Iniciar sessão ou registar-se
    • AMVP
    • 9 setembro 2023

     # 1

    Colocado por: SalvadorPAh claro... O problema são os estrangeiros!!! Hora de eu me retirar desta conversa porque vai começar a azedar como o tópico de comprar casa. byebye

    Eu não referi que o problema são os estrangeiros, apenas que com a procura internacional a manter-se os preços não descem, apenas isso. Daí a dizer que é um problema vai uma grande distância.
    Quanto ao ser um problema ou não, já não quero saber, alguém inteligente terá essa capacidade de aferição.
  1.  # 2

    O que é certo é que já andamos no rebenta a bolha há alguns anos, primeiro era especulação, depois os materiais, depois os empreiteiros, depois o navio do Suez, depois a pandemia, depois a impressão de dinheiro, depois a guerra da Ucrânia, depois os vistos gold, depois os juros, depois o desemprego, depois a recessão, depois quando damos conta estamos na reforma e já não vale a pena comprar nada.
    Concordam com este comentário: snob, Pedro Barradas, diouf_matos, HAL_9000, Joao Dias, Samuscas
  2.  # 3

    Colocado por: AMVP
    E tem frequentado esses concelhos?

    Moro no Cacém e conheço bem as zonas à volta. Não me parece que um estrangeiro venha comprar um T3 novo no Cacém por 380k ou 420k em Odivelas. E poucos são os locais que embarcam nisso, agora com as taxas de juro ainda menos serão.

    Tenho aqui um prédio novo por perto com esses preços e em 1 ano e pouco deve ter vendido 5 ou 6 apartamentos de uns 50 no total. Duvido que o promotor consiga ter lucro neste investimento.
  3.  # 4

    Daqui do norte do que posso dizer é que o mercado já demora mais a escoar produto mas é uma realidade que de momento existe pouca oferta apetecível.
    A nível industrial a autoeuropa para 9 semanas, Continental com dificuldade em escoar produto e com grande stock então pneus agrícolas só este mês foi uma desgraça, coindu a parar devido á autoeuropa e por aí fora, se a baixa de preços será grande não sei mas que a coisa não anda boa não a nível de indústria.
    Em Janeiro vermos como anda o desemprego em Portugal efectivamente
  4.  # 5

    Colocado por: rguerreiro79
    Moro no Cacém e conheço bem as zonas à volta. Não me parece que um estrangeiro venha comprar um T3 novo no Cacém por 380k ou 420k em Odivelas. E poucos são os locais que embarcam nisso, agora com as taxas de juro ainda menos serão.

    Tenho aqui um prédio novo por perto com esses preços e em 1 ano e pouco deve ter vendido 5 ou 6 apartamentos de uns 50 no total. Duvido que o promotor consiga ter lucro neste investimento.


    Não está a ver? O que não falta portugueses a comprar casa desse valor quanto mais estrangeiros.
    Aliás dá para ver o tempo que um imóvel está para venda. Com os juros neste nível acredito que possa demorar mais uma/umas semanas para se vender mas o certo é que se vende.
  5.  # 6

    Colocado por: bluthunder82

    Não está a ver? O que não falta portugueses a comprar casa desse valor quanto mais estrangeiros.
    Aliás dá para ver o tempo que um imóvel está para venda. Com os juros neste nível acredito que possa demorar mais uma/umas semanas para se vender mas o certo é que se vende.

    Eu estou a ver, o certo é que só venderam 10% em mais de um ano.

    Quando lhes emprestavam 250k ou 300k mais uma boa entrada e os custos do IMT até compravam. Neste momento se lhes emprestarem 180k já não era mau, fora que a prestação da casa actual se existir tb está no dobro.

    A realidade está a mudar muito rápido e muita gente pensa que é a famosa história da bolha que nunca mais rebenta.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  6.  # 7

    Colocado por: rguerreiro79
    Eu estou a ver, o certo é que só venderam 10% em mais de um ano.

    Quando lhes emprestavam 250k ou 300k mais uma boa entrada e os custos do IMT até compravam. Neste momento se lhes emprestarem 180k já não era mau, fora que a prestação da casa actual se existir tb está no dobro.

    A realidade está a mudar muito rápido e muita gente pensa que é a famosa história da bolha que nunca mais rebenta.


