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    • eu
    • 29 setembro 2022

     # 1

    Colocado por: pcspinheiroNão é manutenção, são reparações caras...


    O que é mais caro, uma reparação de 1500 € ou a compra de um VE por 40,000 € ?

    Se quiser mudar de carro, tudo bem, mas do ponto de vista financeiro não faz sentido trocar por causa de uma reparação de 1500 €.

    Apenas a minha opinião; obviamente cada um faz o que quer com o seu dinheiro.
    Concordam com este comentário: smart
  1.  # 2

    Tem razão que não faz sentido trocar de carro por uma reparação. Aliás, financeiramente, trocar de carro sem que o anterior esteja morto raramente faz sentido, porque compensar o valor do novo pelo seus mais baixos consumos, ou isenção de IUC, ou o que quer que seja, é ilusão. Mas se me arranjar quem repare isto tudo por 1500€ fico bem agradecido (sem ironia)!
    Pelo que percebo, tirar a caixa para trocar a embraiagem implica desmontar o sub-chassis, não é qualquer um que o faz e deixa alinhado ao montar. No concessionário, onde isso seria em principio feito correctamente, são mais de 2000€ só em peças. A fuga de óleo no vedante da cambota implica desmontar a distribuição, só em mão de obra :-(
    Os problemas de tremer em velocidades acima dos 140 km/h, posso começar por equilibrar de novo as rodas (mais uma vez), depois assumir que as jantes não ficaram bem reparadas e meter novas (vá, 600€ por baixo), mas podem ser (também) pneus, uns 600€ também. Os eventuais problemas de discos ao travar posso resolver eu com 100€, ou até que sejam rolamentos também resolvo sozinho. Mas pronto, como vê vai somando.

    Claro que mesmo que conseguisse uma boa retoma por este e ainda tivesse que pagar uns 11-12k extra por um PHEV dificilmente ia ver esta diferença de volta só nas poupanças em combustível, pois continua a pagar IUC e a ter que fazer revisões etc. Já por EV não sei, tudo dependeria do valor de compra, mas não daria para um com boa autonomia que fosse novo.
    Numa situação em que não precisasse de fazer viagens regulares de 600 km ao Norte e apenas precisasse de um carro grande para aquela viagem de verão, até alugava um carro e aguentava com o Opel no dia-a-dia. Não tenho vergonha de andar com um carro velho :-)
  2.  # 3

    acho que precisa é de ir a um mecânico em condições...
  3.  # 4

    Colocado por: pcspinheiroAproximadamente 600 Km num fim de semana que já de si é desgastante... 250 km Coimbra-chaves (feitos sexta ao fim a tarde ou sábado de manhã) + 120-150 Km Chaves-Braga no sábado à tarde ou Domingo de manhã (dependendo de usar AE ou nacional, esta última bem mais agradável) + 200 Km Braga-Coimbra no domingo à tarde.

    Com a Skoda conseguiria fazer isto 2x sem abastecer e é obviamente um carro enorme e super confortável onde posso levar "a casa às costas". Mas começo a sentir-lhe "coisinhas" que vão dar chatices caras no futuro, é quase certo. Tipo um trepidar ao arrancar que se vai tornado mais frequente (= embraiagem nova em breve, apesar de ter apenas 80.000 km e ser conduzida com cuidado e maioritariamente fora de cidade).

    O ideal era mesmo um segundo EV, em adição ao Leaf. Aliás, já aqui referi algures que queria desafiar a esposa a irmos de Leaf para um dos fins de semana em família e ver como corre. Há postos de carga rápida pelo caminho, e também em Chaves (Lidl, logo ao lado dos meus sogros), mas não perto da minha mãe, o que obrigaria a mais uma paragem logo ao sair de Braga, antes de seguir de novo para Coimbra. E também não sei o quanto é que essas cargas rápidas vão contribuir para o desgaste das baterias, se bem que seriam umas 3 cargas por mês.

    Hum
    Esse trepidar no arranque, habitualmente é o volante do motor. Claramente defeito de fabrico. Trocar de embraiagem com 80 mil kms nao faz sentido apresentar tal desgaste, mas represente trocar o conjunto completo (volante motor mais embraiagem)..sob pena de ficar igual.
    Está fora da garantia? Certo?
    Existem motores desses com 500 mil sempre a rolar..
  4.  # 5

