Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 9 agosto 2011

     # 281

    Colocado por: JLimaTenho que me responsabilizar de qualquer forma?

    Se construiu para vender, sim, tem que se responsabilizar de qualquer forma.
  1.  # 282

    Boa noite , alguém me sabe dizer se o proprietário de uma moradia fazer um telheiro em madeira com chuasqueira e um canil em grade perde a garantia da casa? Ambos sem estarem colados as paredes da casa
  2.  # 283

    Colocado por: overstaticxBoa noite , alguém me sabe dizer se o proprietário de uma moradia fazer um telheiro em madeira com chuasqueira e um canil em grade perde a garantia da casa? Ambos sem estarem colados as paredes da casa

    Não.
  3.  # 284

    Perguntei porque n pedi licença a câmara. Nem sei se e necessário para fazer um. Telheiro e um canil td em grade com 5m2 ,mas o vendedor veio com uma conversa k não podia fazer nada sem licença e seu conheci por estar na garantia devido a isso fiquei na dúvida
  4.  # 285

    Colocado por: overstaticxPerguntei porque n pedi licença a câmara.

    Isto não tem nada a ver com a garantia da casa.

    Colocado por: overstaticxvendedor veio com uma conversa k não podia fazer nada sem licença

    Está a atirar o barro à parede...a ver se pega.
  5.  # 286

    Poix t ambem me pareceu,perguntei logo então as pergolas e as churrasqueiras a venda no leroy também presisam de licença?! Aí calou-se. Disse k era constr ilegal
  6.  # 287

    Boa Tarde,

    Estou com uma dúvida e queria ver como mexer antes de ter que precisar.

    A questão é que comprei a casa a um grupo de investimento que tinha comprado o empreendimento a uma construtora que estava à rasca e assim conseguiu sobreviver durante mais algum tempo.

    Quando compramos casa esse grupo de investimento tinha uma empresa que fazia as pequenas reparações e até tinham um escritório dedicado a essa urbanização, agora a empresa das reparações entrou em insolvência.

    A questão aqui é: pode existir alguma cláusula em que a empresa que faz a venda pode não ser responsável pelos 5 anos de garantia?

    Pelo que percebi de um dos meus vizinhos que foi a lenga lenga que lhe deram ao telefone, mas no entanto para enviar uma carta registada para a administração.
  7.  # 288

    Boa noite a todos,

    Li todo este tópico com muita atenção, e ajudou-me muito a perceber como funciona a garantia de casas novas e usadas. Neste momento estava mesmo prestes a assinar um contrato-promessa de compra e venda, mas há uma situação que não me deixa confortável. A minha situação (resumidamente), é esta:

    - O Construtor A tem várias fracções de um prédio para venda
    - Algumas dessas fracções (incluindo a que quero comprar) estão "entregues" a investidores privados
    - O Sr. B (Empresário do ramo industrial/materiais para construção) "tem" a fracção que queria comprar - supostamente por permuta de terrenos nesta obra
    - Negociei o valor com o Sr. B e a mediadora redigiu o contrato-promessa de compra e venda, que ainda não foi assinado

    Eu tinha colocado a questão à mediadora sobre a garantia, sobre a qual me asseguraram que teria mesmo que fosse comprado ao Sr. B. Pelo que li aqui isso não é 100% garantido, uma vez que a lei é omissa nesse aspecto. Ainda assim garantiram-me que seria transferida directamente do Construtor A.
    O que me causa estranheza é na redacção do contrato o Sr. B aparecer como Primeiro Outorgante. Na certidão predial nada indica que o Sr. B seja proprietário da fracção em causa, tudo se mantém com o construtor (e com as respectivas hipotecas) à excepção das que já foram vendidas a particulares.

    As minhas questões são as seguintes:

    - Nesta situação, o Sr. B pode fazer um contrato-promessa de algo que não passou efectivamente do Construtor A para a sua posse?
    - O Primeiro Outorgante do contrato-promessa é sempre a pessoa que vai assinar a escritura final de venda do imóvel?

    Neste momento (a menos que tenha acontecido algum lapso), e da forma que o contrato está escrito, a minha decisão é NÃO assinar. Agradeço os esclarecimentos que quem tem mais experiência nesta área me possa dar. Obrigado.
  8.  # 289

    Colocado por: eliojoaquimA questão é que comprei a casa a um grupo de investimento que tinha comprado o empreendimento a uma construtora que estava à rasca e assim conseguiu sobreviver durante mais algum tempo.(...) A questão aqui é: pode existir alguma cláusula em que a empresa que faz a venda pode não ser responsável pelos 5 anos de garantia?
    Pelo que percebi de um dos meus vizinhos que foi a lenga lenga que lhe deram ao telefone, mas no entanto para enviar uma carta registada para a administração.
    "A empresa que faz a venda" ?
    Refere-se ao "grupo de investimento" que comprou o empreendimento, mandou reparar e lhe vendeu a casa?
    Se sim, esse grupo de investimento é que deve assegurar a reparação dos defeitos durante o período de garantia.