    Mas isso o mal não é só em Odivelas ou da zona x ou y...
    É um mal geral.
    • argo
    • 9 setembro 2023

     # 8

    Colocado por: rguerreiro79
    Eu estou a ver, o certo é que só venderam 10% em mais de um ano.

    Quando lhes emprestavam 250k ou 300k mais uma boa entrada e os custos do IMT até compravam. Neste momento se lhes emprestarem 180k já não era mau, fora que a prestação da casa actual se existir tb está no dobro.

    A realidade está a mudar muito rápido e muita gente pensa que é a famosa história da bolha que nunca mais rebenta.

    É nesta componente, o preço do dinheiro ou seja quanto te emprestam que vai ter mais peso a definir o preço no mercado. As que foram vendidas e não conseguem pagar a prestação vai ter muito menos efeito em quantidade e no tempo em que vai demorar a reflectir-se no mercado.
  7.  # 9

    Colocado por: VarejoteO que é certo é que já andamos no rebenta a bolha há alguns anos, primeiro era especulação, depois os materiais, depois os empreiteiros, depois o navio do Suez, depois a pandemia, depois a impressão de dinheiro, depois a guerra da Ucrânia, depois os vistos gold, depois os juros, depois o desemprego, depois a recessão, depois quando damos conta estamos na reforma e já não vale a pena comprar nada.
    Concordam com este comentário:snob,Pedro Barradas


    Eu comprei o apartamento quando os preços estavam a começar a aumentar e agora duas casas. Ambos negócios foram bons financeiramente, especialmente o apartamento que está a valer o triplo do valor pago em 2018. O problema é que nem toda a gente tem a liquidez para efectuar um negócio bom quando ele aparece ou a possibilidade (outra casa) de esperar que apareça um bom negócio, especialmente agora que eles são tão raros.

    Concordo com o que disseste. Isto já anda para explodir desde sabe-se lá quando. Há sempre um a dizer desta é que é, e nunca é. Mas não podemos achar que só porque ainda não foi, nunca vai ser. Porque eventualmente vai acontecer.
    Mas é como dizes. O pessoal continua à espera, mas cada vez sobe mais e mais. Quem se vai lixar mais é quem compra em alta antes da queda, se ela for muito acentuada. Mas em geral quanto maior a inflação maior a queda portanto quando acontecer não deve ser ligeira. Mas isso já é mais aberto a interpretação.
  8.  # 10

    Algum dia deve eventualmente cair, tantas previsões do agora é que é, que um dia acertam.
    O Bocage também era assim, de vez em quando lá acertava.

    O que é certo é que eu já andava à desde início de 2019 para comprar moradia no concelho de Sintra, acabei por comprar em 2021 em negócio direto com o proprietário(bater à porta), sem imobiliárias à mistura.

    Acabei por andar quase 2 anos à procura do negócio, se estivesse à espera do mercado cair para comprar, ainda hoje estava sentado na cadeira e andava por aqui a dizer que desta é que vai baixar e vou comprar ao preço da uva mijona.
    Concordam com este comentário: Anonimo13112023
    • argo
    • 9 setembro 2023

     # 11

    O triplo?!?
  9.  # 12

    Colocado por: argoO triplo?!?


    Sem exagero. Comprei um apartamento por 53k, já semi restaurado (faltava portas e cozinha). Já na altura o mais barato que se encontrava era 65/70 aqui em caldas. Aqui há dias a minha companheira viu um na net no mesmo bloco de predios (mesma construção, mas um predio diferente) sem estar restaurado, 150k. Não sei se vende ou não. Secalhar não. Mas se pedem 150 por um velho, acho que eu podia pedir 150 pelo meu bem restaurado.

    E o gajo que o comprou e semi restaurou (o que me vendeu a mim) acho que pagou 25k lol. O proprietário antigo era um senhor idoso do norte, tinha dividas ao condominio e tinha isto a cair. Apanhei um bom negócio porque ele queria vender para comprar outra para arranjar (mais algum negócio que lhe apareceu) e precisava de liquidez para ontem.

