Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Porque se o valor em divida é igual ao valor do terreno, basicamente o terreno não é seu, é da CGD! E lá está, pedem para você amortizar 50% porque o produto terreno+construção só contempla 50%+90% (terreno + construção).
    A sua solução pode passar por transferir esse crédito com um reforço(multiopções). Pega no reforço e se possível liquida o terreno (é necessário que a avaliação do seu apartamento ajude), e aí sim, o terreno será seu! Depois sim, pede crédito para construir, mas é necessário que a sua taxa de esforço "aguente".
    Jokersmile, a partir daqui só mesmo fazendo contas. Se tiver interesse contacte-me para falarmos e ver se é possível e se tem interesse sem qualquer custo nem compromisso. [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  2.  # 2

Colocado por: luisDSPorque se o valor em divida é igual ao valor do terreno, basicamente o terreno não é seu, é da CGD! E lá está, pedem para você amortizar 50% porque o produto terreno+construção só contempla 50%+90% (terreno + construção).
    A sua solução pode passar por transferir esse crédito com um reforço(multiopções). Pega no reforço e se possível liquida o terreno (é necessário que a avaliação do seu apartamento ajude), e aí sim, o terreno será seu! Depois sim, pede crédito para construir, mas é necessário que a sua taxa de esforço "aguente".
    Jokersmile, a partir daqui só mesmo fazendo contas. Se tiver interesse contacte-me para falarmos e ver se é possível e se tem interesse sem qualquer custo nem compromisso. [email protected]

Antes de mais... agradeço todo o seu tempo para me responder.Eu depois envio um e-mail a descrever tudo em pormenor.So uma pergunta...em 2011 quando comprei o terreno a CGD concedeu-me 90 por cento da avaliação ou seja só agora é que mudaram de produto ..passando a 50 0/0 + construção...certo?É injusto passado que quase 9 anos que me condicionem a liquidar 50 por cento...Ou seja os quase 40 mil que paguei de próprio e juros ao longo dos anos não serviu para nada!Deviam olhar para estas situações de outra maneira.
    Muito obrigado!
  3.  # 3

Olá, vou então fazer uso deste espaço para colocar uma questão.

Tenho um crédito habitação para auto construção com um valor que é sensivelmente 53% do valor da avaliação da obra feita, e taxa de esforço de 20 %. O que acontece é que para o dinheiro dar para terminar a obra, não poderá ocorrer nenhum deslize orçamental no decorrer da mesma.

Ora como sei que evitar deslizes vai ser difícil, se no final o dinheiro pedido + investimento de capital próprio não chegar para terminar a obra, qual é a minha alternativa?

Obrigado de antemão
    •  
      luisDS
    • 11 setembro 2019 editado

# 4

Colocado por: jokersmile
    Antes de mais... agradeço todo o seu tempo para me responder.Eu depois envio um e-mail a descrever tudo em pormenor.So uma pergunta...em 2011 quando comprei o terreno a CGD concedeu-me 90 por cento da avaliação ou seja só agora é que mudaram de produto ..passando a 50 0/0 + construção...certo?É injusto passado que quase 9 anos que me condicionem a liquidar 50 por cento...Ou seja os quase 40 mil que paguei de próprio e juros ao longo dos anos não serviu para nada!Deviam olhar para estas situações de outra maneira.
    Muito obrigado!

Você comprou um terreno, provavelmente sem projecto, e nunca terá avançado antes com pedido de crédito para construçåo... O construção + terreno existe nestes moldes pelo menos há 3 anos, antes não sei, e exige capitais próprios para metade do terreno, e também projecto aprovado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jokersmile
  4.  # 5

Colocado por: HAL_9000Olá, vou então fazer uso deste espaço para colocar uma questão.

Tenho um crédito habitação para auto construção com um valor que é sensivelmente 53% do valor da avaliação da obra feita, e taxa de esforço de 20 %. O que acontece é que para o dinheiro dar para terminar a obra, não poderá ocorrer nenhum deslize orçamental no decorrer da mesma.

