Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

    Olá

    Estou cheio de dúvidas sobre o imposto de mais valias, precisava de ajuda para os cálculos. Herdei uma casa que quero vender. O familiar que me deixou a casa morreu em 1980, mas só em 1994 a casa ficou em minha posse tendo pago por ela 900.000$00 de imposto de sucessões ou seja 4.500€.

    O valor pelo qual quero vender a casa é 100.000€, fiz obras no valor de 10.000€.
    O coeficiente obtém-se em: http://www.dre.pt/pdf1sdip/2008/05/09200/0262202623.PDF ?
    Conta o de 1980 ou o de 1994 ?

    Será ?:
    100.000 - (4500 * 1,45 ) - 10000 - ?
    100.000 - 6525 - 10000 = 83475
    83475 * 0,5 = 41.738€ (8.347 contos)

    Tenho de pagar quase 8 mil e quinhentos contos de imposto numa venda de 20.000 contos !?
    Mas isto é demasiado, é quase metade do valor da venda, se tudo isto for cobrado em impostos, mais vale alugar.
    Nem pensar em vender, pura e simplesmente... não compensa.

    Eu queria vender a casa porque fica muito longe da minha actual residência, e nisto de alugar gosto de estar perto para ver se não me vandalizam a casa. Perto e com um taco de basebol. Ia usar os 20.000 contos para comprar outra casa perto de mim para alugar, na verdade ficaria mais ou menos na mesma, só poupava em deslocações e reduziria o risco de alugar a alguém que não pague a renda, pois conheço melhor as pessoas que vivem na minha área.

    Quem é que vai perder 8.500 contos para ficar quase na mesma ?
    Bem, na mesma não ficaria, ficaria é 8.500 contos mais pobre.

    O valor do imposto é mesmo esse ?, fico incrédulo.
    Assim de facto, vão começar a aparecer muitas casas para alugar.

    Casas à venda é que vão ver-se poucas. E muito mais caras, porque para compensar este imposto não me admirava nada que os preços duplicassem.

    Enfim... agradecia ajuda e que alguma alma caridosa confirmasse que o valor do imposto a pagar foi correctamente calculado. É que me custa a acreditar.

    Obrigado antecipadamente.
    Zé Duque
  2.  # 222

    Colocado por: ze duqueOlá

    Estou cheio de dúvidas sobre o imposto de mais valias, precisava de ajuda para os cálculos. Herdei uma casa que quero vender. O familiar que me deixou a casa morreu em 1980, mas só em 1994 a casa ficou em minha posse tendo pago por ela 900.000$00 de imposto de sucessões ou seja 4.500€.

    O valor pelo qual quero vender a casa é 100.000€, fiz obras no valor de 10.000€.
    O coeficiente obtém-se em:http://www.dre.pt/pdf1sdip/2008/05/09200/0262202623.PDF?
    Conta o de 1980 ou o de 1994 ?

    Será ?:
    100.000 - (4500 * 1,45 ) - 10000 - ?
    100.000 - 6525 - 10000 = 83475
    83475 * 0,5 = 41.738€ (8.347 contos)

    Tenho de pagar quase 8 mil e quinhentos contos de imposto numa venda de 20.000 contos !?
    Mas isto é demasiado, é quase metade do valor da venda, se tudo isto for cobrado em impostos, mais vale alugar.
    Nem pensar em vender, pura e simplesmente... não compensa.

    Eu queria vender a casa porque fica muito longe da minha actual residência, e nisto de alugar gosto de estar perto para ver se não me vandalizam a casa. Perto e com um taco de basebol. Ia usar os 20.000 contos para comprar outra casa perto de mim para alugar, na verdade ficaria mais ou menos na mesma, só poupava em deslocações e reduziria o risco de alugar a alguém que não pague a renda, pois conheço melhor as pessoas que vivem na minha área.

    Quem é que vai perder 8.500 contos para ficar quase na mesma ?
    Bem, na mesma não ficaria, ficaria é 8.500 contos mais pobre.

    O valor do imposto é mesmo esse ?, fico incrédulo.
    Assim de facto, vão começar a aparecer muitas casas para alugar.

    Casas à venda é que vão ver-se poucas. E muito mais caras, porque para compensar este imposto não me admirava nada que os preços duplicassem.

