Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Terá de ser por fases digo eu.

    Não é fácil, mas como agora estamos todos habituados a ter as coisas facilitadas ...ainda mais difícil fica.

    Eu antes de ter casa, juntava ao máximo para ter o mais possível.

    Os casos atrás apresentados, mostram pessoas com altos níveis de rendimento que com um pouco de esforço conseguem ter uma poupança enorme mensal. Conheço um casal perto de mim que tiveram a juntar até aos 34 Anos e conseguiram comprar a casa a pronto (cerca de 200 mil euros) .

    São pessoas que sempre tiveram um alto nível de poupança e que trabalham desde que saíram da Universidade.

    E num neste espaço de tempo juntaram dinheiro suficiente para comprar uma vivenda a pronto.
  2.  # 2

    Colocado por: Aries23
    Disseram-nos que a CGD está longe dos melhores bancos.


    Desculpe estar a intrometer-me na sua vida... mas leia por favor os conselhos que os vários utilizadores deste fórum escreveram.
    Está a ir com "demasiada sede ao pote"... (desculpe o jargão popular utilizado).
    O CPCV numa altura destas que todos vivemos, nem sequer é para ser falado quanto mais efectivado!
    Se fosse eu... ou a imobiliária espera pelo desenrolar do processo ou então que esqueça!
    Cuidado!
    Falo assim porque na minha conta pessoal já passei por 2 compras (uma de aquisição de um apartamento e outra para construção).
  3.  # 3

    Colocado por: FDVocês estão naquela fase em que moldam a realidade de forma a que o resultado seja aquilo que procuram.
    Normalmente, não tem cura e pode não acabar bem.

    Os nossos conselhos -completamente desinteressados- estão aí, usem-nos se quiserem.
    Se estão à espera que lhes digamos o que querem ouvir, isso não vai acontecer. :)

    Quanto ao que pergunta - só saberá se a mediação do crédito por parte da imobiliária é compensadora se houver uma comparação, caso contrário...


    Não estou à espera que nos digam necessariamente o que queremos ouvir (por isso é que estou aqui, para perceber o que estou a pensar de certo ou errado) e é obvio que valorizo a vossa opinião (o que agradeço por me darem, pois têm mais experiência e não têm nenhum interesse por detrás) senão não estaria aqui.

    Não temos muita experiência nesta área, mas isso não significa que vamos já na cantiga da imobiliária. Só que uma coisa é sabermos que eles só querem saber o que ganham e não querem saber se a situação é vantajosa para nós ou não, outra coisa é dizer que obter crédito com a ajuda da imobiliária será sempre pior que arranjar por nós mesmos. Será que é mesmo necessariamente sempre pior? Ou pode haver a possibilidade de eles conseguirem-nos condições de créditos semelhantes aos que conseguiríamos por nós mesmos? E se for esse o caso, quais seriam as vantagens de recorrer à imobiliária e quais as vantagens de não recorrer à imobiliária?
    O que me interessa no final é obter as melhores condições de crédito e as melhores chances de uma boa avaliação (saber quais os bancos com melhores chances), sem gastar muito em fazer avaliações. Agora se recorrer ou não à imobiliária, ou se eles ganham alguma coisa com isso não é importante.

    Se me disserem que as imobiliárias ganham comissões só por nos levar aos bancos e mesmo antes de fazermos avaliação ou finalizar a aprovação do crédito é uma coisa, pois assim implica que não lhes interessa se vamos ter sucesso ou não nas avaliações (e talvez seria mais vantajosos para eles falharmos em obter avaliações suficientes, para nos levar a vários bancos). Agora dizer que recorrer às imobiliárias é sempre mau parece-me demasiado vago para descartar essa possibilidade.