    Colocado por: pcspinheiroTem razão que não faz sentido trocar de carro por uma reparação. Aliás, financeiramente, trocar de carro sem que o anterior esteja morto raramente faz sentido, porque compensar o valor do novo pelo seus mais baixos consumos, ou isenção de IUC, ou o que quer que seja, é ilusão. Mas se me arranjar quem repare isto tudo por 1500€ fico bem agradecido (sem ironia)!
    Pelo que percebo, tirar a caixa para trocar a embraiagem implica desmontar o sub-chassis, não é qualquer um que o faz e deixa alinhado ao montar. No concessionário, onde isso seria em principio feito correctamente, são mais de 2000€ só em peças. A fuga de óleo no vedante da cambota implica desmontar a distribuição, só em mão de obra :-(
    Os problemas de tremer em velocidades acima dos 140 km/h, posso começar por equilibrar de novo as rodas (mais uma vez), depois assumir que as jantes não ficaram bem reparadas e meter novas (vá, 600€ por baixo), mas podem ser (também) pneus, uns 600€ também. Os eventuais problemas de discos ao travar posso resolver eu com 100€, ou até que sejam rolamentos também resolvo sozinho. Mas pronto, como vê vai somando.

    Claro que mesmo que conseguisse uma boa retoma por este e ainda tivesse que pagar uns 11-12k extra por um PHEV dificilmente ia ver esta diferença de volta só nas poupanças em combustível, pois continua a pagar IUC e a ter que fazer revisões etc. Já por EV não sei, tudo dependeria do valor de compra, mas não daria para um com boa autonomia que fosse novo.
    Numa situação em que não precisasse de fazer viagens regulares de 600 km ao Norte e apenas precisasse de um carro grande para aquela viagem de verão, até alugava um carro e aguentava com o Opel no dia-a-dia. Não tenho vergonha de andar com um carro velho :-)

    Hum
    Kit de embraiagem com volante motor, novos, das marcas Sachs, luk ou Valeo por 600 oiros, é mandar vir pelo auto peças 24 e bota um mecânico de confiança a montar e da lhe 100 paus .
  5.  # 6

    Só faz reparações dessas na marca quem não sabe o que fazer ao dinheiro.
    Eu continuo a dizer que não deve ser tão grave como diz, o meu Audi A4 tinha esses sintomas todos e eram os apoios do motor partidos, devido a umas lombas muito altas.
    Coloque o carro num elevador e com o elevador de motores já dá para ver o estado dos apoios
  6.  # 7

    Colocado por: smart
    Hum
    Esse trepidar no arranque, habitualmente é o volante do motor. Claramente defeito de fabrico. Trocar de embraiagem com 80 mil kms nao faz sentido apresentar tal desgaste, mas represente trocar o conjunto completo (volante motor mais embraiagem)..sob pena de ficar igual.
    Está fora da garantia? Certo?
    Existem motores desses com 500 mil sempre a rolar..


    Colocado por: smart
    Hum
    Esse trepidar no arranque, habitualmente é o volante do motor. Claramente defeito de fabrico. Trocar de embraiagem com 80 mil kms nao faz sentido apresentar tal desgaste, mas represente trocar o conjunto completo (volante motor mais embraiagem)..sob pena de ficar igual.
    Está fora da garantia? Certo?
    Existem motores desses com 500 mil sempre a rolar..


    Também não acho normal, com esta quilometragem e cuidados no uso. Ainda está uns meses dentro de uma extensão de garantia, mas não é algo que o carro faça SEMPRE, e como é óbvio, os mecânicos do concessionário nada vêem e nada ouvem. Parece ser pior com o motor quente, depois de conduzir uns km. O meu amigo mecânico acha que é óleo no disco e pode ter razão porque há fuga de óleo na caixa (pouco, segundo a marca e não coberto por garantia). Embraiagem também é considerado peça de desgaste e, mesmo que vissem, não estaria coberto. Pode ser ambos, volante e embraiagem, porque também moto o que parece vibração excessiva a mais velocidade/carga do motor ..
  7.  # 8

    Colocado por: smart
    Hum
    Kit de embraiagem com volante motor, novos, das marcas Sachs, luk ou Valeo por 600 oiros, é mandar vir pelo auto peças 24 e bota um mecânico de confiança a montar e da lhe 100 paus .


