Colocado por: JoelMQualquer solução relativa a isso significa o mesmo... Lusopontes (mote engil) a construir e gerir como têm a concessão a 50 anos... onde a vinci é accionista.... pormenores!
Colocado por: N Miguel Oliveira
Coincidências...
Colocado por: HAL_9000por motivos de uma eficiente gestão de dinheiros públicos e desenvolvimento territorial, seria aproveitar o aeroporto de Beja. Implicaria apenas investir uma fracção do dinheiro que vão investir no aeroporto do montijo numa eficiente rede de transportes Beja-Lisboa, nomeadamente por Comboio.
Colocado por: RCF... Vão pagar????? E as concessões que vão ter??? Já calcularam o retorno desse investimento? Depois quando as infraestruturas começarem a dar sinal de precisarem de trabalhos de conservação, acaba a concessão e lá vai entrar o Estado(portugueses) a pagar as contas das obras enquanto os grandes encheram os bolsos. Se não fosse uma galinha do ovos d'ouro não andavam tantos atrás dela para a apanhar.... Até parece um treino para os maratonistas da Eritreia ou Etiópia... Só comem depois de apanhar a galinha...!!
olhe que não...
qual o custo do aeroporto no Montijo?
qual o custo de uma ligação ferroviária de Beja a Lisboa?
Basta isso, para concluir estar equivocado.
Mas, para além disso, quem vai pagar o aeroporto será a ANA/VINCI e não o Estado português. Creio que muitos dos comentadores anteriores se estão a esquecer disso...
Colocado por: RCF
olhe que não...
qual o custo do aeroporto no Montijo?
qual o custo de uma ligação ferroviária de Beja a Lisboa?
Basta isso, para concluir estar equivocado.
Mas, para além disso, quem vai pagar o aeroporto será a ANA/VINCI e não o Estado português. Creio que muitos dos comentadores anteriores se estão a esquecer disso...
Colocado por: Kruz... Vão pagar????? E as concessões que vão ter??? Já calcularam o retorno desse investimento? Depois quando as infraestruturas começarem a dar sinal de precisarem de trabalhos de conservação, acaba a concessão e lá vai entrar o Estado(portugueses) a pagar as contas das obras enquanto os grandes encheram os bolsos.
Colocado por: HAL_9000com a agravante de ter de se passar a ponte (que já de si não tem trânsito praticamente nenhum).
Colocado por: HAL_9000De momento tenho os aviões que aterram no aeroporto actual a passar por cima do local onde trabalho de 10 e 10 min e garanto-lhe que não é de todo agradável, em termos de ruído sonoro, foram o impacto em temos de poluição
Colocado por: manelvcaqui não haveria nenhuma hipótese? olhando pelas imagens satélites parece haver espaço não urbanizado com aparente tamanho para o aeroporto. sem contar que tem varias AE e a linha férrea ali também
Colocado por: RCFentão e se fosse em Beja, também não teria de se passar a ponte..?Não necessáriamente, ainda que não conheça de todo as ligações ferroviárias já existentes de modo a minimizar os custos e aumentar a eficiência. De qualquer modo continuo a achar que o desenvolvimento que eventualmente se traria aquela zona do país compensaria o investimento. Eu sei que para quem vive e trabalha em Lisboa, o País parece que se resume à Capital, mas não.
Colocado por: condolisboaSim, é a localização ideal para um aeroporto, no meio das serras.
Colocado por: HAL_9000De qualquer modo continuo a achar que o desenvolvimento que eventualmente se traria aquela zona do país compensaria o investimento.
Colocado por: larkheO problema é que as companhias não querem aterrar em Beja iria existir menos voos para Portugal, e isso significaria menos turistas o que seria bom para a situação social do Pais, mas muito mau para o Turismo.
Mesmo no Montijo há companhias que já fizeram saber que não tem interesse em voar para lá.
Colocado por: N Miguel Oliveira
A preocupação maior é para com os turistas que nos visitam, ou para com os que cá vivem?
É que se é pelo turista, porque é que não se deixa a Portela para o turista? E que os habitantes locais se sacrifiquem a ir para o Montijo... ou para o Porto, Faro?
É interessante ver a solidariedade capitalina para com o emigrante de Bragança, que além de ir ao Porto, ainda faz ponte aérea em Lisboa. Porque é que o lisboeta não pode fazer o mesmo caminho, ir apanhar o avião ao Porto?
É bem verdade que há muito turismo, mas parte do avião leva o português emigrante também, e esse, muito provavelmente vem de alguma zona pobre e menos desenvolvida... e longe de Lisboa.
Se já existe um em Beja, porque não usá-lo?... é mais hora, menos hora pó cliente Ryanair...
Porque não Monte Real? E ajudar quem vive em Coimbra, Leiria, Aveiro? Porque não dinamizar essas cidades com turismo também?
E esses portugueses? Porquê obrigá-los a ir a Lisboa/Porto? Não lhes podia facilitar um bocadinho a vida?
Portugal tem pouca população. Ainda precisa de mais um aeroporto? E gerir o tráfego pelos que JÁ tem?
Porque não tirar todos os voos (com destinos de emigração, tipo Toronto etc.) da Portela?
Se a prioridade de Lisboa é o Turismo usem a Portela só para isso...
Colocado por: larkheO aeroporto não é para os Portugueses, para esses o que temos chegava bem
Colocado por: JoelMEu onde estou se quiser ir de norte a sul do país demoro no mínimo 24h a conduzir... Para fazer 480km entre as duas maiores cidades são quase 8h de condução sem uma única auto estrada... O aeroporto secundário fica a 1,5h de distância do centro da cidade e não tem sequer comboio directo.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Pois, mas em Lisboa confunde-se o país (certamente rico) onde você está, com algum de 3º mundo.
Em vez de se pensar em trabalhar para o bem de uma nação, o importante é poupar 1h a quem está de férias..
Colocado por: luisvvParece-me que confunde uma série de conceitos:
Colocado por: luisvv1) Um aeroporto serve os seus passageiros, em primeiro lugar. Ao contrário do que supõe, há muitos motivos para viajar além das férias e uma das vantagens competitivas de Lisboa em vários segmentos é exactamente a proximidade do aeroporto à cidade.