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  1.  # 1

    Aproximadamente 600 Km num fim de semana que já de si é desgastante... 250 km Coimbra-chaves (feitos sexta ao fim a tarde ou sábado de manhã) + 120-150 Km Chaves-Braga no sábado à tarde ou Domingo de manhã (dependendo de usar AE ou nacional, esta última bem mais agradável) + 200 Km Braga-Coimbra no domingo à tarde.

    Com a Skoda conseguiria fazer isto 2x sem abastecer e é obviamente um carro enorme e super confortável onde posso levar "a casa às costas". Mas começo a sentir-lhe "coisinhas" que vão dar chatices caras no futuro, é quase certo. Tipo um trepidar ao arrancar que se vai tornado mais frequente (= embraiagem nova em breve, apesar de ter apenas 80.000 km e ser conduzida com cuidado e maioritariamente fora de cidade).

    O ideal era mesmo um segundo EV, em adição ao Leaf. Aliás, já aqui referi algures que queria desafiar a esposa a irmos de Leaf para um dos fins de semana em família e ver como corre. Há postos de carga rápida pelo caminho, e também em Chaves (Lidl, logo ao lado dos meus sogros), mas não perto da minha mãe, o que obrigaria a mais uma paragem logo ao sair de Braga, antes de seguir de novo para Coimbra. E também não sei o quanto é que essas cargas rápidas vão contribuir para o desgaste das baterias, se bem que seriam umas 3 cargas por mês.
  2.  # 2

    Colocado por: pcspinheiroTipo um trepidar ao arrancar que se vai tornado mais frequente (= embraiagem nova em breve, apesar de ter apenas 80.000 km e ser conduzida com cuidado e maioritariamente fora de cidade).

    Eu tive um problema desses, pensava que era a embraiagem mas na realidade era um apoio do motor partido
  3.  # 3

    Já estou farto de lhes dizer na Skoda que vejam isso, também sugeri apoio porque me parece que há muita vibração do motor, e algum clac clac que sugere isso, mas é sempre " não é nada"...
    • eu
    • 28 setembro 2022

     # 4

    Colocado por: pcspinheiroTipo um trepidar ao arrancar que se vai tornado mais frequente (= embraiagem nova em breve, apesar de ter apenas 80.000 km e ser conduzida com cuidado e maioritariamente fora de cidade).


    Quase de certeza que é o volante bimassa. É carote, de facto.
    • mafgod
    • 28 setembro 2022 editado

     # 5

    Colocado por: pcspinheiroAproximadamente 600 Km num fim de semana que já de si é desgastante... 250 km Coimbra-chaves (feitos sexta ao fim a tarde ou sábado de manhã) + 120-150 Km Chaves-Braga no sábado à tarde ou Domingo de manhã (dependendo de usar AE ou nacional, esta última bem mais agradável) + 200 Km Braga-Coimbra no domingo à tarde.
    Um Niro ou um Kauai64 assentava aí que nem ginjas :-) usado, obviamente :-)

    Ou então fazer concessões e ir de Leaf... tipo, tenho de fazer uma CR, que seja, e aproveito para umas compras ou um lachito/café...
    Com o € que poupas face ao ICE, dará provavelmente para uns extras.
    Vais demorar um pouco mais? Sim, visto que terás de parar, mas se aproveitares para fazer algo, a paragem nem se nota.
  4.  # 6

    Efectivamente o trepidar parece mais a embraiagem a agarrar aos saltos... E não faz sentido num carro que fez a maioria dos 80.000 Km em estrada aberta, por assim dizer. Sempre conduzido com bom senso. Se calhar precisa de ser mais usada ! 👿👿👿 E também acho que há bastante vibração pela coluna de direcção quando a maior velocidade, sobretudo em maior esforço. Mas pronto, vou deixar o off-topic terminando por dizer que a inacção da Skoda em tentar sequer identificar os problemas de que me queixo tem sido exemplar. Há sempre uma desculpa, nunca é nada, ou é algo que não é com eles, tipo culparem pneus... Cheguei a queixar-me de um grilar no ventilador da cabine nas manhãs frias e húmidas, e até a mostrar um vídeo do problema, mas tinham que ser eles a ver na oficina e, por magia, no dia em que lá deixei o carro durante a noite dizem que não fez o ruído e que não podem fazer nada... Já não posso. Gosto do carro, detesto a serviço 🤬 E pagar-lhes 250€ anuais por 5L de óleo + 150€ por uma "inspecção" anual (em que devem marcar as cruzes na folha sem sequer olharem para o carro), não obrigado...
  5.  # 7

    Colocado por: mafgodUm Niro ou um Kauai64 assentava aí que nem ginjas :-) usado, obviamente :-)

    Ou então fazer concessões e ir de Leaf... tipo, tenho de fazer uma CR, que seja, e aproveito para umas compras ou um lachito/café...
    Com o € que poupas face ao ICE, dará provavelmente para uns extras.
    Vais demorar um pouco mais? Sim, visto que terás de parar, mas se aproveitares para fazer algo, a paragem nem se nota.