    Enfim... agradecia ajuda e que alguma alma caridosa confirmasse que o valor do imposto a pagar foi correctamente calculado. É que me custa a acreditar.

    Obrigado antecipadamente.
    Zé Duque


    Leia os posts anteriores, as contas estão mais que explicadas.... Veja o Post #31
    O valor pelo qual vai vender também é relativo, o que conta é a avaliação das finanças.

    Os 41.738 (admitindo que é isto, não digo que é...) entram para o seu IRS e são tributadas em conjunto com o seu rendimento. Não paga os 41.738 de imposto, é como se nesse ano ganhasse mais esse valor.
    Já agora as despesas de 10.000 só entram se tiver comprovativos.
  3.  # 223

    @ PBarata
    Obrigado pela resposta.

    "O valor pelo qual vai vender também é relativo, o que conta é a avaliação das finanças."


    Isto quer dizer que o preço que eu vendo não conta, que a mais valia é o valor da avaliação das finanças do valor do imóvel - imposto sucessório ?

    Já agora as despesas de 10.000 só entram se tiver comprovativos.

    Tenho os comprovativos.

    Leia os posts anteriores, as contas estão mais que explicadas.... Veja o Post #31

    Já li, mas ainda não consegui sentir que o número a que cheguei é o correcto.
    Para alguns pode ser tudo muito claro, mas para mim o cálculo deste imposto é confuso.

    Tenho de ter a certeza do valor a 100%.

    Agora se tiver de pagar (8.500 contos / 20.000 contos = 42,5 %) quarenta e dois por cento de imposto sobre o valor da venda, não compensa vender. Com 11.500 contos (20000-8500) não consigo comprar uma casa igual, ficaria muito a perder. Isto assim é mais, mais perdias, que mais valias.

    Na minha opinião, este imposto para ser justo devia ser calculado assim:
    Valor de venda - valor de mercado, se o Valor de venda > valor de mercado = mais valia.
    Ou então uma taxa fixa sobre o valor de venda, mas que não atinja estes absurdos 42%.
    Se o imposto for muito alto anula o negócio.
  4.  # 224

    ze duque
    Não é assim, a mais valia é a tributação do "lucro" que voce teve com o negócio e é +- :
    Lucro = Valor Venda - Valor da Compra - Custos que teve com o imóvel.
    Deste lucro obtido com o negócio, metade vai para o seu IRS.
    Valor da Venda -->o maior entre a venda declarada ou a avaliação que as finanças vão fazer da sua casa.
    Valor da Compra --> o valor pelo qual o imóvel veio à sua posse, corrigido tendo em consideração o ano da "aquisição"
    Custos que teve com o imóvel --> os custos comprováveis que a lei permite que "abata"

    Os 41.738 (admitindo que é isto, não digo que é...) entram para o seu IRS e são tributadas em conjunto com o seu rendimento. Não paga os 41.738 de imposto, é como se nesse ano ganhasse mais esse valor.
    É claro que provavelmente com mais este "extra", o seu escalão de IRS desse ano vai subir.

    No seu caso o problema é que adquiriu a casa muito barata e agora vai vender a um preço muito superior. Logo teve muito lucro, logo paga muito imposto.
    Se comprou por 4500€ e vende por 100.000 (90.000 se tirarmos o que gastou) a casa valorizou 20x em 16 anos, é um negócio da china.
  5.  # 225

    Com 42.000 euros de rendimento, entra directamente para o escalão 5. Se tiver 22.500 de rendimento do trabalho, bem-vindo ao maravilhoso escalão máximo, dos 42,5% .
  6.  # 226

    @ PBarata

    Não fico chateado consigo, porque no fundo sei que está a tentar ajudar-me, mas barata ? negócio da china ? ainda por cima a bold como a gozar ?, sinceramente sinto-me desrespeitado, ofendido e triste ao ler isto. Não calça os meus sapatos.

    Isso é uma treta completamente fora da realidade, até agora esta casa está mais para elefante branco. Herdei a casa com inquilinos com rendas baixas, tipo 2 cafés por mês. Quem a comprou foi o meu avô e por um valor que naquela altura era comparativamente muito superior ao que eu terei chance de a vender agora. Tive de suportar várias despesas, obras, impostos, rendas miseráveis, burocracias e afins e agora ia mesmo vendê-la com o estado a receber 42,5% do valor.

