Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: SofiaPaula

Se o banco acabar por ficar com a casa mas não a conseguir vender por um preço que cubra a totalidade da sua dívida, então ainda fica com esse resto para pagar... Corrijam-me se estiver enganada, obrigada.
    Concordam com este comentário:PBarata

Agradecia que confirmassem esta situação... de facto tinha a ideia que não era assim, mas se calhar estava enganado...
  2.  # 2

Colocado por: pcms250

Agradecia que confirmassem esta situação... de facto tinha a ideia que não era assim, mas se calhar estava enganado...

É simples.
    Voce não paga, o banco executa a penhora e vende a casa em leilão.

Com o dinheiro do leilão, paga a divida:
    - se sobrar voce recebe o resto.
    - se nao chegar, voce continua com a divida que falta pagar.

Claro que antes ou depois de penhorar a casa, o banco pode tentar penhorar o carro, o ordenado, enfim qualquer coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcms250, SofiaPaula
    •  
      FD
    • 29 julho 2011

# 3

Colocado por: PBaratavende a casa em leilão

O valor mínimo base é de 70% da avaliação.
  3.  # 4

Colocado por: PBarata
    Claro que antes ou depois de penhorar a casa, o banco pode tentar penhorar o carro, o ordenado, enfim qualquer coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SofiaPaula

Pelo menos há uns anos conheci um caso em que a família deixou de pagar, a casa foi a leilão, o valor de venda não foi suficiente, resultado: 3 ordenados penhorados: proponente e 2 fiadores.
  4.  # 5

Colocado por: FD
    O valor mínimo base é de 70% da avaliação.

Caro FD,

Obrigado pela informação, assim já fico informado e preparado para o que o futuro reservar... sendo o valor mínimo base de 70% da avaliação se alguma coisa correr mal a casa e terreno cobrirão o valor em dívida...
  5.  # 6

Caro FD,

Obrigado pela informação, assim já fico informado e preparado para o que o futuro reservar... sendo o valor mínimo base de 70% da avaliação se alguma coisa correr mal a casa e terreno cobrirão o valor em dívida...

Se alguem comprar...
  6.  # 7

Colocado por: PBarata
    Se alguem comprar...

E não comprarem o que acontece à casa? e aos proponentes que no seu nome não tenham praticamente nada? e na parte dos ordenados penhorados como funciona? é penhorado uma percentagem? fica-se sem a casa e sem o ordenado? existe alguma legislação onde se possa verificar essas situações?
  7.  # 8

E não comprarem o que acontece à casa? e aos proponentes que no seu nome não tenham praticamente nada? e na parte dos ordenados penhorados como funciona? é penhorado uma percentagem? fica-se sem a casa e sem o ordenado? existe alguma legislação onde se possa verificar essas situações?

Encontrei a seguinte explicação:

"Em última instância, na inexistência de “coisas” em nome próprio que possam ser alvo de penhora, ou quando os bens já penhorados não chegam para liquidar a dívida, será penhorada uma percentagem do salário, num máximo de 1/3, o limite permitido por Lei, onde se estipula que apenas podem ser penhorados valores sobre o ordenado superior ao base, ou seja, a pessoa tem de ficar com a importância igual ao vencimento mínimo em vigor na altura, sendo a penhorabilidade só aplicada sobre a quantia excedente. Isto significa que ninguém com o salário mínimo pode ver parte alguma deste penhorado.

Neste método de penhora, convém ainda recordar que os subsídios e complementos salariais também podem ser retidos directamente na fonte, pois são parte integrante do salário e, de acordo com o Artigo 824 do Código do Processo Civil, podem, portanto, ser penhorados."
    Concordam com este comentário: Cfinanceiro
  8.  # 9

Tenho uma dúvida. No início do mês de Julho o Barclays fez-me uma simulação para CH com spread de 1,75%. Meti a papelada toda nos dias seguintes para aprovação. Até hoje ainda não me responderam argumentando que estão a receber muitos e muitos pedidos de CH e ainda não chegou ao meu processo. Imagino. Hoje fiz 1 simulação online e o spread mínimo que era de 1,75% passou a partir de hoje para 2,15%.
    A minha dúvida é a seguinte: quando o crédito vier aprovado será com os valores da altura que me fizeram a simulação e meti a papelada ou os valores que estão a vigorar para o mês de Agosto ? Alguém teve uma situação similar ?
    •  
      FD
    • 1 agosto 2011

# 10

Colocado por: jolupriquando o crédito vier aprovado será com os valores da altura que me fizeram a simulação e meti a papelada ou os valores que estão a vigorar para o mês de Agosto ? Alguém teve uma situação similar ?

