Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá, boa tarde.

Necessitava de adquiri um trator, não muito grande, mas com uma potência entre 40 e 50 cavalos.

Qual, ou quais, aconselham, tendo em conta a relação preço/qualidade?

O objetivo seria adquirir uma máquina com garantia de fiabilidade e que me garantisse uma durabilidade de muitos anos...

Obrigado, desde já, pela vossa atenção e partilha de informação.
  2.  # 2

Viva,

Posso lhe comentar a minha experiência pessoal.

Ferrari (é mesmo assim), muito pequeno, muito bom para espaços pequenos, mas com problemas de tracção, demasiada potência para algo tão pequeno e uns pneus mini. Em terreno arenoso com alguma argila e com muita água (empapado) por diversas vezes ficou atolado. Para vinhas com pulverizador é óptimo, para gradar (consoante o que se pretenda e a área) não é grande coisa.

McCormick X2 - Também pequeno, mas mais encorpado que o primeiro, máquina muito equilibrada e aguenta-se muito bem em trabalhos mais exigentes, mesmo com alfaias muito pesadas. Tenho o de 55 Cv e chega. Algum tempo trás era também comercializado sob a marca Landini, de cor azul.

LS - Fica entre o 1º e 2º, a qualidade é um pouco mais fraca, mais barato que o X2, cumpre com as expectativas, se for para pulverizar e um outro trabalho mais leve (frezar, nivelar), aguenta-se.

Neste patamar das mais económicas existem outras mas não tenho experiência com essas, depois existem as marcas de referência, contudo se for para pequenos/médios trabalhos e não de forma intensiva (menos de umas 300 a 500 horas ano), na minha perspectiva não justifica ir para as de primeira linha.

Espero ter ajudado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nosperov
  3.  # 3

As máquinas agricolas são bem complexas. Nada tem a ver com carros e motas.
    Mesmo pessoas/mecânicos são raros.

Aconselho ir a um stand próprio. Vai precisar de ajuda após venda!

Marcas como LS ou Lamborguini nessa gama são adequadas.
  4.  # 4

Dentro desta gama, falaram-me dos motores Perkins 2.2 que equipam as marcas Lamborghini, Deutz e Hurlimann.
    O trator, de corpo, tem o tamanho ideal para o que pretendo...Agora será fiável e durável?

Depois surgem imensas marcas com motores Yanmar... não faço ideia se são bons ou não...

Alguém com conhecimento sobre este assunto que possa dar aqui mais uma ajuda..?
  5.  # 5

Há bons grupos no FB dedicados a tratores. Sugiro seguir alguns e até colocar lá essa pergunta. Têm é de ter paciência e aceitar que o nível de português escrito é muito fraquinho.

O que praticamente todos dizem, dentro do ramo, é que os antigos são melhores. Mais fiáveis, fáceis, indestrutíveis, quase eternos. O Fiat antigo é o mais acarinhado.
  6.  # 6

Deixe-me acrescentar que o mercados dos tratores usados está louco. Mas louco mesmo!
    O meu é um Case IH de 1988 com 47 cv. Tem uma força bruta, puxa charruas dos grandes. Não o trocava por um novo.
    A sugestão que lhe deram em cima é excelente: deve pensar na assistência perto, deve ver um representante na sua zona.
    Ouço falar bem dos coreanos (motor Yannar). Toda a gente enaltece os Kubota nesse segmento dos 50 cv.
  7.  # 7

8.  # 8

Boas pessoal, que opinião têm sobre o trator ford 3600 sem tração produzido de 1975-1981?
    https://www.tractordata.com/farm-tractors/000/2/6/260-ford-3600.html

O meu pai tem um ford 1910 há mais de 20 anos (sendo que o comprou já com 20 anos também) e aquilo é fiável, mas os preços desse modelo estão completamente loucos (+ 10k por um trator dos anos 80). Aliás o preço de qualquer trator no segmento 35-50 cv está absolutamente proibitivo.

Eu com 5k gostaria de adquirir o trator, capinadeira e frese. Mas ando há 2 anos a seguir tudo quando é grupo, é só consigo mesmo se me atirar para o modelo que mencionei no início do Post, algo mais antigo ainda ou marcas mais duvidosas (ex. Agrifull, zeto, ursus, belaurus).
      IMG_0330.jpeg
  9.  # 9

Acho que deve ir com o seu pai ver o trator, ele mais que ninguém saberá avaliar.
    O prestígio e fama da Ford é inquestionável e esse parece estar muito bom. O problema que me salta é a ausência de direção assistida... Se nos carros era duro, nos tratores é tramado com f grande! Mas não seria razão para deixar de ter um, se esse fosse o único problema.

Não é que lho aconselhasse, mas tem por esse preço Kubotas dos 20 a tal a 30 cavalos. Não têm muita força mas fazem o trabalho. E são indestrutíveis!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  10.  # 10

Colocado por: Casa da HortaAcho que deve ir com o seu pai ver o trator, ele mais que ninguém saberá avaliar.
    O meu pai já deu a sentença dele: Demasiado grande e demasiado pesado (efectivamente pesa mais 1000 kg que o 1910).

Colocado por: Casa da HortaO problema que me salta é a ausência de direção assistida..
    Pois...o meu pai tb já tem um kubota sem direção assistida, e sei bem que substitui uma tarde de bicepes.