    Só se fosse completamente doido !

    Onde é que está a mais valia ?, tenho um bem que vale X, que pertence a minha família há 2 gerações e que nos custou sangue e lágrimas, e se vender tenho de receber X - 42,5% ?!

    A casa se vendida hoje, comparativamente será por um preço semelhante ao que o meu avô pagou por ela quando a adquiriu, não existe mais valia, pelo contrário. Eu devia era receber do estado uma compensação por termos tido as rendas congeladas por décadas. Negócio da china, esta agora é boa. O negócio é tão da china, que não tem pernas para andar.

    O chinês está coxo.

    Herdar uma casa degradada com inquilinos a viverem lá praticamente de borla durante mais de 30 anos, agora é um negócio da china, vejam lá...

    Se o imposto é este valor ou semelhante, isto é o mesmo que impedir-me de vender a casa, pois compensaria sempre mais alugar, independentemente dos riscos de alugar nos dias de hoje e neste país. Assim só compensa vender quem comprou casa recentemente e muda para uma casa de valor superior.

    E com o passar do tempo, quem de vós herdar casa, ou se os vossos filhos receberem a vossa casa de herança, também só vão conseguir vender pagando tal imposto ? cuidado... quem goza agora, se calhar pode ter menos vontade de rir amanhã. Ou se calhar também vão dizer aos vossos filhos que herdaram um negócio da china.

    Está bonito está, quem é que vende casa herdada nestas circunstâncias ? está aqui a solução para o problema do arrendamento neste país, forçar quem recebe casas por herança a alugá-las.

    @ luisvv
    Não tenho rendimentos desse calibre.
    Se tivesse não estava aqui a chatear, pedia ao contabilista para me calcular o imposto.

    Obrigado aos dois.

    Já percebi que não me podem ajudar, mas mesmo assim obrigado pela tentativa.
    Tenho de me dirigir a uma repartição de finanças e pedir uma estimativa de quanto pagarei de imposto se quiser vender a casa. Mas já estou mentalizado que terei de a alugar.
  7.  # 227

    Ze duque
    Desculpe lá se ficou chateado, mas o que disse foi.
    - Comprou 4500;
    - Vendeu passados 16 anos por 90.000 (retirando as obras)

    Se tivesse o €€€ no banco é equivalente a estar a receber uma taxa de juro superior a 20% ao ano!
    Se isso não é bom...


    Colocado por: ze duqueA casa se vendida hoje, comparativamente será por um preço semelhante ao que o meu avô pagou por ela quando a adquiriu, não existe mais valia, pelo contrário.

    Mas o calculo não é feito pelo preço que o seu avô comprou, é feito pelo preço que voce pagou por ela. A mais valia é sua e não do seu avô.
    Desde o momento em que a casa veio à sua posse, até à data que a vendeu, é isto que conta. Se a casa foi adquirida ao seu avô ou ao a outra pessoa qualquer, não interessa nada.

    Voce em 1994 comprou por 4.500 €, se vender este ano por 90.000 €, teve um lucro muito bom. E isto é inegável, a casa até podia ter estado vazia durante os 16 anos, continuava a ser um bom negócio.



    Colocado por: ze duqueE com o passar do tempo, quem de vós herdar casa, ou se os vossos filhos receberem a vossa casa de herança, também só vão conseguir vender pagando tal imposto ? cuidado... quem goza agora, se calhar pode ter menos vontade de rir amanhã. Ou se calhar também vão dizer aos vossos filhos que herdaram um negócio da china.

    Isso agora não pode acontecer, pois quando herdar a casa é re-avaliada pelos finanças e actualizado o valor patrimonial.
    É claro que paga o imposto, mas mais tarde não tem mais-valias.

    Em 1994 foi boa ideia registar por 4500€ (e era totalmente LEGAL), dado que era o valor patrimonial que lá estava e escusou de pagar impostos. Mas o fisco não dorme, "fugiu" (ou melhor escapou) em 1994 paga agora.
    É IMPOSSIVEL que uma casa que valesse 4500€ em 1994 ter 10.000€ de obras e passar a valer 100.000€ em 2010.
  8.  # 228

    Boa noite

    Eu comprei uma casa em 2005 por 150000 e vendi a mesma em 2010 por 166000.Tive que pagar 3900 á imobiliaria e pagar o resto do empréstimo(que era de 150000 mas á data de 2010 era de 142000) .Neste caso qual é o valor da mais valia?