Isso só o banco lhe poderá dizer.
    Mas, normalmente, o spread é o que constar das cartas de aprovação. Quando essas cartas chegarem, logo pode ver melhor o que deve fazer.
  9.  # 11

Colocado por: jolupriTenho uma dúvida. No início do mês de Julho o Barclays fez-me uma simulação para CH com spread de 1,75%. Meti a papelada toda nos dias seguintes para aprovação. Até hoje ainda não me responderam argumentando que estão a receber muitos e muitos pedidos de CH e ainda não chegou ao meu processo. Imagino. Hoje fiz 1 simulação online e o spread mínimo que era de 1,75% passou a partir de hoje para 2,15%.
    A minha dúvida é a seguinte: quando o crédito vier aprovado será com os valores da altura que me fizeram a simulação e meti a papelada ou os valores que estão a vigorar para o mês de Agosto ? Alguém teve uma situação similar ?

Relativamente a este assunto, só com o processo aprovado é que conseguimos manter as condições, com uma simples simulação nem sabemos se o seu processo será aprovado.
  10.  # 12

Falei com o gestor de conta e ele disse-me que o spread será o da simulação apesar de este ter aumentado hoje. Vamos ver é se isso acontecerá mesmo. Até porque eles tiveram mais do que tempo para aprovar o crédito. jà entreguei a papelada à 3 semanas. Se tivessem aprovado em tempo normal já não se colocaria esta situação.
  11.  # 13

Pois, estamos aqui para ver essa situação. Normalmente isso não funciona dessa forma. Caso precise de ajuda sabe que pode sempre contactar-me, posso ajudá-lo na aprovação do seu processo com as melhores condições do mercado. Por acaso o Barclays é dos bancos que melhores condições apresentam actualmente, no entanto existe aí spreads de 1,4%, a aprovação depende sempre é do cliente.
  12.  # 14

Colocado por: jolupriFalei com o gestor de conta e ele disse-me que o spread será o da simulação apesar de este ter aumentado hoje. Vamos ver é se isso acontecerá mesmo. Até porque eles tiveram mais do que tempo para aprovar o crédito. jà entreguei a papelada à 3 semanas. Se tivessem aprovado em tempo normal já não se colocaria esta situação.

Então qual é o seu ltv?

Veja http://www.barclays.pt/footer/documentos/18_ftj_operacoes_credito.pdf pag.4
  13.  # 15

52%.
    Cumprimentos
  14.  # 16

Colocado por: A.MMuitos bancos portugueses começam agora a financiar apenas 80% do menor valor, entre a avaliação do imóvel ou do valor a escriturar do imóvel.

No meu processo tenho:

Financiamento: 110.000,00
    Valor a escriturar(= á compra):137.500,00
    valor da avaliação:205.000,00

prazo:40 anos
    euribor a 6 meses
    Taxa de juro nominal:4,099%
    TAE:5,444%
    TAER:5,480%

SPREAD:2,35%

Prestação:468€
    Seguro de vida:24,85€
    Seguro de imóvel:142,58€/ano

2 Proponentes rendimentos 22000€/ano, agregado familiar 4 pessoas.

Caso necessitemos de mais dinheiro é nos possível contratar um credito multiopçoes ate 52.500,00€ , com as mesmas condições com o aumento de 1% no spread.(daria uma prestação 256,00€+11,00€ seguro=total 278,00€)

Necessitamos pedir mesmo estes 52.500,00,para pagar o resto do imóvel 27.500,00(110000+27500=132500+sinal 5000=137500) e para equipar a casa,neste momento garantem-me o total 162.500,00( aprox. 80% da avaliação) mas com os dois empréstimos(CH 110000+MO 52.500,00=162.500), penso que a avaliação noutro banco seja menor,logo nunca conseguiria os 162.500,00, excedeu as minhas expectativas, estava a contar com uma avaliação de 180.000,00, todos diziam que avaliavam por baixo. Talvez não consiga um montante tão elevado noutro banco, devido a uma avaliação baixa, mesmo que nesse banco ainda emprestassem 80% do valor da avaliação.

Por informações de varias pessoas amigas, que estão na fase de fazer credito, nas simulações é tudo muito bem, todos fazem, mas quando chega a altura de marcar a escritura as coisas complicam-se.

mediante as minhas condições e necessidades gostaria de saber se esta proposta está dentro do normal, ou se deveria procurar outra instituição?Nota: necessário total de 162,500,00.
    Mas já tem avaliação feita? Porque quem faz as avaliações não são os bancos são empresas externas! E mesmo assim grande parte dos bancos depois ainda corta nessa mesma avaliação!
    E a taxa de esforço com 4 pessoas no agregado familiar é muito "pesada"!
  15.  # 17

Colocado por: pcms250Caros membros,

Tenho umas dúvidas referentes ao crédito à habitação que gostaria de as ver esclarecidas antes de ir falar com o meu banco, de modo a poder ficar por dentro do assunto, para na altura saber do que estão a falar.