    Colocado por: preliatorNa certidão predial nada indica que o Sr. B seja proprietário da fracção em causa, tudo se mantém com o construtor (e com as respectivas hipotecas) à excepção das que já foram vendidas a particulares..
    Parece-me que tem razão, preliator.
    Se a certidão do registo predial diz que a fracção é propriedade do construtor, é com ele que tem de fazer o contrato-promesa de compra-e-venda (tal como, mais tarde, a escritura de compra e venda!).

    Portanto...
    - Nesta situação, o Sr. B pode fazer um contrato-promessa de algo que não passou efectivamente do Construtor A para a sua posse?
    Não.
    A não ser que tenha uma procuração para o fazer (ou cpcv que o preveja).

    - O Primeiro Outorgante do contrato-promessa é sempre a pessoa que vai assinar a escritura final de venda do imóvel?.
    Sim. Devia ser.
    A não ser que tenha passado procuração a terceiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eliojoaquim, preliator
  9.  # 290

    preliator, a sua situação está parecida a de um colega meu.

    Uma empresa assinou contrato-promessa com ele, e antes da venda (escritura dele) houve uma entre o construtor e essa empresa e logo a seguir essa empresa vendeu a ele.

    Até, se não me engano, um dos cheques que ele passou foi em nome do construtor mas na escritura o imóvel está como vendido pela empresa e não pelo construtor.

    EDIT: não sei como estava o imóvel no registo antes desta venda, se em nome do construtor ou em nome da empresa. Mas à partida estaria em nome do construtor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: preliator
  10.  # 291

    Olá todos,

    Muito obrigado pelos esclarecimentos. Neste caso parece ter sido mesmo lapso da mediadora. Antes de ter pedido esclarecimentos ou ter tocado no assunto directamente, tive uma conversa telefónica com o Sr. B, em que o próprio admitiu que a redacção era errada e que tinha sido advertido para isso pelo seu advogado. Quem vende é o dono da fracção, neste caso o Construtor A, o que estando expresso na escritura pelo menos dá certezas sobre a existência de direito à garantia.

    Não querendo desviar muito o tópico, o Sr. B propôs avançar directamente para a escritura, sem CPCV. Como falta colocar alguns equipamentos no apartamento, a escritura só será feita após colocação e visita/aprovação da minha parte. Pelo que li noutros tópicos, é normal fazer isto, desde que o processo da escritura seja bem conduzido. Vêm algum inconveniente nesta opção?

    Obrigado.
  11.  # 292

    291 posts, e chegamos sempre à mesma conclusão. Os construtores são uns trafulhas, desonestos que procuram o lucro fácil e ficam sempre impunes...

    Eu desisti e estou a gastar uma fortuna numa casa com menos de 6 anos... http://www.hmais.net

    O construtor...? Esse ficou-se a rir...
  12.  # 293

    Boa tarde,

    Sou novo neste forum assim como na área de compra de imóveis.
    Em Setembro do ano passado comprei pela primeira vez um apartamento. Trata-se de um imóvel usado com mais de 30 anos na zona de Alvalade e é o ultimo andar (Lisboa). Este negocio foi mediado por uma agência imobiliária.
    Tive sempre em mente remodelar o apartamento, mas apenas pretendia fazer obras na cozinha e na WC. No entanto com o aproximar do Inverno e com as primeiras chuvas começaram a aparecer na sala, divisão na qual não pretendia fazer nenhuma obra, os primeiros sinais de infiltração. Um dos cantos do tecto começou a ficar negro e com bolor e na parede a tinta começou a saltar e o bolor aparecia por baixo da tinta inclusive junto a uma janela perto do canto que esta negro.
    Na altura que comprei a casa estava toda pintada e não apresentava nenhum defeito visível. Nada me foi dito que a casa tinha algum problema de infiltração.
    Dado que sou novato neste campo pensei que não havia nada a fazer e que tinha sido mais um a ser enganado.
    Este fim de semana é que me disseram que eu tinha que me mexer, e arranjar maneira de resolver o problema. Já mandei um mail para a Associação Nacional de Proprietários. Devo contactar também mais alguma entidade?
    Através da internet e de alguma pesquisa cheguei a este forum que me parece ter bastante utilizadores que sabem do que falam.