    Por favor agradecia uma resposta.
    obri
  9.  # 229

    A questão é esta: - 1) vivo e tenho o meu domicílio fiscal em casa arrendada; 2) tenho um outro apartamento que vou vender; 3) com o produto desta venda vou comprar novo apartamento para habitação própria permanente. Com estas permissas, como fazer para beneficiar de isenção de imposto sobre mais-valias ? Terei que mudar a minha habitação própria permanente e domicílio fiscal para o apartamento que vou vender ? Com que antecedência em relação à esta venda e à compra do novo apartamento ? Grato pela atenção e esperando resposta. J. Pontes
  10.  # 230

    Recebi por doação em Novembro de 2000 um terreno rústico com um valor patrimonial de 28€ de que paguei imposto de selo.
    Como existia lá uma pequena construção foi registada através do modelo 1, em 2002 como omisso há mais de 5 anos. Foi-lhe atribuído o valor patrimonial de 1251,45 € (determinado em 2006 diz a certidão de teor)
    Em 2010 vendi o rústico por 4000€ e o urbano por 1000€ (abaixo do valor patrimonial).
    Que valores e datas devo pôr para a aquisição no anexo G, especificamente do urbano.
    Peço desculpa se já há resposta a alguma questão parecida, mas não encontro.

    Obrigado
  11.  # 231

    Boa tarde,

    Tenho lido vários comentários e gostaria de expor o meu caso até porque entreguei o meu Irs na 2ª fase e agora recebi uma carta das finanças que terei de me deslocar para corrigir o Modelo G.
    Em 2004 comprei a minha casa por 156.000€ fiz 2 escrituras uma de credito habitação de 121.000€ e outra de 35.000€ credito de investimento múltiplo de bens imóveis, sugerido pelo Banco, as 2 escrituras foram somente para a compra da casa 156.000€.
    Em 2010 vendi a casa no valor de 135.000 (não consegui valor mais alto) e comprei no mesmo ano outra por 140.000€.
    Desloquei-me às finanças e disseram-me que o valor de Aquisição era de 121.000 e não podia declarar os 35.000 porque o valor não foi destinando para Habitação Própria Permanente e disseram-me também que no campo 401 do modelo G o valor de realização teria de ser o valor que estava apresentado na caderneta predial da casa 158.000 (valor patrimonial)???
    A minha questão é a seguinte: Se declaro o valor patrimonial de 158.000 quando a aquisição é só de 121.000(credito habitação) irei ter de mais valias 37.000, valor esse que nunca obtive dado que paguei toda a divida ao banco no valor de 150.000€ (135.000 da venda mais 15.000 que me pertenciam).
    Comprei a minha nova casa onde pedi 137.000(banco) + 3.000 que paguei à parte e mais 5.000 para escritura (tive apenas 8.000 de despesas minhas), assim sendo dos 37.000 retiro 8.000 e fico com 29.000 de mais valias?
    Eu não posso mesmo declarar os 35.000 (credito bens imóveis)???
  12.  # 232

    Colocado por: Sofia C.Boa tarde,

    Tenho lido vários comentários e gostaria de expor o meu caso até porque entreguei o meu Irs na 2ª fase e agora recebi uma carta das finanças que terei de me deslocar para corrigir o Modelo G.
    Em 2004 comprei a minha casa por 156.000€ fiz 2 escrituras uma de credito habitação de 121.000€ e outra de 35.000€ credito de investimento múltiplo de bens imóveis, sugerido pelo Banco, as 2 escrituras foram somente para a compra da casa 156.000€.
    Em 2010 vendi a casa no valor de 135.000 (não consegui valor mais alto) e comprei no mesmo ano outra por 140.000€.
    Desloquei-me às finanças e disseram-me que o valor de Aquisição era de 121.000 e não podia declarar os 35.000 porque o valor não foi destinando para Habitação Própria Permanente e disseram-me também que no campo 401 do modelo G o valor de realização teria de ser o valor que estava apresentado na caderneta predial da casa 158.000 (valor patrimonial)???
    A minha questão é a seguinte: Se declaro o valor patrimonial de 158.000 quando a aquisição é só de 121.000(credito habitação) irei ter de mais valias 37.000, valor esse que nunca obtive dado que paguei toda a divida ao banco no valor de 150.000€ (135.000 da venda mais 15.000 que me pertenciam).
    Comprei a minha nova casa onde pedi 137.000(banco) + 3.000 que paguei à parte e mais 5.000 para escritura (tive apenas 8.000 de despesas minhas), assim sendo dos 37.000 retiro 8.000 e fico com 29.000 de mais valias?
    Eu não posso mesmo declarar os 35.000 (credito bens imóveis)???