Ora como sei que evitar deslizes vai ser difícil, se no final o dinheiro pedido + investimento de capital próprio não chegar para terminar a obra, qual é a minha alternativa?

Obrigado de antemão

Crédito pessoal...não me parece haver outra alternativa. Mas logo que obtenha a licença de construção deve pensar em transferir o seu crédito e aí pode pedir um reforço e liquidar o crédito pessoal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  5.  # 6

Colocado por: luisDS

Crédito pessoal...não me parece haver outra alternativa. Mas logo que obtenha a licença de construção deve pensar em transferir o seu crédito e aí pode pedir um reforço e liquidar o crédito pessoal
    Crédito multifunções associado ao crédito habitação não seria uma possibilidade? Fazer crédito pessoal está fora de questão, mas imaginemos que um familiar me empresta o dinheiro, existe alguma situação em que posso pedir um reforço para poder depois liquidar esse empréstimo?
  6.  # 7

Peço desculpa, mas por força do hábito considerei que teria pedido 90% do valor da obra. Como aparentemente foi bem abaixo disso, penso que consegue resolver isso com o seu próprio banco.
    Mas o melhor, tal como lhe disse, é que logo que tenha a licença de habitabilidade na mão, tente transferir o seu crédito ou renegociar com o seu banco. A obra está feita, o risco diminui, e +- 2 anos depois deverão haver condições para que o seu spread baixe. Ao transferir, em alguns bancos, consegue facilmente esse reforço que necessita para liquidar essa eventual divida para com o seu familiar, sendo que o custo será apenas o imposto de selo, ou seja 0,6%
  7.  # 8

Colocado por: luisDSPeço desculpa, mas por força do hábito considerei que teria pedido 90% do valor da obra. Como aparentemente foi bem abaixo disso, penso que consegue resolver isso com o seu próprio banco.
    Mas o melhor, tal como lhe disse, é que logo que tenha a licença de habitabilidade na mão, tente transferir o seu crédito ou renegociar com o seu banco. A obra está feita, o risco diminui, e +- 2 anos depois deverão haver condições para que o seu spread baixe. Ao transferir, em alguns bancos, consegue facilmente esse reforço que necessita para liquidar essa eventual divida para com o seu familiar, sendo que o custo será apenas o imposto de selo, ou seja 0,6%
    Obrigado, a questão é se consigo acabar sem pedir o tal reforço, por outro lado também não queria estar dois anos em divida com os meu familiar. tem noção se o multifunções, com spread semelhante ao da habitação será possibilidade? Mas sim, terei de falar no meu banco.
  8.  # 9

Sim, com spread ligeiramente mais alto. A minha grande dúvida é se o seu banco o consegue fazer sem licença de habitabilidade...terá mesmo de perguntar!
    Relativamente aos 2 anos, você não percebeu. Logo que acabe a obra consegue fazer isso, não precisa de esperar 2 anos. Os 2 anos que referi são o periodo normal de construção, daí eu ter falado em melhorar condições aprovadas 2 anos antes. Básicamente foi a minha "previsão" de quando você terá pedido o crédito inicial, mais nada!
  9.  # 10

Ahh, ok já entendi. nesse caso, sim posso tentar pedir esse reforço então. desde que a negociação das condições me seja benéfica. Obrigado
  10.  # 11

Este empréstimo é disponibilizado por parcelas de libertação de capital,
    destinadas a a co-financiar os custos com a construção, incluindo a primeira
    libertação, conforme definido no preçário do Banco e mediante verificação da
    evolução da construção realizada, por vistoria a efectuar pelo Bankinter. Em cada
    momento, o valor de financiamento utilizado não poderá ultrapassar 60% do
    valor de avaliação actual do imóvel em construção. A última tranche será no
    mínimo de 10% do valor do financiamento e será libertada apenas após
    conclusão integral da obra a validar por vistoria de fecho de obra por parte do

alguem me consegue explicar os 60%. so financiam 60% do valor da casa ou do valor da avaliação?
  11.  # 12

Da vistoria. Por exemplo, se quem fizer a vistoria concluir que tem 100.000€ em obra (materiais aplicados + trabalhos efectuados) o banco liberta 60%, 60.000€!
  12.  # 13