    E muito complicado andar a fazer obras de remodelação e depois a meio aparecer um problema com este. Não queria andar a gastar €€ e ficar com aquele problema.

    Agradeço desde ja a vossa ajuda.

    Alexandre Antunes
  13.  # 294

    boa tarde...

    dependendo de quando comprou... em primeiro lugar pode verificar se o antigo dono do apartamento sabia do problema e lhe vendeu o apartamento ocultando essa informação, agindo assim de má fé.... e para saber isso pode começar por solicitar as actas das assembleias de condóminos, verificar de esses problemas já existiam antes da venda... se isso aconteceu é falar com uma advogado e ver as possibilidades...

    Caso o caso de cima não resolva ou os prazos já terem passado, a outra solução, visto pelo mencionado as infiltrações são provenientes da cobertura, logo parte comum, é falar novamente com o administrador de condomínio para o alertar do problema... a partir dar seguimento, pois tratando-se de problemas de infiltrações de zonas comuns, a responsabilidade do arranjo é da assembleia de condóminos e não sua...

    cumps
    Concordam com este comentário: FD
  14.  # 295

    Colocado por: costa3333boa tarde...

    dependendo de quando comprou... em primeiro lugar pode verificar se o antigo dono do apartamento sabia do problema e lhe vendeu o apartamento ocultando essa informação, agindo assim de má fé.... e para saber isso pode começar por solicitar as actas das assembleias de condóminos, verificar de esses problemas já existiam antes da venda... se isso aconteceu é falar com uma advogado e ver as possibilidades...

    Caso o caso de cima não resolva ou os prazos já terem passado, a outra solução, visto pelo mencionado as infiltrações são provenientes da cobertura, logo parte comum, é falar novamente com o administrador de condomínio para o alertar do problema... a partir dar seguimento, pois tratando-se de problemas de infiltrações de zonas comuns, a responsabilidade do arranjo é da assembleia de condóminos e não sua...

    cumps
    Concordam com este comentário:FD



    Bom dia,

    Já estive a ver as actas e passo a descrever a situação:
    Em Setembro de 2010 numa reunião de condomínio foi levantado o tema da infiltração, e foi escolhido (haviam duas propostas alternativas) e aprovado um empreiteiro para realizar a obra de reparação. A obra foi feita em Outubro de 2010 (deram um prazo de garantia de 1 ano) e paga pelo condomínio. No entanto, na reunião de Maio de 2011 foi mais uma vez referido que o problema da infiltração persistia. Foi de novo contactado o empreiteiro para rectificar o problema. Foram lá ao local, mas o problema voltou a persistir mas agora já em Dezembro de 2011 quando eu já era proprietário.

    Agora surge uma situação mais complicada. Vou identificar a pessoas envolvidas da seguinte forma:
    -Proprietário da casa entre reporte na reunião do condomínio em Setembro de 2010 e reporte em Maio de 2011 da continuação do problema: A

    -Proprietário da casa entre Maio de 2011 (não sei ao certo quando é que esta pessoa comprou a casa à pessoa A, sei que foi depois de Maio de 2011) ate Setembro de 2011: B

    -Agência Imobiliária: C


    A questão aqui é que entre este período de Maio de 2011 e Setembro de 2011 a casa foi vendida a outra pessoa (B), pessoa (B) esta a quem eu comprei posteriormente a casa (em Setembro de 2011) por intermédio da agência imobiliária (C).
    No entanto já vi a saber que esta pessoa (B) andou a pintar a sala (divisão onde está a infiltração) durante este período de tempo que teve a casa em seu nome. Dai suponho que a já tivesse conhecimento da situação e para isso decidiu pintar a divisão para tapar o problema. E eu nunca fui informado, nem pela pessoa C nem pela pessoa B que havia aquele problema. Alias no dia em que fui ver a casa fui com os meus pais e com a minha namorada e nenhum deles ouviu alguma falar-se em infiltração ou reparação de algum tipo de situação destas.

    Não sei se fui claro ao expor a situação...

    Como devo proceder?
    Sinceramente apetece me ligar à imobiliária e ameaça-la po-los em tribunal...