    Sei bem que se consegue comprar peças de qualidade até por menos do que diz, costumo reparar quase tudo no velho Opel e também já troquei pastilhas e travões na Skoda. Mas não é só estalar os dedos para fazer o trabalho de voltagem e embraiagem... A caixa tem que sair e isso implica tirar o sub chassis e depois deixá-lo alinhado. É trabalho de dias, não horas, e para quem sabe bem o que está a fazer. Mas sim, muito menos que no concessionário.
    Concordam com este comentário: smart
  8.  # 9

    Colocado por: dom123Só faz reparações dessas na marca quem não sabe o que fazer ao dinheiro.
    Eu continuo a dizer que não deve ser tão grave como diz, o meu Audi A4 tinha esses sintomas todos e eram os apoios do motor partidos, devido a umas lombas muito altas.
    Coloque o carro num elevador e com o elevador de motores já dá para ver o estado dos apoios


    Já sugeri os apoios do motor ao concessionário, até porque quando largo o acelerador mais depressa e meto o pé á embraiagem (ao chegar ao cimo da subida da garagem, por exemplo), noto que parece haver algum "jogo" do motor. Mas acha que olharam? O chefe de oficina adivinha sempre que "não é nada" e pronto. Acha que não gostava de pegar neles pela mão e obrigar a ver? E assim vão empurrando até acabar a garantia... Se tivesse um elevador facilmente desmontava a forra inferior e verificava o estado dos apoios, mas sem isso só um deles é visível por cima (nem mais o do lado oposto da caixa) e esse está ok.

    Tristemente, as poucas coisas que me repararam no carro fui eu que diagnostiquei, porque as minhas queixas " era tudo normal"... Honestamente, culpo o chefe de oficina, que deve ter indicação de chutar para canto tudo o que for possível. Tive contacto com um mecânico quando o chefe estava de férias, e a quem me queixei das fugas de óleo, e fiquei com boa impressão. E se não fosse eu a sinalizar isso, que vi quando troquei os discos, eles não viam. Paga um gajo 150€ por uma inspeção anual (para além da revisão) e eles nem para o caro devem olhar. Esta última fiz reset e esquece!
    • dom123
    • 29 setembro 2022 editado

     # 10

    Colocado por: pcspinheiroSe tivesse um elevador facilmente desmontava a forra inferior e verificava o estado dos apoios,

    Vai a uma garagem e em 5 minutos tira isso a limpo.
    Faça um teste, tipo numa saída de uma rotunda, com a direção virada, em segunda acelere a fundo e veja se ouve algum barulho.

    Para se ver bem o estado dos apoios tem que se elevar o motor com um elevador próprio, pois a olho nu não se consegue ver o estado....
    Os meus partiram por dentro e a olho nu aparentavam estar bons, mas mal se elevou o motor viu-se que estavam partidos
  9.  # 11

    Trata demasiado bem o carro. Dê-lhe coça. Menos mimo.
  10.  # 12

    Colocado por: SirruperTrata demasiado bem o carro. Dê-lhe coça. Menos mimo.


    Sim, começo a pensar que é o problema... Esse meu amigo de infância que é mecânico tem um Jetta dos pais dos anos 80 ou 90 que anda sempre na esgalha, sempre a levar porrada e continua a andar. Não sei, no entanto, quantas vezes o reparou e em que extensão 😅. Mas nessa altura os carros eram feitos para durar.
  11.  # 13

    Colocado por: smartda lhe 100 paus .


    Boa piada.
    • smart
    • 29 setembro 2022 editado

     # 14

    Colocado por: JotaP

    Boa piada.

    Hum
    Paguei 80..
    Dá para uma hora na oficina na marca.
    2 horas cá fora.
    Uma manhã com um amigo.
  12.  # 15

    80€ uma hora para fazer o que? Focar faróis?
    • smart
    • 29 setembro 2022 editado

     # 16

    Hum.
    Estou a referir me a mudar embraiagem e volante do motor.
    Cada um paga o que quer e a quem quer.
    Outros procuram soluções.
    Simples
    Desculpem desviar o tema do tópico.
  13.  # 17

    Só para terminar o off-topic, acho que alguns amigos não tem a noção do que é trocar o volante do motor e embraiagem. Eu que me dou bem com mecânica e diy demorei umas duas horas a trocar os discos e pastilhas do carro. Mas não tenho elevador e sou um perfeccionista. Por exemplo, aperto os parafusos todos com a força recomendada, não é até não dar mais. Mas pronto agradeço o input.
  14.  # 18

    Colocado por: pcspinheiroSó para terminar o off-topic, acho que alguns amigos não tem a noção do que é trocar o volante do motor e embraiagem

    Eu tenho pois já os troquei no meu Audi e posso dizer que é uma manhã de trabalho, isto a correr bem.
  15.  # 19

    O off topic até é interessante.
    É esta mais uma razão para preferir um BVE, muito mais simples que um ICE ou um PHEV.
    • eu
    • 30 setembro 2022

     # 20

    Colocado por: pcspinheiroacho que alguns amigos não tem a noção do que é trocar o volante do motor e embraiagem.

    É uma operação que qualquer oficina decente faz num dia.

    Infelizmente os novos carros têm imensos problemas com volantes bi-massa, pelo que as oficinas estão mais que habituadas a fazer esta operação.
 
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