    As finanças informaram correctamente.
    O valor da casa é de 158.000 euros, aliás é justo uma vez que a comprou por 156.000 euros. Portanto bate certo.
    Não interessa o que voce declara(158.000 ou 121.000), para as as financas o valor da casa é 158.000.
    As depesas que teve podem ser metidas no IRS para abater às mais valias, desde que tenha recibos.
    Os 35.000 euros são um crédito pessoal, tal como a compra dum carro ou duma televisão e portanto não entra nestas contas. Nunca o devia ter feito, devia ter colocado tudo como crédito à habitação. Na altura deu jeito para pagar menos impostos... agora lixou-se.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mjvllima
  13.  # 233

    Bom dia Sr. PBarata,

    Nao se tratou de dar mais jeito ou menos jeito e me ter lixado, trata-se simplesmente em os Bancos explicarem às pessoas o que pode ser declarado quando isso não acontece! As pessoas nao nascem ensinadas e se não lhes dizem como as coisas funcionam muito menos, eu paguei impostos na mesma sobre esse valor nao fiquei a ganhar nada por ter feito um credito diferente porque nao andei a brincar com esse valor nem a gastar em carros ou obras, foi tudo para a casa e se realmente é preciso recibos o unico recibo que existe desses 35.000 é o valor que paguei ao Banco assim que liquidei a casa, ele nao fugiu para lado nenhum!

    Se eu vou declarar 158.000 às finanças é sempre um valor que eu nao paguei no entanto a casa que comprei agora custou-me 140.000 e o que esta declarado nas finanças sao 98.000 por assim dizer Sr. Barata lixaram-me!!! Infelizmente nestas alturas é que temos quem nos diga como as coisas funcionam quando nos lixam.

    Obrigado.
    •  
      FD
    • 7 junho 2011 editado

     # 234

    Aliás, esta questão do IMT e da mais valias serem tributadas pelo valor real ou patrimonial consoante o maior é péssima nesta conjuntura.
    As pessoas estão a vender as casas abaixo do valor que custaram, como neste caso, abaixo do valor patrimonial e têm que pagar mais valias fictícias.
    Muitas das vezes, vendem as casas porque não conseguem pagar a prestação e, como tal, compram casas mais pequenas, não aplicando as supostas mais valias.
    Num contexto em que as casas não desvalorizam, esta forma das finanças cobrarem impostos faz algum sentido mas, neste contexto de desvalorização real é um ROUBO.
    Concordam com este comentário: Meia Cuca, mog
  14.  # 235

    Um roubo e grande roubo, porque as casas desvalorizam e o valor patrimonial nao, agora terei de inserir o valor patrimonial pois para eles nao lhes interessa por quanto vendi ou quanto paguei ao banco pela casa. O mais engraçado nisto é os bancos ainda se aproveitarem das pessoas com as tretas de avaliações para lucrarem com os empréstimos, nisto nao passamos de cobaias, pois ou passamos a vida a ser enganados pelos bancos ou passamos a vida a trabalhar para dar dinheiro ao estado! Sim porque do meu bolso saiu e a mim ninguem me deu nada, apenas fiz uma mau investimento que na altura ninguem me soube explicar como o fazer para sair benificiada, infelizmente caí na mesma ratueira duas vezes, foi preciso preencher uma declaração para o saber.
  15.  # 236

    Sofia C.