    Alexandre Antunes
  15.  # 296

    Colocado por: AAntunes7Sinceramente apetece me ligar à imobiliária e ameaça-la po-los em tribunal...


    de nada lhe serve... pois a imobiliária vai dizer que não foi informada da situação da infiltração pelo vendedor....

    a Agência imobiliária é apenas um mediador.... que arranjou comprador para a casa, nada mais....

    o que você pode é colocar o vendedor em tribunal (atençao, isto tem prazos e só um advogado lhe poderá informar), pois se provar que ele agiu de má fé.... pode estar ai o ganho da causa...

    cumps
  16.  # 297

    Que grande baralhação entre quem executa e quem é responsável e é accionado pela Garantia...
  17.  # 298

    Boa Tarde.

    Sei que este tema já foi discutido diversas vezes. Sou nova neste fórum, e neste momento estou numa situação muito complicada.
    Em Março de 2011 adquiri uma moradia a um construtor e que foi escriturada nesse mesmo mês, embora a estivesse a habitar desde Dezembro passado.
    Desde então surgiram pequenos problemas que o construtor á pressa arranjou para poder fazer a escritura. Entretanto este Inverno deparo-me com uma grande infiltração de água na parede da garagem, humidade na cozinha, humidade nos quartos. Cheiro a mofo em toda a casa e manchas de bolor nas paredes. Deparo-me também com cedência (não sei se será causada pela humidade) da tijoleira da parede da cozinha que faz pressão sobre a pedra silestone que tenho na banca e que lhe provoca fissura, isto opinião do revendedor oficial da marca que fez uma vistoria.
    Pois bem contactei o Sr que me vendeu a casa que me desliga o telefone e não me atende pessoalmente. Já o informei por carta registada e este refere que certas cartas são para ignorar. Não sei o que fazer mais. Verifico que na ficha técnica da casa foi este senhor que ma vendeu mas lá está identificado como promotor imobiliário e uma outra empresa como construtora. A quem reclamo a quem me vendeu ou à empresa construtora? O senhor que me vendeu é o que consta como nome na escritura.
    Peço desculpa pela minha insistência neste tema, mas estou mesmo apreensiva com esta situação, visto que esta humidade toda não tem sido benéfica para a minha filha ainda pequena.
    obrigada
  18.  # 299

    Colocado por: soniacristA quem reclamo a quem me vendeu ou à empresa construtora?


    a quem lhe vendeu...

    Colocado por: soniacristJá o informei por carta registada e este refere que certas cartas são para ignorar.


    atenção que tem 1 ano desde que lhe envia a 1 carta registada para reclamar judicialmente destes defeitos. caso contrario depois já não lhe pode pedir responsabilidades.

    deve fazer uma peritagem à moradia e contactar um advogado para lhe meter uma acção em tribunal....
    Concordam com este comentário: FD
  19.  # 300

    Boa tarde

    Gostaria de algumas elucidações sobre o meu caso, comprei um apartamento novo em Outubro/Novembro 2011 situado no segundo andar , sendo este o ultimo andar, e tendo uma fachada como parte lateral do prédio. Parte lateral esta, em que detectei sinais de infiltração em duas divisões junto ao rodapé. Chamado o construtor da obra visto ainda andar com outras obras num prédio ao lado do meu, teve o descaramento de dizer á minha mulher (visto eu nao estar em casa) que aquilo não era infiltração, e que era normal... A tinta estava empolada e e ainda ser notada a própria humidade devido a estes últimos dias chuvosos... Disse que lá para o verão trataria de pintar a parede.
    O que eu. Gostaria de saber é se como reparação , visto esta parede ser a fachada lateral do prédio (feita de azulejos), o correcto seria a reparação total da parede?? Visto que pintar a parede só vai Adiar o problema....

    É vergonhoso como um prédio com menos de 2 anos já apresente tal estragos, no entanto sei que o construtor é daqueles que diz fazer td e nao faz nada, adia e adia e continua td na mesma.

    Tenho um quarto que ainda nao tenho sequer mobília e q nos primeiros 6meses comecei a notar rachadelas em duas paredes falei com o construtor e ele prontificou se a reparar. A única coisa que fez foi por massa nas fissuras e pintar novamente, e ainda referiu que essas rachadelas eram normais visto o prédio ter pouco tempo...
    A verdade é que agora passado um ano para além dessas rachadelas reaparecerem e estarem maiores ainda tenho mais noutra parede. Qual seria a melhor maneira de resolver este problema??? A parede é de gesso... Seria picar a parede toda e voltar a por gesso?

    Como até Agr Foi sempre tudo resolvido por acordos verbais e eu já começo a ficar saturado visto os problemas continuarem a aparecer acho que devo fazer tudo como deve ser e fazer o pedido de reparação por carta registada. Até que ponto posso eu sugerir esta ou aquela maneira de reparar estes defeitos?

    Cumprimentos, Ricardo Fernandes
 
0.0627 seg. NEW