1- na altura de celebração do contrato do crédito à habitação tinhamos pedido um determinado valor que pensariamos que fosse o suficiente, agora que a obra se aproxima do fim, podemos concluir que precisaremos de mais algum dinheiro... gostaria que me informassem sobre qual o procedimento para poder alterar o valor do empréstimo, aumentando o valor pretendido, se é que é possível....

2- o banco só vai libertando o dinheiro conforme o andamento da obra, vou encomendar os roupeiros e outras coisas directamente do continente (sou dos Açores), e é claro que vou ter de pagar antes, o problema é que não tenho o dinheiro disponível e não posso pedir uma avaliação do banco para libertarem a parte do dinheiro referente ao que vou encomendar, pois essas coisas não estão na casa... O fornecedor dos roupeiros disse que pode passar uma factura proforma e se a entregar no banco eles libertam o dinheiro... será correcta esta informação? quais os procedimentos? poderei entregar as facturas pro-forma ou outro tipo de documento de vários fornecedores em conjunto por exemplo para os roupeiros, cozinha, pavimentos/revestimentos, caixilharia, etc. e o banco libertará o dinheiro sem ter ainda os materiais colocados na casa?

Fico a aguardar a vossa ajuda para quando for ao banco saber do que é que se está a falar... pois por vezes não explicam tudo como deve ser, ocultando algumas coisas...

Desde já agradeço a vossa colaboração, pois de certeza que me poderão ajudar.

Cumprimentos.

Alguns esclarecimentos em relação ao ponto 2:

Realmente se calhar não me expliquei muito bem... em relação ao ponto 2, o que queria dizer é o seguinte: do montante do credito aprovado para a construção da habitação, ainda só utilizei uma parte do mesmo, quando preciso de mais tenho de ligar para o banco a fazer a solicitação de uma vistoria por parte do eng.º que faz esse trabalho, conforme o andamento da obra (o que está feito) é que libertam mais dinheiro... o caso dos roupeiros até pode ser diferente, mas no caso da cozinha, caixilharia. pavimentos/revestimentos e louças sanitárias, por exemplo, o que queria saber ao certo é: não tendo o dinheiro disponível para pagar esses materiais se há alguma coisa que possa fazer, algum documento dos fornecedores que possa entregar no banco, para que tenham em conta esses materiais e libertem o dinheiro antes dos mesmos estarem utilizados na obra, deste modo o eng.º quando fizesse a vistoria fazia a mesma tendo em consideração que os referidos materias já estivessem aplicados...

Não sei se me fiz entender, mas preciso mesmo de saber se posso fazer as coisas como disse, é porque como tenhos os materiais à minha conta, não posso estar a pagar cento e tal euros ao banco por cada vistoria para libertarem uma pequena parte do dinheiro... e pior ainda é no caso de coisas que tenho de pagar antecipadamente...

A libertação é sempre após vistorias, as facturas não lhe valem de nada!
    A solução é pedir um reforço o que nesta situação não fácil visto ainda não haver licença de utilização, o melhor é esclarecer com o seu gestor de conta. Já tive uma situação em que transferi uma crédito á construção mas foi no tempo das "vacas gordas" neste momento não sei...
  16.  # 18

Colocado por: jolupriTenho uma dúvida. No início do mês de Julho o Barclays fez-me uma simulação para CH com spread de 1,75%. Meti a papelada toda nos dias seguintes para aprovação. Até hoje ainda não me responderam argumentando que estão a receber muitos e muitos pedidos de CH e ainda não chegou ao meu processo. Imagino. Hoje fiz 1 simulação online e o spread mínimo que era de 1,75% passou a partir de hoje para 2,15%.

O normal é ser da data em que o processo avançou com toda a papelada e respectiva autorização!
  17.  # 19

Colocado por: jolupriFalei com o gestor de conta e ele disse-me que o spread será o da simulação apesar de este ter aumentado hoje. Vamos ver é se isso acontecerá mesmo. Até porque eles tiveram mais do que tempo para aprovar o crédito. jà entreguei a papelada à 3 semanas. Se tivessem aprovado em tempo normal já não se colocaria esta situação.

Nos trabalhamos directamente com o risco de facto as coisas tem atrasado...
  18.  # 20

Colocado por: jolupri52%.
    Cumprimentos

No meu caso foi relativamente rapido (cerca de duas semanas), mas já era cliente à cerca de um ano, mas mesmo assim a simulação dava 1,9, quando fui para fechar dava 2,15, por causa dos scores e do ltv, depois de ver o quadro e depois de arranjar investidores privados(pais) pedi o minimo para o ltv=60%, mas falava o score, aderi aos tais produtos e como o meu pai era socio do cofre de previdencia ( o barclays possui acordo com o cofre) consegui 1,75 de spread.

Gostei de todo o tratamento com o barclays. Fiz a escritura à cerca de um mês.

0.5136 seg. NEW