do sapato). Não sei como saiu da fábrica...
  11.  # 172

    Em Gaia, Grijó.
  12.  # 173

    Bem, a jante lá voltou e desta vez ficou bem... aparentemente. A oficina que montou os pneus disse que uma das jantes estava visivelmente empenada! Foi pena é não me terem ligado ANTES de montarem e equilibrarem tudo, que assim eu facilmente voltava a reclamar. Estas casas de "reparação de jantes" realmente já não são o que eram. Dão-lhes uma pintadela, ficam bonitas, mas não ficam reparadas. Agora nem sei qual é a empenada (é uma das de trás, aparentemente) como ´é claro que equilibraram mal as rodas, acima dos 120 o volante treme todo.

    A boa notícia é que já saiu da garagem e parece ter ficado tudo a funcionar OK.

    Desconfio de uma fuga de escape numa zona flexível antes do catalizador do lado direito (poderá ser a fonte do ruído exagerado do motor e que parece vir desse lado) mas um dos 3 parafusos é quase impossível de aceder. Quer dizer, não é impossível, mas eu não consigo com as ferramentas que tenho. Preciso de uma chave de roquete de 1/2 bastante curta porque só tem ângulo para apontar o cabo para cima, mas pouco espaço para o fazer.

    Também acabei por não fazer a revisão à caixa automática para já. Queria que o carro saísse e andasse primeiro, além de que acho melhor fazê-la na rua porque o carro tem que trabalhar uns bons minutos até aquecer o óleo da caixa até uma certa temperatura para terminar o procedimento e passar depois por todas as posições possíveis do selector. Parece má ideia fazer isso na garagem...

    Para que um dia compre um carro destes, fica aqui uma espécie de diário.
    Bom fim de semana.
  13.  # 174

    E ontem foi dia de aproveitar o sol e sair com o menino. Lavei-o e levei a minha filha à actividade do sábado à tarde em style ( e depois fui para a horta cavar terra e semear favas, onte tirei a foto).
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
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    •  
      Dom
    • 27 novembro 2023

     # 175

    "Ambrósio, apetecia-me tomar algo" ahahah
  14.  # 176

    Nem mais! :-)
  15.  # 177

    Bem, não é na continuação da reparação do motor, mas hoje estive entretido a trocar as rótulas inferiores da suspensão do Opel. Ainda deu trabalho porque tive que tirar os braços fora, desbastar a cabeça de 3 rebites em aço de cada braço com a rebarbadora, dar um spray de tinta anti-ferrugem e aparafusar as rótulas novas. Ainda perdi boa parte da manhã, mas gastei apenas 20€ em 2 rótulas novas em vez de quase 100€ para dois braços completos (e não paguei a ninguém para o fazer).

    E com 410.000 Km acho que posso dizer que as de fábrica bem duraram!

    Falta trocar o apoio frontal do motor (apoio de torção); andava a sentir uma vibração do motor maior que o habitual e bastou olhar de lado sema roda para ver a borracha rebentada. É só 3 parafusos mas já não deu tempo.
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    •  
      Dom
    • 12 fevereiro 2024

     # 178

    Impecável! Ia todo um braço para o lixo por causa duma rótula. Se o carro durar mais 400 mil, já se substitui facilmente as rótulas ahah
  16.  # 179

    É isso 🤣. E estou admirado de os casquilho os estarem impecáveis.
  17.  # 180

    É daquelas coisas que na inspeção passam a vida a implicar... tenho um golf IV (de momento está como carro de reserva) e ano sim ano não implicam com isso, não percebo, não acredito que em 2/3 anos tenham tanto desgaste. Ainda mais quase sem andar.
 
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