Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostava de lançar o desafio de falarmos aqui no foróum sobre as experiências BIM que Donos de Obra, Técnicos e Construtores tenham tido nos últimos tempos, dentro e fora de Portugal.

    Estão abertas as "hostilidades"!
  2.  # 2

    Bom tópico.

    Apesar de já ter feito formação nesta área (ou melhor, em Revit e não especificamente em BIM que é bem diferente), parece-me que a maioria dos Donos de Obra não estão dispostos a suportar os custos de um projecto em BIM. Também é uma realidade que poucos conhecem, pelo que se estivessem mais informados acredito que em algumas empreitadas faria todo o sentido.

    No entanto, tenho uma percepção que neste momento o próprio mercado oferece poucos gabinetes que efectivamente usem BIM. Os que usam Revit encaram como uma substituição do Autocad e apenas vêem as vantagens a nível de desenho (principalmente em casos de alteração de projecto) e em ter 3D's para mostrar ao cliente, e muito pouco na questão central do BIM que é a coordenação entre especialidades, orçamentação ao longo da obra e manutenção na vida útil do edifício.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  3.  # 3

    porquê o titulo em inglês?
    Concordam com este comentário: sousa tavares
  4.  # 4

    Trabalho em Archicad. Encontro poucos colegas a trabalhar em BIM.

    Há mais questões em que o BIM é útil, antes de chegar sequer à orçamentação.

    Até agora não encontrei em Portugal um atelier que tirasse partido a fundo do BIM.
  5.  # 5

    Colocado por: acaciosporquê o titulo em inglês?


    Para que pessoas como o Sr. Acacios venham cá espreitar ;)
  6.  # 6

    Colocado por: ADROatelierexperiências BIM que Donos de Obra,


    Para os DO leigos como eu, fiquei a pensar para que serviria, ainda tenho dúvidas que a mim sirva de alguma coisa mas...

    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/BIM


    BIM[1](ou Building Information Model) que significa Modelagem da Informação da Construção ou Modelo da Informação da Construção é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício.

    É um modelo virtual, e esse modelo não é constituído apenas de geometria e texturas para efeito de visualização. Mas, trata-se de uma construção virtual equivalente a uma edificação real, possuindo assim, muitos detalhes no tocante a composição dos materiais de cada elemento, como portas, janelas, etc. Isso permite simular a edificação e entender seu comportamento antes de sua construção real ter sido iniciada. O modelo BIM pode ser utilizado para visualização tridimensional, para auxiliar nas decisões de projeto e comparar as várias alternativas de design e a “vender” seu design para o cliente.

    Quanto as alternativas de gerenciamento, já que todos os dados são armazenados dentro de um arquivo “BIM”, cada modificação na modelagem da edificação será automaticamente replicada em cada vista, como plantas, seções e elevações. Isso não só ajuda a documentar o projeto de forma mais rápida, mas também proporciona maior segurança e qualidade com a coordenação automática de todas as vistas. Quanto a simulação da edificação, modelos BIM contém mais do que apenas dados de arquitetura. Informações a respeito das demais disciplinas da engenharia, informações de sustentabilidade, e outras características podem ser facilmente simuladas bem antes da construção real.

    Quanto ao gerenciamento de dados, contém informações que não são representadas visivelmente, por exemplo: Informações de cronograma elucidam a quantidade necessária de operários, coordenação dentre outros fatores que podem influenciar na programação do cronograma final. O custo também faz parte do BIM e permite ver e estimar o valor que o projeto possa ter em qualquer etapa durante o projeto. Nem é necessário dizer que os dados do modelo BIM não são somente úteis durante o processo de design e construção do projeto da edificação, mas podem ser utilizados durante todo o ciclo de vida da edificação, ajudando a reduzir o custo operacional e de gerenciamento que é significativamente maior do que o custo total da construção.
  7.  # 7

  8.  # 8

  9.  # 9

    Alguém em Grasshopper?
  10.  # 10

    Colocado por: ADROatelierPara que pessoas como o Sr. Acacios venham cá espreitar ;)


    Sounds interesting
  11.  # 11

    No BIM.... Here
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADROatelier
  12.  # 12

    O Revit é muito bom para o Hollywood.
    Mas a praticabilidade do BIM ainda está muito condicionada.
  13.  # 13

    Colocado por: fredcunhaparece-me que a maioria dos Donos de Obra não estão dispostos a suportar os custos de um projecto em BIM
    parece.. mas todos eles querem 3D..
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  14.  # 14

    A minha primeira investida foi enquanto estagiário num gabinete em Espinho. O Gabinete tb estava a dar os primeiros passos nesse sentido. E por essa razão foi bom pois todos no gabinete sabiam o mesmo. A nivel de aprendizagem foi excelente. Eles hoje apenas usam REVIT para tudo

    Depois quando emigrei essa sabedoria foi uma mais valia, lá fora é muito procurado, quase todo mundo usa BIM, e os gabinetes apenas querem quem saiba trabalhar assim. Na Australia é quase só REVIT e Vectorworks, os programas são sempre muito semelhantes. Quem trabalha num rápidamente faz a transição para outro.

    Gosto muito de trabalhar com BIM, mesmo para desenhar casas pequenas é bom. Ou para estudar probelmas construtivos, rápidamente se cria um modelo da situação em estudo. No entanto, o nosso mercado está um pouco mais atrasado em relação a isso. Enquanto lá fora é habitual a partilha de ficheiros BIM entre engenharias e Arquitecturas por exemplo isso cá praticamente não se usa, por isso mesmo quem usar BIM em Portugal está a utilizar 20 ou 30% do potencial do sistema.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier
  15.  # 15

    Acrescento... O nosso tipo de construção também não tem a necessidade que outras técnicas de construção tem do BIM.... Estou a falar de LSF,wood Frame e afins. Quanto mais modular e standartizada for a construção mais partido tirará do BIM.
    Os empreiteiros também não tiram partido do BIM.
    É a minha sensação por enquanto.
    Já me interessei por isso, fui ao primeiro seminário BIM no LNEC...
    continuo a achar que não se justifica o investimento pessoal, software e de hardware com a realidade portuguesa.
    O que normalmente o pessoal apresenta com archicad,VW ou revit... Consegue se fazer de outras formas por uma fracção do custo...
    Concordam com este comentário: riscos
  16.  # 16

    Neste último comentário, discordo do Pedro.
    Eu também tinha essa idea do BIM, relativamente à construção modular e standardizada.
    Até fazer uma reabilitação em archicad. Mudou a minha noção.

    So os desenhos estarem sempre actualizados entre si, é um descanso
  17.  # 17

    Sim, até ao momento - últimos 20 anos - nunca encontrei em Portugal um empreiteiro que usasse BIM.
  18.  # 18

    Colocado por: ADROatelierSo os desenhos estarem sempre actualizados entre si, é um descanso


    estiverem
  19.  # 19

    Colocado por: acacios

    estiverem

    ?
  20.  # 20

    Colocado por: ADROatelierSo os desenhos estarem sempre actualizados entre si, é um descanso


    So os desenhos ESTIVEREM sempre actualizados entre si, é um descanso
 
0.0217 seg. NEW