    Efectivamente seriam uma boa opção, embora um grande passo abaixo em termos de carro para longos kms... Penso que uma das reticências da esposa virão também daí, embora tenhamos feito estas viagens no Opel astra durante muitos anos. Aliás, como disse, eu por mim vendia a skoda e andava com a astra a gpl por uns tempos. Com 385.000 Km ainda tem a embraiagem de origem (e se precisar de nova são 70€ + mão de obra), as manutenções são baratas e feitas por mim, e as reparações tem sido também feitas por mim. Só o que gasto com a skoda em seguro, revisão e inspecção dá-me para pagar ~15 depósitos de GPL que me fazem quase 8000 km, por isso o conforto fica caro...
  6.  # 8

    EDP e UVE lançam manual para simplificar a adesão à mobilidade elétrica

    Este manual para futuros e atuais utilizadores de veículos elétricos ajuda a compreender as diferenças na autonomia dos diversos veículos elétricos, as diferentes possibilidades de carregamento, assim como outras informações relevantes, como sejam tornar a condução dos veículos elétricos mais eficiente, mais económica e muito mais agradável.
    Comprou um veículo elétrico? Parabéns!

    Para quem tem curiosidade ou está a ponderar comprar, vale a pena ver o PDF.
    • RCF
    • 28 setembro 2022

     # 9

    Colocado por: pcspinheiroSó o que gasto com a skoda em seguro, revisão e inspecção
    e IUC
  7.  # 10

    Colocado por: pcspinheiroEfectivamente o trepidar parece mais a embraiagem a agarrar aos saltos..

    Precisamente os mesmo sintomas do meu Audi A4 e era os apoios do motor partidos
  8.  # 11

    Um amigo mecânico também juntou à confusão dizendo que o arranque aos soluços enquanto a embraiagem está a "pegar" é comum quando houve contaminação do disco com óleo. E efectivamente o carro tem o que o concessionário diz ser uma pequena fuga de óleo de caixa (eu vi a forra inferior bem escorrida) e é possível que o que quer que causou a fuga para fora possa ter causado alguma fuga para dentro. Mas "não é nada" dizem eles. Karma seria eu dar o carro à troca nesse concessionário ;-)
  9.  # 12

    Estive ontem na Skoda para aproveitar o OBD do skoda connect (grátis por enquanto) e pedi um valor para uma Octavia PHEV. O valor PVP é muito alto, €42k. Mas, aparentemente, conseguem-me um veículo "para impostos" por menos de 34k novo, mas só lá para Abril.

    Acho que neste momento vou é vender a Superb e andar com o Opel uns peses enquanto tomo alguma decisão...
    • ztbv
    • 29 setembro 2022

     # 13

    Ao comprar um Dácia, pretendo também comprar o cabo de carregamento doméstico, mais 350€. Assim não farei nenhuma alteração para carregar o carro. Diz que demora a carregar cerca de 14h o que para mim não será problema. Este tempo de carregamento (14h) vai interferir na durabilidade da bateria?
  10.  # 14

    Consegues um cabo para carregar em casa até 16A bem mais barato que 350€.
    Manda-me mensagem privada se quiseres mais detalhes.

    A bateria do Dacia Spring é de 25kWh, o que caregando a 10A (2,3kW) seriam precisas no máximo quase 11h dos zero aos cem por cento.
    Se carregar a 16A (3,7kW), já só precisa de no máximo quase 7h.

    O demorar mais tempo a carregar não tira a durabilidade da bateria.
    As cargas rápidas é que podem eventualmente acelerar a degradação da bateria, carregar a 10A ou mesmo a 16A estamos a fazer cócegas à bateria.
    Repare que quando acelera e desacelera, a energia envolvida é muito superior a 3,7kW :-)
  11.  # 15

    Colocado por: pcspinheiroAcho que neste momento vou é vender a Superb e andar com o Opel uns peses enquanto tomo alguma decisão...
    É a meu ver a melhor decisão.

    Contudo, ponderar um PHEV a esse preço é para mim um má decisão.
    Colocado por: pcspinheiropedi um valor para uma Octavia PHEV. O valor PVP é muito alto, €42k. Mas, aparentemente, conseguem-me um veículo "para impostos" por menos de 34k novo, mas só lá para Abril.
    Já tem atualmente, Niro64/Kauai64 por essa ordem de valores.