Colocado por: Casa da HortaNão é que lho aconselhasse, mas tem por esse preço Kubotas dos 20 a tal a 30 cavalos. Não têm muita força mas fazem o trabalho. E são indestrutíveis!
    Conheço bem o trator de 25cv e sei bem a qualidade deles. O problema é que o meu terreno é demasiado "pesado". Não tem nada a ver com a sua terra, aquilo é terra negra que quando chove fica barrenta. Tenho receio que o kubota não a consiga lavrar.

Sou capaz de ir ver o 3600 para o poder experimentar e ver como se comporta. Afinal aprendi a conduzir num trator alguns anos antes de ter idade para ter a carta.

Obrigado Cdh
  11.  # 11

Hal, não resisto: o seu pai não lhe "vende" o 1910? 😉
    Já que tem já o Kubota...

O meu é parecido com esse Ford, à volta dos 45 cv e pesado como tudo. Não vejo isso como problema, mas o seu pai sabe mais que eu de tratores.
  12.  # 12

Colocado por: Casa da HortaHal, não resisto: o seu pai não lhe "vende" o 1910?
    Não, está fora de questão. São para coisas diferentes. O Kubota serve para a vinha ou para terrenos pequenos. O Ford é que carrega e lavra.

Além disso na verdade o Kubota é do meu avô :).
  13.  # 13

Colocado por: HAL_9000Boas pessoal, que opinião têm sobre o trator ford 3600 sem tração produzido de 1975-1981?
    https://www.tractordata.com/farm-tractors/000/2/6/260-ford-3600.html

O meu pai tem um ford 1910 há mais de 20 anos (sendo que o comprou já com 20 anos também) e aquilo é fiável, mas os preços desse modelo estão completamente loucos (+ 10k por um trator dos anos 80). Aliás o preço de qualquer trator no segmento 35-50 cv está absolutamente proibitivo.

Eu com 5k gostaria de adquirir o trator, capinadeira e frese. Mas ando há 2 anos a seguir tudo quando é grupo, é só consigo mesmo se me atirar para o modelo que mencionei no início do Post, algo mais antigo ainda ou marcas mais duvidosas (ex. Agrifull, zeto, ursus, belaurus).
      IMG_0330.jpeg

UI, isso é um tractor a sério. Lembro-me bem desse modelo. Máquina de guerra.
    •  
      taunus
    • 14 novembro 2023 editado

# 14

Tive um destes... jugoslavo
      IMT_542_De_luxe_-_1986.jpeg
  14.  # 15

Colocado por: HAL_9000aquilo é terra negra que quando chove fica barrenta. Tenho receio que o kubota não a consiga lavrar.

Por 5000€ não há nada de jeito para um terreno dessas dimensões. Tractores é daquelas coisas que não desvaloriza e continuam e hão de ser sempre caros. Desde o confinamento do COVID que eles dispararam.

Até levava o animal de 35cv la de casa para experimentar essa terra, mas tendo em conta a velocidade máxima dele, ia precisar de uma semana inteira para ir e voltar.

Eu diria que 35cv chega e sobra para isso. Tenho terra que é barro puro, com pouca ou nenhuma terra preta, e o trabalho faz-se, desde que saibamos esperar pelas condições climatéricas.

Já dizia o meu pai, terra barrenta é para ser lavrada quando ela manda, e não quando queremos.
  15.  # 16

Colocado por: NostradamusPor 5000€ não há nada de jeito para um terreno dessas dimensões. Tractores é daquelas coisas que não desvaloriza e continuam e hão de ser sempre caros. Desde o confinamento do COVID que eles dispararam.
    Pois eu sei, mas 5K foi o acordo a que consegui chegar lá em casa :), dado que a agricultura vai ser mais um passatempo.
    Eu sei bem que o trator é um bom investimento, ainda assim considero que estão estupidamente caros, e quem os tem, não se quer desfazer deles.

A esposa não acha piada nenhuma à agricultura, pelo que mesmo os 5K já foi uma boa cedância. Eu sou muito bom a apresentar argumentos e conseguiri negociar outro valor, mas a verdade é que eu concordo que os 5K já representam uma ótima relação custo/benefício. Teria de encontrar um ótimo negócio para "roubar" mais ao orçamento familiar.

Agora isto foi há 2 anos, e de lá para cá, devido ao preço, continuo sem trator.

Colocado por: NostradamusAté levava o animal de 35cv la de casa para experimentar essa terra, mas tendo em conta a velocidade máxima dele, ia precisar de uma semana inteira para ir e voltar.
    Por isso é que tb ainda não levei lá o do meu pai :)
  16.  # 17

Colocado por: NostradamusJá dizia o meu pai, terra barrenta é para ser lavrada quando ela manda, e não quando queremos.
    Ah sim, eu nesta altura não me arriscava a por um trator sem tração na terra. O mais certo era dormir lá o inverno todo até o conseguir tirar.
  17.  # 18

18.  # 19

Colocado por: Casa da HortaHal, se quiser fazer uma corrida com o seu pai... :-P
      Sem Título.png

Esse é um tracção
    •  
      NTORION
    • 15 novembro 2023 editado

# 20

Colocado por: HAL_9000A esposa não acha piada nenhuma à agricultura, pelo que mesmo os 5K já foi uma boa cedância. E

e as alfaias?

Acho que para quem trabalha pouco com trator tem de escolher algo que se manobre facilmente, desde que tenha força qb, o tamanho não é muito relevante, o que não faz em 2h faz em 3h, pois não é para uso profissional.
    Gostei muito deste, tem inversor o que dá muito jeito. Não sei se ainda está para venda, é de um amigo que compra, arranja e vende...
      Screenshot_2023-11-15-12-52-29-919_com.miui.gallery.jpg

0.0263 seg. NEW