    O seu erro foi pensar que o Banco existe para a defender ou para a ajudar. Não é verdade, o banco (todos eles) está lá para ganhar dinheiro.
    A sua declaração de IRS não lhes interessa para nada, nem eles querem saber se paga muito ou pouco de imposto.
    Nem têm obrigação nenhuma de a alertar, eles NÃO SÃO seus amigos.
  16.  # 237

    Colocado por: Sofia C.Bom dia Sr. PBarata,

    Nao se tratou de dar mais jeito ou menos jeito e me ter lixado, trata-se simplesmente em os Bancos explicarem às pessoas o que pode ser declarado quando isso não acontece! As pessoas nao nascem ensinadas e se não lhes dizem como as coisas funcionam muito menos, eu paguei impostos na mesma sobre esse valor nao fiquei a ganhar nada por ter feito um credito diferente porque nao andei a brincar com esse valor nem a gastar em carros ou obras, foi tudo para a casa e se realmente é preciso recibos o unico recibo que existe desses 35.000 é o valor que paguei ao Banco assim que liquidei a casa, ele nao fugiu para lado nenhum!

    Se eu vou declarar 158.000 às finanças é sempre um valor que eu nao paguei no entanto a casa que comprei agora custou-me 140.000 e o que esta declarado nas finanças sao 98.000 por assim dizer Sr. Barata lixaram-me!!! Infelizmente nestas alturas é que temos quem nos diga como as coisas funcionam quando nos lixam.

    Obrigado.


    Precisamente por não ter poupado nada, ou quase nada (deve ter poupado no IMT) é que escusava de ter andado a declarar a compra por valor inferior.
    Os 35.000 euros são um crédito pessoal... esqueça.
    Se tiver recibos da escritura de compra (os tais 5.000 ) e da imobiliária (não sei se utilizou, para vender), pode abater nas mais-valias. É a única forma de tentar pagar menos mais valias. Boa sorte.
  17.  # 238

    Colocado por: FDAliás, esta questão do IMT e da mais valias serem tributadas pelo valor real ou patrimonial consoante o maior é péssima nesta conjuntura.
    As pessoas estão a vender as casas abaixo do valor que custaram, como neste caso, abaixo do valor patrimonial e têm que pagar mais valias fictícias.
    Muitas das vezes, vendem as casas porque não conseguem pagar a prestação e, como tal, compram casas mais pequenas, não aplicando as supostas mais valias.
    Num contexto em que as casas não desvalorizam, esta forma das finanças cobrarem impostos faz algum sentido mas, neste contexto de desvalorização real é um ROUBO.
    Concordam com este comentário:mog


    Pois... tem razão.
    Mas para sermos verdadeiros, antes desta maneira de cobrar também era um ROUBO, mas ao contrário.

    As finanças terão de ajustar os seus valores para baixar os valores patrimoniais, mas com esta falta de dinheiro.... só lá para 2020.
  18.  # 239

    Bom dia Caro Barata,

    Realmente a minha ignorância não chega ao ponto de precisar que o Sr. me venha explicar isso, e se todas as pessoas pensarem como senhor, realmente posso concordar que não existe solidariedade para com o MUNDO, não estamos aqui para fazer amigos, simplesmente fala-se de honestidade que assim deveria ser.

    MAs não venho aqui para dar uma lição de moral muito menos para receber, para isso consultava um especialista, e dado a esta situação o Sr. Barata também me induziu em erro, dado que me informei com um contabilista e o valor a preencher correcto é o valor que tenho mencionada na escritura da Venda da Casa que são os 135.000€ e não o valor Patrimonial, pois se assim fosse realmente eu poderia vender uma casa no valor de 200.000 eur e só iria pagar as mais valias dos 158.000(valor patrimonial)! Seria muito engraçado as finanças ficarem a perder.

    Quanto aos 35.000 nada posso fazer posso colocar obras que fiz na casa sobre esse valor e nada mais.

    Assim sendo tenho a declarar o valor mencionado na escritura da Venda da Casa (135.000) e o valor de Aquisição que é o valor que está na escritura de credito habitação quando comprei a casa (121.000), fazendo as contas com a casa que comprei acabo por nao pagar mais valias.

    Obrigado pela atenção de todos.
    Sofia.
  19.  # 240

    Precisamente por não ter poupado nada, ou quase nada (deve ter poupado no IMT) é que escusava de ter andado a declarar a compra por valor inferior.

    O IMT é um valor calculado através do valor Patrimonial, não tem absolutamente nada a ver com o valor da casa que declarei na escritura, tenha feito uma escritura de 200.000€ ou 500.000€ se o valor Patrimonial for de 100.000€ só pagarei o IMT calculado nos 100.000€, mas o Imposto selo sim já é calculado nesses 200.000 ou 500.000.
 
0.0498 seg. NEW