Sr Luis ,vou enviar-lhe email.
  13.  # 14

Falando sobre a recomendação do Banco de Portugal e no que concerne ao chamado DSTI no momento de solicitar um crédito, o item B refere exceções de 20% e 5% respetivamente que podem ultrapassar os 50% de DSTI ??? Alguém sabe simplificar e explicar que exceções são estas e que condições são efetivamente necessárias.
    Agradeço a quem souber.
    Obrigado

Aqui está o link:

https://www.bportugal.pt/page/limites-ao-racio-ltv-ao-dsti-e-maturidade
  14.  # 15

Boa tarde a todos,

Venho por este meio, solicitar feedback e opiniões, de quais instituições bancárias estão a fazer as melhores condições de financiamento para crédito habitação secundária para construção.

Das melhores que tenho lido, CTT e BANKINTER, para habitação secundária não fazem empréstimos.

Alguem na mesma situação?
    A que bancos recorreu?
  15.  # 16

Colocado por: jokersmileFalando sobre a recomendação do Banco de Portugal e no que concerne ao chamado DSTI no momento de solicitar um crédito, o item B refere exceções de 20% e 5% respetivamente que podem ultrapassar os 50% de DSTI ??? Alguém sabe simplificar e explicar que exceções são estas e que condições são efetivamente necessárias.
    Agradeço a quem souber.
    Obrigado

Aqui está o link:

https://www.bportugal.pt/page/limites-ao-racio-ltv-ao-dsti-e-maturidade

Nada tem a ver consigo! Esse valores são para os bancos! 5% e 20% da carteira de créditos de cada instituição financeira podem ir além dos tais 50%! Ou seja, quando querem muito um cliente os bancos conseguem esticar a corda. Outros simplesmente não usam ou guardam para Novembro/Dezembro!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jokersmile
  16.  # 17

Colocado por: luisDS

Nada tem a ver consigo! Esse valores são para os bancos! 5% e 20% da carteira de créditos de cada instituição financeira podem ir além dos tais 50%! Ou seja, quando querem muito um cliente os bancos conseguem esticar a corda. Outros simplesmente não usam ou guardam para Novembro/Dezembro!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jokersmile

Obrigado Luis!!! Pode até ser para mim..se eles quiserem! ;)
    Já agora, já respondi ao seu email!
    Obrigado sempre pela sua disponibilidade!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisDS
    • FMT
    • 7 outubro 2019

# 18

Tinha criado um tópico novo, só depois vi este , peço desde já desculpa

"Boa tarde,

Venho aqui com alguma frequência consultar vários tópicos e desta vez sou eu que venho pedir sugestoes/aconselhamentos da vossa parte.
    Eu (31 anos) e o meu namorado (34) temos um rendimento mensal de cerca de 1400€, temos um credito automóvel com prestação de 230€ e pagamos uma renda de 270€, surgiu uma possibilidade de compra de casa por 65000€, ainda nao fomos ao banco falar sobre o que será melhor se aproveitar esta oportunidade ou aguardar até final do pagamento do crédito que já temos.Quais as vossas opiniºoes. obrigada desde já"
    • AO81
    • 22 outubro 2019

# 19

Boa Tarde

eu e o meu marido vamos começar a aventura de construir uma moradia... e que aventura.
    O processo está na câmara,mas já com taxas a pagamento.
    No entanto, ao consultar os bancos a nível do empréstimo para construção, o Bankinter informou-nos que para a libertação de cada tranche é necessário a apresentação da factura, bem como o comprovativo de pagamento ao empreiteiro. Só após essa evidência é possível libertar cada tranche. Pela vossa experiência é assim que acontece?
    Temos algum capital próprio para o início da obra, mas não na sua totalidade. Nunca conseguiremos pagar ao empreiteiro, antes de o banco disponibilizar o dinheiro.
    Desde já o meu obrigada.
  17.  # 20

O Santander penso que empresta ao começar porque avalia o terreno também...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AO81

0.4110 seg. NEW