Colocado por: Eortigueo Diabo não chegou, as pessoas não perderam as casas, a bolha não rebentou e a lei da oferta e da procura não lhes fez um favor.
Colocado por: VarejoteImóveis que os iletrados financeiros compraram a preço de ouro e iam vale metade.
Pelo que se tem visto, alguns iletrados financeiros tiverem mais visão que os profetas que ainda agora estão sentados no sofá à espera dos saldos.
Colocado por: Varejotea empreiteiros a pedir trabalho de chapéu na mão.
Colocado por: Varejote
Como sempre disse, profetas da desgraça, mas sem resultados concretos.
Basta ver posts do ano passado, com vários gráficos e textos de mediums estrangeiros a suportar o que aí vinha.
Desde imóveis ao preço da uva mijona, a empreiteiros a pedir trabalho de chapéu na mão.
Imóveis que os iletrados financeiros compraram a preço de ouro e iam vale metade.
Pelo que se tem visto, alguns iletrados financeiros tiverem mais visão que os profetas que ainda agora estão sentados no sofá à espera dos saldos.
Colocado por: pguilhermeTanta azia 😅
Quanto ao Diabo, pessoas perderem casas e existência de "bolha", não sei. Mas a lei da oferta e da procura está saudável e recomenda-se.
Como já referi inúmeras vezes, desde 2018 que lemos aqui comentários de famílias/particulares, indignados com o desfasamento cada vez maior entre os preços das casas e os ordenados médios, e que desabafam em como gostariam que os preços caíssem.
Porque levam tão a peito estes utilizadores e as suas dificuldades?
Varejote, já comentei anteriormente que fez bem em comprar a sua casa, ao contrário do que lhe diziam, que teve um óptimo olho, que fez uma aposta formidável, que está de parabéns por ter visto mais do que os outros, etc.
O que precisa mais para se sentir validado? Uma medalha?
Não está a construir nem a remodelar nada, certo?
Pergunta retórica: com uma crença tão forte que as casas não terão qualquer correcção e que, pelo contrário, até irão continuar a subir vertiginosamente, o que os impede de investir na aquisição de imóveis?
Colocado por: pguilhermeTanta azia 😅
Quanto ao Diabo, pessoas perderem casas e existência de "bolha", não sei. Mas a lei da oferta e da procura está saudável e recomenda-se.
Como já referi inúmeras vezes, desde 2018 que lemos aqui comentários de famílias/particulares, indignados com o desfasamento cada vez maior entre os preços das casas e os ordenados médios, e que desabafam em como gostariam que os preços caíssem.
Porque levam tão a peito estes utilizadores e as suas dificuldades?
Varejote, já comentei anteriormente que fez bem em comprar a sua casa, ao contrário do que lhe diziam, que teve um óptimo olho, que fez uma aposta formidável, que está de parabéns por ter visto mais do que os outros, etc.
O que precisa mais para se sentir validado? Uma medalha?
Não está a construir nem a remodelar nada, certo?
Pergunta retórica: com uma crença tão forte que as casas não terão qualquer correcção e que, pelo contrário, até irão continuar a subir vertiginosamente, o que os impede de investir na aquisição de imóveis?
Colocado por: VarejoteApós a compra 2021, remodelei e já senti os preços a subirem.
Entretanto subiram ainda mais os materiais e mão de obra.
Colocado por: VarejoteO que sempre me incomodou foram só os comentários dos letrados financeiros, que as crises são de 10 em 10 anos, isto não podia estar sempre a subir, a crise seria pior que a anterior, os imóveis a metade do preço, euribor que provavelmente iria passar os 7%, o céu era o limite.
Tudo corroborado, por textos de gurus da economia, gráficos da economia americana e europeia, era o apocalipse.
Colocado por: Eortiguefazerem planos em cima da desgraça alheia apenas isso.
Colocado por: Eortigueliterado
Colocado por: pguilherme
Como disse: há 18/24 meses a realidade era bem diferente da actual. Na altura os profissionais até se davam ao luxo de só apanhar as obras de ganho fácil (sem complexidade, clientes pouco chatos e idealmente até um pouco ignorantes, etc).
Neste momento está bem diferente e muitas empresas do sector já começaram as perdas em 2022 e as que acompanho mais de perto, sei que em 2023 estão com quedas maiores
Da minha experiência, posso referir que os preços têm baixado de forma não desprezável. Os profissionais estão todos muito mais disponíveis e alguns até me vêm procurar.
Mas é apenas o meu caso, claro.
Seria interessante então citar essas fontes para confrontar os autores. Despejar para aqui de forma isolada e descontextualizada (especialmente as insinuações sarcásticas de meias palavras) não tem grande utilidade para se basear uma conversa de forma construtiva.
Acha que trará menos desgraça se se mantiver a trajectória do aumento em flecha do preço das casas num país pobre e sem rendimentos a acompanhar, numa época de juros elevados (e taxas variáveis)?
Eu creio que qualquer desequilíbrio (para cima ou para baixo) terá efeitos negativos.
letrado ;)
Colocado por: Varejote
Eu não quero nenhuma medalha, nem estava falar de mim, mas daqueles que já compraram caro, que afinal se calhar até não.
Após a compra 2021, remodelei e já senti os preços a subirem.
Entretanto subiram ainda mais os materiais e mão de obra.
Atualmente pelo que se tem visto aqui pelos orçamentos no fórum, o preço na construção não baixou nada.
O que sempre me incomodou foram só os comentários dos letrados financeiros, que as crises são de 10 em 10 anos, isto não podia estar sempre a subir, a crise seria pior que a anterior, os imóveis a metade do preço, euribor que provavelmente iria passar os 7%, o céu era o limite.
Tudo corroborado, por textos de gurus da economia, gráficos da economia americana e europeia, era o apocalipse.
Colocado por: VarejoteJá me está a dar trabalho, a ter de pesquisar posts antigos no fórum sobre esse assunto.
Colocado por: Varejoteque as crises são de 10 em 10 anos, isto não podia estar sempre a subir, a crise seria pior que a anterior, os imóveis a metade do preço, euribor que provavelmente iria passar os 7%, o céu era o limite.
Colocado por: pguilhermeOh não! Mais do mesmo, mas agora com imagens?
É mais fácil do que argumentar, é isso? 😄
Colocado por: RUIOLIUma imobiliária aqui da minha zona, tinha em venda dezenas de moradias novas... Agora tem dezenas de terrenos com projetos aprovados...