    EDIT: ao que parece o dos 160k ao pé do meu não restaurado já foi vendido. E era dos mais baratos nas caldas. O resto é tudo acima de 150.
  10.  # 13

    Colocado por: SalvadorP

    Sem exagero. Comprei um apartamento por 53k, já semi restaurado (faltava portas e cozinha). Já na altura o mais barato que se encontrava era 65/70 aqui em caldas. Aqui há dias a minha companheira viu um na net no mesmo bloco de predios (mesma construção, mas um predio diferente) sem estar restaurado, 150k. Não sei se vende ou não. Secalhar não. Mas se pedem 150 por um velho, acho que eu podia pedir 150 pelo meu bem restaurado.

    E o gajo que o comprou e semi restaurou (o que me vendeu a mim) acho que pagou 25k lol. O proprietário antigo era um senhor idoso do norte, tinha dividas ao condominio e tinha isto a cair. Apanhei um bom negócio porque ele queria vender para comprar outra para arranjar (mais algum negócio que lhe apareceu) e precisava de liquidez para ontem.

    EDIT: ao que parece o dos 160k ao pé do meu não restaurado já foi vendido. E era dos mais baratos nas caldas. O resto é tudo acima de 150.


    Interessante. Eu já não vivo aí mas cresci na região, neste caso Alcobaça, onde também quase não existem apartamentos abaixo de 150k€. Quem é destas zonas e conhece os preços actuais e se lembra dos preços de há 5/10 anos, só consegue mesmo pensar em bolha. Ainda por cima, não existe propiamente uma indústria de salarios altos na costa Oeste.

    Onde não existe bolha, curiosamente, é na construcção de novos edifícios. Alcobaça tem dentro da cidade imensos espaços para construir, refiro-me mesmo dentro da cidade a 10 min a pé do Mosteiro, e não se vê nem uma grua no céu lol
    Concordam com este comentário: Anonimo13112023
  11.  # 14

    Colocado por: palmstroke

    Interessante. Eu já não vivo aí mas cresci na região, neste caso Alcobaça, onde também quase não existem apartamentos abaixo de 150k€. Quem é destas zonas e conhece os preços actuais e se lembra dos preços de há 5/10 anos, só consegue mesmo pensar em bolha. Ainda por cima, não existe propiamente uma indústria de salarios altos na costa Oeste.

    Onde não existe bolha, curiosamente, é na construcção de novos edifícios. Alcobaça tem dentro da cidade imensos espaços para construir, refiro-me mesmo dentro da cidade a 10 min a pé do Mosteiro, e não se vê nem uma grua no céu lol


    Eu também sou natural de alcobaça. Não estou dentro dos preços de lá. Mas aqui na zona parece estar tudo dentro dos mesmos preços. Claro que caldas está mais pela proximidade com lisboa/A8. Mas está tudo louco. Na benedita um apartamento para alugar custa 700€ mínimo lol. Há 5 anos atrás 400 era um roubo. Nas terrinhas tipo evora de alcobaça, maiorga, boavista, etc qualquer barraco velho está à venda por minimo 50k. Terras tipo turquel ou benedita, ou valado, terras já com alguma vida está tão caro como nas cidade de concelho. Nazaré, são martinho, foz do arelho esquece... Só o factor mar está praí a 100k :)
  12.  # 15

    Os estrangeiros e os nómadas digitais vão para onde for mais barato o nível de vida mais baixo, Portugal neste aspecto está menos atrativo do que já esteve. Por outro lado o Tele-trabalho já não cresce mais, pode até diminuir. Já o turismo é de ciclos, pode estar em alta, mas até quando? Além de um qualquer fator extraordinário pode afastar totalmente os turistas e reformados estrangeiros a viver cá.

    Depois temos a Alemanha, economia estagnada, os chineses deixam de comprar á Alemanha e passaram a ser eles a importar para a Europa a tecnologia que antes importavam. É o que já está acontecer, é só observar o que está a passar com o sector automóvel ou com ou sector o tecnológico e componentes de produção de energia. Europa está a ficar para trás da China em quase tudo.
    Sei que quando a Alemanha se constipa nós passamos mal, muito mal, a crise económica vai aparecer, é cliclico.
    O mercado de luxo, até esse é afectado por uma crise de confiança.
    Ou seja, só zonas com muita procura ė que podem escapar a correcção de preços. A habitação usada vai ter uma correção superior a 30%, já a habitação nova pode não baixar mas haverá pouco produto e de mais difícil escoamento.
  13.  # 16

    O que poderá crescer é a habitação social caso se aplique o PRR, ou se vir algum pacote extraordinário da UE para construção de alguma habitação social.
  14.  # 17

