Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: DR1982Pois, a gajo projeta algo impossível, recebe o dele e o DO que se f***!

    Por iSso é que.... existem igualmente estudos previos de estabilidade e normalmente de todos os projectos de instalações técnicas, alem do briefing que é dado antes ao projectista da especialidade.. é que mesmo com um briefing, passado umas semanas, chega o estudo, e está fORa do combinado, sem um justificação TÉcnica plausivel.. Eu, já mandei para tras muito projecto de especialidade... para "revisão e ponderação das escolhas efectuadas face as premissas de projecto e obra"...Isto, sendo meigo...
  2.  # 122

    Colocado por: P_Lopez

    Isto do serviço de assessoria normalmente é pago à hora, certo? Sei que há muitas variáveis, mas para um projecto deste tipo, moradia rés-do-chão + 1º andar (218m2) e cave (80-140m2), será que se consegue este serviço de revisão de projecto por entre 500 e 1000 euros?

    É sensato no momento de chegar a acordo com o projectista informá-lo que se vai recorrer paralelamente a este serviço?

    -


    Foi o que me aconteceu, paguei esse serviço à parte, em termos de custo, supostamente custou 15% do que vou poupar,digo supostamente pq sinceramente sou muito céptico neste aspeto, e pq os orçamentos foram dados todos de acordo com o MQ atualizado pelo q n tenho referência para comparar. Foi contratado esse serviço essencialmente por uma questão de confiança.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  3.  # 123

    hoje em dia quer por força da legislação quer por outros fatores, há demasiada gente envolvida no processo de construção de uma simples casa. "gerir" pessoas é complicado.
    Concordam com este comentário: P_Lopez, zedasilva, Anonimo1710, Pedro Azevedo78, zinna, pipocas4
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  4.  # 124

    Colocado por: Pedro BarradasMas aqui reina a eterna questão, o DO não quer pagar pelos projecto o devido valor.. mas também por outro lado, vê-se muito mau projecto, que é cobrado e bem cobrado!!!.
    exacto.. o DO nao quer pagar esse dinheiro, mas depois o empreiteiro investe o dinheiro para optimizar as coisas e assim poupar/ganhar mais algum...

    o DO pensa que fez um bom negócio e foi enra.... de dois lados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  5.  # 125

    Colocado por: marco1há demasiada gente envolvida no processo de construção de uma simples casa.

    Com a vantagem de que ninguém é responsabilizado por coisa nenhuma.
    Enquanto não mudar este paradigma as coisas continuam como estão.
  6.  # 126

    E é por tudo isso que as empresas que "tratam" de tudo ganham clientes, construir hoje dia é.mesmo uma aventura e quanto mais os trabalhos forem divididos pior! Pelo menos nos projetos que seja o mesmo gabinete a fazer tudo senão começa logo o jogo da empurra!
    • riscos
    • 11 fevereiro 2020 editado

     # 127

    Colocado por: DR1982Pelo menos nos projetos que seja o mesmo gabinete a fazer tudo senão começa logo o jogo da empurra!

    Quantos gabinetes conhece com capacidade para fazer tudo "dentro de casa"? pode ser 1 gabinete mas depois subcontrata algumas especialidades a outros...tal como na construçao
  7.  # 128

    Colocado por: riscosQuantos gabinetes conhece com capacidade para fazer tudo "dentro de casa"? pode ser 1 gabinete mas depois subcontrata algumas especialidades a outros...tal como na construçao

    aqui subcontrato topografia, electricidade e ITED
    o resto é tudo feito cá
    isto numa moradia, claro
  8.  # 129

    Colocado por: riscos
    Quantos gabinetes conhece com capacidade para fazer tudo "dentro de casa"? pode ser 1 gabinete mas depois subcontrata algumas especialidades a outros...tal como na construçao
    Sim mas sao eles que subcontratam, logo é um problema deles, nao vao dizer “ porque o engenheiro que voce contratou isto” ou “ o arquiteto é aquilo”
    Concordam com este comentário: riscos
  9.  # 130

    Colocado por: P_Lopez
    É sensato no momento de chegar a acordo com o projectista informá-lo que se vai recorrer paralelamente a este serviço?
    -


    Para evitar que o projectista se sentisse melindrado com o facto de haver um outro arquitecto, consultor, para auxilio em todo o processo, incluindo na avaliação de soluções propostas, preferi não transmitir esta informação de início.

    Esta decisão revelou-se ser um erro tremendo.

    Quando mais tarde se tornou aparente a existência de uma ajuda profissional, a relação com o projectista sofreu um duro impacto.
    Sem qualquer tipo de dúvida, esta dinâmica foi encarada pelo projectista da forma como alguém já descreveu: uma afronta a seu profissionalismo e competência.

    Em retrospectiva, parece-me ser muito útil aferir de início se o projectista mostra alguma reticência à ideia da colaboração de um arquitecto consultor / consulta de 2ª opinião.
    Concordam com este comentário: P_Lopez
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  10.  # 131

    Acha que alguém se vai dar ao trabalho de fazer um trabalho de 3 a 5mil euros e ter de dar justificações a outro arquiteto ou engenheiro? É fugir logo..
  11.  # 132

    Uma óptima observação (embora não se aplique ao meu caso)

    Por valores baixos, com o mercado actual, é mais fácil fugir e procurar lower-hanging fruit, um cliente que, pelo mesmo valor, não seja tão exigente.