    Ainda se diz por aqui e ali, que os cem por cento elétricos são caros, este PHEV custa novo custa praticamente o mesmo que um Niro64 novo!!!
    E se o comprar em janeiro do próximo ano, ainda poderá receber do fundo ambiental uns euros valentes...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ztbv
    • ztbv
    • 29 setembro 2022

     # 16

    Não existe nenhum adaptador para colocar na tomada doméstica para poder carregar com o cabo que ele trás de origem, modo 3 tipo 2 (compatível com a WallBox).
    • mafgod
    • 29 setembro 2022 editado

     # 17

    Esse adaptador é o EVSE, a tal caixinha que vem nos cabos para se carregar em casa ou estão dentro das boxes, wallboxes ou postos públicos.
    Para usar o cabo de rua, o tal adaptador teria de ter uma tomada tipo 2 semelhante aos postos d erua por exemplo... ou então, o tal adaptador já tem a ficha para o teu carro e só usas este.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ztbv
  12.  # 18

    Colocado por: mafgodÉ a meu ver a melhor decisão.

    Contudo, ponderar um PHEV a esse preço é para mim um má decisão.
    Já tem atualmente, Niro64/Kauai64 por essa ordem de valores.

    Ainda se diz por aqui e ali, que os cem por cento elétricos são caros, este PHEV custa novo custa praticamente o mesmo queum Niro64 novo!!!
    E se o comprar em janeiro do próximo ano, ainda poderá receber do fundo ambiental uns euros valentes...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ztbv
      niro.png


    Concordo e discordo. Conseguiria este PHEV de €42k com nível de equipamento quase de topo por ~€34k, novo 0 Km e com a garantia de fábrica, o que ainda está bem longe desses €41k (menos os eventuais 3k de incentivo). E os ~60 km de autonomia eléctrica chegam para ~90% da utilização que lhe darei. Por outro lado, é um carro maior, mais espaço e, atrevo-me a dizer, deve ser bem mais confortável. Não sei o que "custa" fazer 500-600 km num niro/kauay em AE, mas posso dizer que na minha Superb é um passeio muito confortável só atrapalhado pela hérnia discal, que não gosta de me ter sentado muito tempo.

    Mas também acho que a melhor opção é vender o Superb enquanto me dão qualquer coisa de jeito por ele, só falta convencer a esposa melhor. O Opel anda bem, ainda hoje o trouxe e gosto da suavidade do motor a gasolina. Servirá bem para andar uns meses até ter solução pensada e ponderada. Mas dependemos sempre da sorte... pensei que a Superb ia ser carro para 20 anos como a Opel, mas já me está a fazer muita comichão para justificar manter... Adoro o carro, o espaço IMENSO do interior e da mala, a economia, mas enfim...
    • eu
    • 29 setembro 2022

     # 19

    Vender o Superb só porque precisa de manutenção ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iko
  13.  # 20

    Colocado por: euVender o Superb só porque precisa de manutenção ?


    Não é manutenção, são reparações caras... Embraiagem e/ou volante bimassa aos 80.000 km?... se eu abusasse do carro era uma coisa, mas é conduzido com sensatez. Fugas de óleo na caixa e motor que a garantia não cobre? Vibrações que "não são nada" ou "isso é pneus" (mesmo depois de os mudar) mas que lá estão e que não me dão segurança para andar a mais de 120 km/h? Ok, é para lá do limite, mas por favor... a 140 o carro abana notoriamente, já reparei as jantes porque tinha uma um pouco empenada (vá-se la saber porquê, nunca toquei num passei nem meti rodas em buracos... continua a vibrar. Já sugeri que vissem rolamentos, cubos de roda, veios de transmissão ou juntas homocinéticas, dizem que não tem nada), equilibrei rodas n vezes... já rectifiquei e troquei discos porque começou a tremer a travar, passou uns tempos mas está outra vez igual? O ventilador da cabine faz um, grilar quando está frio (até mostrei vídeo), não ouvem quando lá deixo o carro?

    É um pouco desilusão com o carro mas também com o concessionário... Mas acredite que, se vender, é com muita pena. Aquilo é de facto soberbo (superb haha). Honestamente não sei o que faça, tenho receio de ficar com ele e de hoje para amanhã ter mesmo que pagar 3-4.000€ a reparar isto tudo, o que quer que seja...

    Edit: Além de que é um veículo que fez sentido para andar com as tralhas todas das crianças às costas (já não se aplica, cresceram...) e para os 5% de utilização em viagens longas... São mais 2 motivos que me levam a pensar que um PHEV ou EV é mais sensato, mas é claro que vou ter que meter mais € em cima. Não vamos pensar como a esposa, que queria um carro de 7 lugares para, talvez eventualmente, andar com os pais 1x/ano...
 
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