    Colocado por: SalvadorP

    Eu também sou natural de alcobaça. Não estou dentro dos preços de lá. Mas aqui na zona parece estar tudo dentro dos mesmos preços. Claro que caldas está mais pela proximidade com lisboa/A8. Mas está tudo louco. Na benedita um apartamento para alugar custa 700€ mínimo lol. Há 5 anos atrás 400 era um roubo. Nas terrinhas tipo evora de alcobaça, maiorga, boavista, etc qualquer barraco velho está à venda por minimo 50k. Terras tipo turquel ou benedita, ou valado, terras já com alguma vida está tão caro como nas cidade de concelho. Nazaré, são martinho, foz do arelho esquece... Só o factor mar está praí a 100k :)


    tenho uma prima que alugou, no Acipreste, a casa dos pais (falecidos) por 500€. o Acipreste é uma aldeia não turística do concelho de Alcobaça com apenas 400 habitantes, e note-se é uma casa muito velha, de aldeia, sem condições (aquecimento, isolamento, etc). inclusive há 20 anos já me lembro de ser uma casa algo degradada, onde o rés-do-chão nem era habitável (guardavam as batatas), e apenas o 1o andar era habitável, e sei que não fizeram nunca nenhuma melhora. 500€!!!
    motivo: alugou a um empresario da fruta que lá enfiou 10 ou mais paquistaneses para trabalhar na fruta e fábricas de conservas. nem quero pensar o que pensam as outras velhas da vizinhança, mas a minha prima está toda contente, ela não investe o dinheiro extra em nada que gere mais dinheiro mas farta-se de fazer excursões com outras reformadas, vai a Marrocos no mês que vem, foi ao Egipto e a Espanha o ano passado, mete as fotos das excursões no Facebook, etc.
    e eu, que tenho um T1 em Lisboa alugado a uma amiga solteira por 550€, oops, sou muita burro!

    estive em Agosto em Portugal a visitar a família e de um modo geral fiquei chocado com a descaracterização. apenas me senti bem a semana que passei na praia do Garrão em Almancil, onde (e por isso mesmo) já não espero de qualquer forma encontrar muitos portugueses. eu sei que isto é um exagero e cliché de emigrante, mas vou partilhar:

    1) em São Martinho do Porto há T1s à venda por 300mil, no entanto, parei no restaurante "O Farol" (frente à praia), casa que me lembro de existir ainda eu era criança, tinha vontade de comer aquele berbigão com muito molho e cebola para molhar o pão, e o empregado, que não era português, não fazia ideia o que era berbigão. fiquei mesmo chocado que alguém que trabalhe num restaurante de praia da Costa Oeste não saiba o que é berbigão. é que São Martinho do Porto não era exactamente o mesmo que Carcavelos... e para que é que alguém vai pagar 300mil por um T1 e depois na comunidade envolvente tem restaurantes onde nem sabem o que é berbigão??? looooool

    2) outra: dei um salto a Lisboa, saí à noite com amigos no Bairro Alto, fomos aos lugares de sempre para matar saudades. fomos ao restaurante "A Cocheira Alentejana". tudo igual, decoração igual, mesas cá fora com toallas de papel como há 10 anos atrás, tudo igual. eh pá, primeiro achei a comida diferente (até chamei a brincar ao meu prato "lagartos de porco branco"), depois aos poucos comecei a reparar que todos os empregados tinham também um aspecto diferente. perguntei ao único senhor com cara de português o que tinha acontecido e disse-me que o restaurante, de comida alentejana, tinha sido vendido a Nepaleses no ano do covid, e que ele foi o único que ficou a ensinar-lhes e faltava-lhe dois anos para a reforma. quer dizer, o restaurante continua a chamar-se "A Cocheira Alentejana", tem comida que mais ou menos parece alentejana, mas apenas tem um empregado português. tragicómico. :)))