    Mas de qualquer das formas, é claro que também iremos fazer simulações por nós mesmos junto aos bancos, para ver o que podemos conseguir. Como disse, é obvio que mesmo sem experiência, não estamos a pensar em ir à cantiga das imobiliárias, pelo menos não sem analisar tudo primeiro e ver o que é mais vantajoso.
    Espero que compreendam que aprecio imenso as vossas opiniões mais experientes e sem interesse por detrás, mas também têm que ter paciência com os menos experientes, que só querem perceber melhor as opções, e que precisam de perceber melhor as razões por detrás de cada opinião (pois sem isso as opiniões seriam demasiado vagas para quem tem pouca experiência).
  4.  # 4

    Depois de ir aos bancos tira essas dúvidas todas. Sugiro BBVA e Caja Duero.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aries23
    •  
      FD
    • 7 fevereiro 2012

     # 5

    Não parta de pressupostos - simplesmente comparem as diversas soluções.
    Vejam o que a imobiliária tem para oferecer mas, vão aos bancos, perguntem aos mais variados consultores de crédito existentes no mercado, comparem.
    O pensar que pode ser assim por ser assado, na minha opinião, não serve para nada. Quantas vezes fui nessa conversa e fui "enganado"...
    Concordam com este comentário: Aries23
  5.  # 6

    Colocado por: FDNão parta de pressupostos - simplesmente comparem as diversas soluções.
    Vejam o que a imobiliária tem para oferecer mas, vão aos bancos, perguntem aos mais variados consultores de crédito existentes no mercado,comparem.
    O pensar que pode ser assim por ser assado, na minha opinião, não serve para nada. Quantas vezes fui nessa conversa e fui "enganado"...
    Concordam com este comentário:Aries23

    Pois é isso que estamos a pensar em fazer. Iremos a vários bancos e veremos o que têm para oferecer. Apenas estou com um receio que é não saber bem como é que estão as tendências para as avaliações de cada banco, o que será um risco que seria ideal diminuir para o mínimo possível.
    Mas só duvido quanto aos consultores de créditos, pois também poderiam ter interesses por detrás (como comissões de bancos), o que, como as imobiliárias, à partida teriam menos em conta os nossos interesses.

    Nunca iria apenas com o que as imobiliárias dizem, nem apenas com o que qualquer agente ou consultor diz, pois não estamos a comprar um par de sapatos, estamos a fazer um dos maiores negócios da vida. Para mim, apenas pretendo fazê-lo de forma mais segura e com melhores condições possíveis, não interessando de onde é que as condições vêm.

    O que mais queria saber é imaginem o seguinte - temos 2 condições de crédito, um obtido através da simulação juntamente com a imobiliária (caso A), outro através de nós mesmos junto a um banco (caso B). Em ambos os casos as condições parecem favoráveis e semelhantes. Assim, quais seriam as vantagens e desvantagens de cada caso? O que é que teria que temer se confiasse na imobiliária (sei que eles só querem ganhar, mas haverá algum perigo em lhes confiar, se as condições que me arranjam fossem semelhantes ao que conseguimos arranjar)?
  6.  # 7

    Colocado por: tostexDepois de ir aos bancos tira essas dúvidas todas. Sugiro BBVA e Caja Duero.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Aries23

    Sim BBVA está dentro das minhas considerações, pois parecem ter spreads mais baixos. No entanto, acho que eles têm em conta o menor valor entre a de aquisição e de avaliação. Só que, por outro lado, também parecem financiar até 100% desse valor, o que torna possível obtermos crédito na mesma.

    Mas já agora, sabe como é que estão as tendências para avaliação nesses bancos?

    Já agora, a simulação que fiz juntamente com a imobiliária é do BPI. Também irão fazer uma para Barclays, embora não sei quais as tendências de avaliação nesses bancos.
    •  
      FD
    • 7 fevereiro 2012

     # 8

    Colocado por: Aries23O que mais queria saber é imaginem o seguinte - temos 2 condições de crédito, um obtido através da simulação juntamente com a imobiliária (caso A), outro através de nós mesmos junto a um banco (caso B). Em ambos os casos as condições parecem favoráveis e semelhantes. Assim, quais seriam as vantagens e desvantagens de cada caso? O que é que teria que temer se confiasse na imobiliária (sei que eles só querem ganhar, mas haverá algum perigo em lhes confiar, se as condições que me arranjam fossem semelhantes ao que conseguimos arranjar)?

    Há um intermediário que, pelo que aqui temos lido no fórum, nem sempre fala a verdade... essa é a grande desvantagem.