    O próprio cliente também deverá gerir as suas expectativas consoante o valor proposto, face aos praticados no mercado.
    • VCAC
    • 12 fevereiro 2020

     # 133

    Tudo bem que em moradias é diferente, mas por é exemplo em obras públicas os projectos são por norma alvo de revisão por uma equipa externa.

    A equipa de revisão faz um relatório com o que pensa que poderá corrigir ou melhorar o projecto e esse relatório chega aos projectistas que apresentaram o termo de responsabilidade e os mesmos ou aceitam ou não aceitam as propostas, não aceitando por norma têm de justificar (dependendo do que for), mas o projectista fica sempre com a responsabilidade do projecto, ou seja normalmente, pelo menos nunca me a conte eu, por causa de uma revisão de projecto mudar-se de projectista. Ou mantém a solução e justifica, ou é ele mesmo a alterar o seu projecto com base nas premissas do relatório de revisão.

    Em obras particulares, aí sim já me aconteceu pedirem para fazer um projecto alternativo ao original. Se o DO gostar mais troca-se o projecto e o termo de responsabilidade, mas o DO paga sempre 2 projectos, o original e o alternativo...

    Mas muito sinceramente, eu não acho que um revisor de projecto seja uma "afronta" muito pelo o contrário, por vezes, até ajuda a encontrar "gatos escondidos" que com as pressas dos timings para entregar papéis ficam por resolver. Assim sempre se vão resolvendo situações a tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  12.  # 134

    Colocado por: VCACEm obras particulares, aí sim já me aconteceu pedirem para fazer um projecto alternativo ao original. Se o DO gostar mais troca-se o projecto e o termo de responsabilidade, mas o DO paga sempre 2 projectos, o original e o alternativo...


    E se as sugestões do revisor forem debatidas ainda durante a fase de estudo prévio? Deverá ser considerado um "projecto novo"?
  13.  # 135

    Mais vale o DO, contratar esse "revisor", para coordenador de projectos. E pronto fica com um técnico com uma função no meio disso tudo. Todos os técnicos envolvidos nos projectos tem sempre de lhe prestar contas.

    soluções debatidas durante a fase de projecto não são projecto novo.... podemos dizer que se pode considerar como parte do desenvolvimento do projecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  14.  # 136

    Colocado por: Pedro BarradasTodos os técnicos envolvidos nos projectos tem sempre de lhe prestar contas.

    Tá bem abelha!
    Vá lá o coordenador de projeto dizer ao gajo que faz a estabilidade por 300€ que tem que fazer primeiro um estudo para ser validado.
    No mínimo desiste logo de fazer qualquer trabalho.
    Concordam com este comentário: neant
    • VCAC
    • 14 fevereiro 2020 editado

     # 137

    Colocado por: pguilherme

    E se as sugestões do revisor forem debatidas ainda durante a fase de estudo prévio? Deverá ser considerado um "projecto novo"?


    Normalmente esse revisor entra no fim da entrega dos projectos ao cliente. No caso de entrar antes não será bem um revisor, será um coordenador como lhe disse o Pedro Barradas.

    No caso que refere eu vejo 3 saidas:
    . Os projectistas aceitam as sugestões e rectificam os projectos sem custos adicionais (estando em fase de estudo prévio...)
    . Os projectistas não aceitam as sugestões, justificando as opções que tomaram e o DO aceita, não há lugar a rectificação do projecto
    . Os projectistas não aceitam as sugestões, justificando as opções que tomaram e o DO não aceita e quer alterar o projecto, aí dependendo da fase em que está o processo e dependendo das alterações que estão em causa, pode haver lugar a rectificação de honorários.
    .
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva, neant
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  15.  # 138

    . mais um ponto, aquilo é uma salganhada pegada, e tem mesmo de rescindir o contrato com os projectistas iniciais e arranjar outra equipa.
    Concordam com este comentário: neant, VCAC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
    • VCAC
    • 14 fevereiro 2020 editado

     # 139

    Cá para mim, isto é muito simples de resolver!

    O que o P_Lopez precisa não é
    - nem de um coordenador de projecto externo, pois essa figura já existe no processo, normalmente é o arquitecto que contratou, tem é que ter sorte de contratar um bom gabinete com um arquitecto que desepenhe bem essa função!
    - nem um revisor de projecto

    O que o P_Lopes precisa é de uma boa fiscalização, e não do "habitual" fiscal de "cruz".
    O P_Lopes vai ter de contratar um fiscal de qualquer das formas, portanto se quer estar correctamente assessorado durante todo o processo (projecto + construção), contrate já o seu fiscal, que será o seu braço direito e o representará (aos seus interesses) durante todo o processo, inclusivamente poderá levá-lo consigo ás reuniões de projecto com a equipa de arquitectura e engenharia.
    No meu entender essas tarefas também podem e devem fazer parte das funções da fiscalização.
    Não pode é contar com mesmo valor a pagar ao fiscal do que se a sua função for apenas ir à obra no dia do betão e assinar o livro de obra...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  16.  # 140

    @VCAC Óptima sugestão que vou aproveitar para explorar. No entanto, para assessoria do projecto de arquitectura, não será mais adequado contar com um arquitecto?

    De forma um pouco paralela: alguém tem alguma dica sobre como e onde encontrar um bom fiscal?
 
0.0256 seg. NEW