    3) e nem os lugares mais inóspitos se salvaram. fiz um belo passeio até São Pedro Moel e fiquei estupefacto com as "casinhas" que se têm construido nas praias da estrada Atlântica. aquilo depois da praia da Pedra do Ouro parece uma Quinta do Lago mais pobrezinha. das pessoas que se vêem a passear nos passadiços de madeira entre as diferentes praias, 50% são ingleses.
    onde antes havia apenas pinhal e praia, agora há pinhal + eucaliptos + condomínios privados. partiu-me o coração ver tanta mata ardida substituida por eucaliptais, e tanta urbanização.
    mas fora de nostalgia, parece-me um bom investimento, porque tirando a meia dúzia de casas/edifícios construídos nos 80s e 90s agora é apenas V3 e V4 e pode-se ver pela foto aérea que aquilo tem potencial para ficar "in"!! ou melhor...... humanos "in", pinhal plantado pelo rei D.Dinis nos idos anos de 1300 "out"! looooooool
    viva o dinheiro! se houver crise/recessão grave e baixarem os preços ainda sou capaz de comprar qualquer coisa lá, afastado da erosão costeira, de preferência - sempre achei a mata atlântica a zona mais bonita do concelho de Alcobaça, e ficando mais velho cada vez acho mais piada a estes lugares costeiros um bocado desconfortaveis da nossa bela costa Oeste. ah, e em São Pedro Moel comi um belo prato de berbigão! é o que é, sigaaaaa!!

    https://www.idealista.pt/imovel/32108095/

    https://www.imovirtual.com/pt/anuncio/moradia-v4-com-piscina-na-pedra-do-ouro-ID19S9U

    Concordam com este comentário: hsousa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  15.  # 18

    Colocado por: SalvadorPSem exagero. Comprei um apartamento por 53k, já semi restaurado (faltava portas e cozinha). Já na altura o mais barato que se encontrava era 65/70 aqui em caldas. Aqui há dias a minha companheira viu um na net no mesmo bloco de predios (mesma construção, mas um predio diferente) sem estar restaurado, 150k. Não sei se vende ou não. Secalhar não. Mas se pedem 150 por um velho, acho que eu podia pedir 150 pelo meu bem restaurado.

    Por acaso as Caldas (cidade onde nasci e que muito gosto de visitar), não aproveitou este boom para se regenerar, continua muito igual, alguns prédios novos, mas os antigos continuam por restaurar...alguns no centro então estão péssimos. E aquele edifício junto ao parque (já não me lembro se era hospital, convento ou escola) dá uma imagem péssima da cidade.

    Os valores dos apartamentos não acompanhei por aí, mas um pouco mais a sul na Lourinhã o boom tb chegou e n faço ideia porque (está mais perto da costa?).
  16.  # 19

    Colocado por: rguerreiro79Moro no Cacém e conheço bem as zonas à volta. Não me parece que um estrangeiro venha comprar um T3 novo no Cacém por 380k ou 420k em Odivelas

    Falei a semana passada com o dono de uma imobiliária dessa zona (Cacém), diz q as vendas caíram a pique (n falámos dos preços).
    Mas lá está quem procura casa ai não terá muito pode de compra, será assalariado, ou seja das classes onde mais se faz sentir o aumento dos juros e que o acesso ao crédito tem mais impacto
  17.  # 20

    Colocado por: SalvadorPIsto já anda para explodir desde sabe-se lá quando.

    Não vejo dessa forma.
    Desde há uns anos - vide tópicos de uma suposta bolha já em 2018(!) - que muito gente se queixava aqui que as casas estavam caras (para o bolso médio do português e até para os seus próprios bolsos) e, por isso, "o mercado iria ter que rebentar".
    Ora, mas isso não era mais do que meramente "whishful thinking", pois não tinha sustentação.

    Neste momento, mesmo ignorando uma panóplia de outros aspectos, temos a pressão dos juros que pesa muito e directamente na carteira da maior parte dos compradores.

    Colocado por: NTORIONFalei a semana passada com o dono de uma imobiliária dessa zona (Cacém), diz q as vendas caíram a pique (n falámos dos preços).
    Mas lá está quem procura casa ai não terá muito pode de compra, será assalariado, ou seja das classes onde mais se faz sentir o aumento dos juros e que o acesso ao crédito tem mais impacto

    Isto faz sentido e é o esperado.

    Quem antes estaria comprador de casas um pouco mais caras, também está agora com um orçamento mais apertado.
    Quem já comprou há uns anos, será menos provável que faça upgrade nesta altura. Não pressiona o mercado pela procura, mas também não o alivia pela oferta.

    Possivelmente entraremos numa altura onde seja vantajoso investir a médio prazo para quem tenha capital próprio.
 
0.0326 seg. NEW