    Por exemplo:
    https://forumdacasa.com/discussion/15064/problemas-com-imobiliaria-e-banco-com-emprestimo/
    https://forumdacasa.com/discussion/13551/reserva-de-casa-e-aprovacao-do-emprestimo/
    https://forumdacasa.com/discussion/3484/ajudemme-problema-com-emprestimo-imobiliaria-tudo-e-mais-alguma-coisa/

    Devem existir mais casos mas, não me apetece procurar mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aries23
  7.  # 9

    Colocado por: FD
    Há um intermediário que, pelo que aqui temos lido no fórum, nem sempre fala a verdade... essa é a grande desvantagem.

    Por exemplo:
    https://forumdacasa.com/discussion/15064/problemas-com-imobiliaria-e-banco-com-emprestimo/
    https://forumdacasa.com/discussion/13551/reserva-de-casa-e-aprovacao-do-emprestimo/
    https://forumdacasa.com/discussion/3484/ajudemme-problema-com-emprestimo-imobiliaria-tudo-e-mais-alguma-coisa/

    Devem existir mais casos mas, não me apetece procurar mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Aries23

    Obrigado pelos links. :) Só fiquei com dúvidas acerca do último caso. Como é que a imobiliária conseguiu avançar com a avaliação depois da aprovação do crédito? Não era preciso confirmação por parte do comprador através da assinatura em algum documento?
  8.  # 10

    pois em 2010, 2009, 2008 fizeram-se muitos mais creditos...... será que estamos mesmo em crise?
    voce vem falar de uma realidade do passado..... e eu estou a relatar uma realidade da actual.... va ao banco pedir um emprestimo e depois logo ve o que estou a dizer.....


    Estou a falar-lhe de 2011, que ainda agora acabou, e que decorreu já praticamente todo sob a sombra da troika.
  9.  # 11

    Colocado por: luisvv

    Estou a falar-lhe de 2011, que ainda agora acabou, e que decorreu já praticamente todo sob a sombra da troika.


    a troika so entrou no país em Julho...., desde julho que tem-se feito cada vez menos creditos, ao ponto em que se fechou a torneira! diria mesmo que 80 % desses creditos que referiu foram feitos ate Julho....(mas aqui tou a falar de cor, mas os numeros nao devem andar longe).

    interessa saber é aquilo que os bancos estão a fazer actualmente, e nao aquilo que fizeram...pois isso jamais voltara a acontecer!
    por impusição da troika, BCE e BP os bancos, salvo erro até Abril ou Maio de 2012, teem que cumprir os racios de capitais proprios, salvo erro 110% ou 120%

    como ja foi dito....existe dinheiro, mas nao para emprestar!
  10.  # 12

    Pois é meus caros, parece que Barclays anda nos cortes também... Dizem que não vão fechar tudo mas vão cortar numa série de contratos com pessoal e provavelmente fechar balcões...
    Isto vai de mal a pior... E os meu projectos de especialidades vão ser entregues na câmara para a semana... ai ai eu a ver um empréstimo negado já com 5000€ gastos...
  11.  # 13

    Estive a conversar com o casal amigo de que falei há pouco aqui num post!
    O mais engraçado e vejam bem, o BES desculpou-se com o IRS de 2010 não reflectir o rendimento actual do casal e NEGADO! (?????)
    O Barclays, disse que um dos proponentes já tinha 37 anos... que já tinha passado a idade limite... NEGADO! (?????)
    O BPI, desculpou-se que o o contrato de trabalho de um dos proponentes não especificava a função detalhada e como tal o vencimento podia variar... (?????)

    Como se pode constatar foi recusado por os mais variados motivos (podem achar ridículo...mas também eu)
    Depois arranjaram fiadores... e entraram com o processo novamente em todas as instituições bancárias.... desculpas e tal e tal... NEGADO!

    O que mais gosto nisto é, as instituições andarem a enrolar e depois desculparem-se com os proponentes ...
    O meu amigo ainda questionou em que condições é que lhe emprestariam o valor.... "Se tivesse o valor em depósitos e/ ou aplicações!" BOAAAA!
    Concordam com este comentário: bruaca
    • mafb
    • 7 fevereiro 2012

     # 14

    Ouch... :|
  12.  # 15

    Tratam as pessosas como burras... Mais valia dizerem que agora não estão a conceder empréstimo por causa da avaliação da troika. Enfim...
  13.  # 16

    a troika so entrou no país em Julho...., desde julho que tem-se feito cada vez menos creditos, ao ponto em que se fechou a torneira! diria mesmo que 80 % desses creditos que referiu foram feitos ate Julho....(mas aqui tou a falar de cor, mas os numeros nao devem andar longe).

    interessa saber é aquilo que os bancos estão a fazer actualmente, e nao aquilo que fizeram...pois isso jamais voltara a acontecer!
    por impusição da troika, BCE e BP os bancos, salvo erro até Abril ou Maio de 2012, teem que cumprir os racios de capitais proprios, salvo erro 110% ou 120%

    como ja foi dito....existe dinheiro, mas nao para emprestar!


    Em Novembro e Dezembro (16,66% do total de meses do ano) foram vendidos 35.000 imóveis, correspondendo a cerca de 18% das vendas totais anuais.

    De salientar também que de facto diminuiu o rácio LTV, pelo que uma eventual redução do volume de crédito não corresponde a igual redução do nº de empréstimos concedidos.

    Sendo inegável a tendência para redução do CH, nem por isso tal significa o fechar da torneira, ou o fim do CH tout court.
  14.  # 17

    Já me esquecia... entre aquisição de terreno e a obra iniciada com capitais próprios já lá vão quase 65.000 Euros...
    Agora têm um terreno e uma espécie de habitação, apenas com alvenaria e respectivas placas de betão e a telha sandwich colocada!...
    Investiram as poupanças e agora nada!
  15.  # 18

    Colocado por: luisvv

    Em Novembro e Dezembro (16,66% do total de meses do ano) foram vendidos 35.000 imóveis, correspondendo a cerca de 18% das vendas totais anuais.

    De salientar também que de facto diminuiu o rácio LTV, pelo que uma eventual redução do volume de crédito não corresponde a igual redução do nº de empréstimos concedidos.

    Sendo inegável a tendência para redução do CH, nem por isso tal significa o fechar da torneira, ou o fim do CH tout court.


    sim e nada nos diz que 35.000 imoveis vendidos corresponde a 35.000 creditos habitação..... houve muita boa gente a comprar casa sem recorrer ao credito.... portanto analisarmos as vendas dos imoveis, como sendo emprestimos concedidos, é uma analise errada!
  16.  # 19

    Colocado por: luisvv

    Ora, tendo em conta que se venderam cerca de 190.000 imóveis em 2011, e que conhecemos inúmeros casos de avaliações insuficientes, etc, suponho que o loverscout está a dizer que foram recusados ao balcão para cima de 1 milhão de pedidos de crédito em 2011. É isso ?


    Atenção que uma grande parte desses imóveis eram da banca que os financia entre os 90% e 100%! Neste momento é quase 70% dos meus créditos, embora de todas as listagens que tenho de imóveis os preços não sejam muito mais baixos a maior vantagem é mesmo os spreads e o financiamento a 100%!
  17.  # 20

    Colocado por: Barraka ObambaUma história bem real e actual que se passou com amigos bem próximos.
    Um casal que juntos auferem 3.000 Euros mensais. Não têm dividas e nem despesas fixas (vivem em casa de familiares). Têm algumas aplicações bancárias (PPRs, Depósitos a prazo, poupança do filho,..)
    Compraram um terreno com capitais próprios , projectos, levantamento de licenças e iniciaram a construção... até concluírem a alvenaria...
    Foram ao Banco pedir empréstimo no valor de +-95.000,00 Euros...
    Conclusão: Crédito Negado!
    Apresentaram fiadores....e .... Crédito NEGADO!
    Segundo indicações de um conhecido.. Não é uma questão de ser bom ou mau cliente... NÃO HÁ DINHEIRO PARA EMPRESTAR!

    Que tenha sorte!
    Concordam com este comentário:bino_,loverscout


    O facto de ser à construção também não ajuda!
 
0.1348 seg. NEW