Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva a todos!
    Como já disse noutro tópico, estou neste momento quase a fechar negócio de compra de um terreno urbanizado de 300m2 na Freguesia de S. Domingos de Rana, Concelho de Cascais. Todas as casas daquele bairro, têm uma área de implantação de aproximadamente 95m2 com R/C e 1º andar (umas têm cave, outras não). Como não percebo nada do ramo, preciso de ajuda para saber em quanto pode ficar o seguinte:
    - Projecto de arquitectura e a sua aprovação na câmara
    - Licenças camarárias
    - contrução da moradia (com 2 pisos aprox. 190m2) sei que depende muito dos acabameneto, mas gostaria de saber um valor apartir do qual poderia contar (moradia sem luxos)
    - ramais de água, saneamento, electricidade
    - que mais despesas devo incluir??
    Agradeço desde já os vossos comentários!!
  2.  # 2

  3.  # 3

    Caro Vasco Tomé,

    obrigado pela sua resposta! Os tópicos que indica aponta para um utilizador que apresenta preços de 933€/m2 para uma construção média!
    A ser verdade, quem iria certamente para o ramo de construção seria eu, pois considerio esses valor um verdadeiro "atentado".

    O que pretendo saber é se é possivel fazer uma construção (como idiquei) com aprox. 190m2 por menos de 100.000€?

    Alguém com experiência recente, pode dar o seu testemunho?

    Obrigado!
  4.  # 4

    O custo por metro quadrado depende de muitos factores:

    -projecto de arq.
    -acabamentos
    -terreno
    -localização geografica

    Quer fazer a construção de uma moradia por 525,00€/m2!

    Nesse valor está incluido:
    -projectos
    -licenças
    -ramais
    -arranjos exteriores


    O custo normal de uma moradia anda nos 750€/m2...
  5.  # 5

    Colocado por: Mega-CasaA ser verdade, quem iria certamente para o ramo de construção seria eu, pois considerio esses valor um verdadeiro "atentado".

    Pode vir à vontade. Com tantas falências este ano, não tarda nada começa a haver lugar.

    Colocado por: Mega-CasaOs tópicos que indica aponta para um utilizador que apresenta preços de933€/m2para uma construção média!

    Mas se reparar está lá definido o que considero qualidade média. Parece que maioria do que se faz por ai é de gama baixa, atendendo aquele critério. No entanto se considera caro, está no seu direito de não ligar nenhuma aqueles valores (btw, pode retirar 10% aqueles valores dada a crise actual, acompanhei recentemente a adjudicação de algumas vivendas).

    Se pesquisar no fórum encontra alguns tópicos, onde se defendem preços de construção na ordem dos 400€/m2. Por isso, tem outras opiniões tão válidas como a minha e que de certeza irão ao encontro do valor que procura.

    PS: Imagina só, que por acaso , valor é mesmo de 750/850€/m2 com arranjos exteriores e chave na mão. Têm dinheiro para terminar? è a pergunta que têm de fazer a si próprio, porque os custos não são de acordo com os nossos desejos. Imagine isso
  6.  # 6

    Obrigado pelas respostas!
    Já li aqui varios utilizadores que conseguiram construir por menos de 500€/m2.
    O que é certo, é que o tempo dos construtores com a 4ª classe e com Mercedes classe S, já terminou (os poucos que ainda existem já estão em extinsão).

    Entendo bem o desespero dos construtores, por não haver trabalho, e quando arranjam alguma obra para fazer, querem ganhar lucro muito acima.

    Caro Luis K. W. , se fala em "ordenados" de 50€ por dia, isso multiplicando por 20 dias úteis por mês dá 1000€, o que eu acho bastante bom para qualquer operário da obra.

    Já agora, ainda ninguem respondeu às minhas questões inicias:
    Quanto custa o seguinte:

    - Projecto de arquitectura e a sua aprovação na câmara
    - Licenças camarárias
    - ramais de água, saneamento, electricidade

    Desde já o meu obrigado!
  7.  # 7

    Colocado por: Mega-CasaCaro Luis K. W. , se fala em "ordenados" de 50€ por dia, isso multiplicando por 20 dias úteis por mês dá 1000€, o que eu acho bastante bom para qualquer operário da obra.
    Tenho "operários da obra" com o filho em colégio particular e outros com filhos em universidades privadas.

    Se multiplicar esses 1000euros/mes por 11meses, dá 11.000,00/ano.
    Agora compare com o que uma empresa, com operários legalizados, tem de pagar.
    Subtraia o subsídio de refeição obrigatório (cerca de 5,1euros/dia x 220 dias = 1.122,00) e sobram 9.878,00 que corresponde ao custo de 15 meses/ano.
    Um operário custa 15 meses, sim: 11 de trabalho +1 de férias+ 1 de subsídio de férias+ 1 de subsídio de natal+ 1 mês de indemnização/ano de trabalho.

    Como vê, sobram uns 600/mês para ordenado E encargos sociais (taxa social única, seguro de acidentes de trabalho, medicina no trabalho e, se calhar, para ferramenta, etc). Isto é, menos de 500euros líquidos/mês.
    Ainda acha "bastante bom"?
    •  
      FD
    • 16 junho 2009

     # 8

    Quer construir 190m2 por 100.000€?
    O que quer ler é isto: https://forumdacasa.com/discussion/4299/construir-moradia-com-100000-e-possivel/

    Aí tem o maior espectro possível de opiniões e experiências sobre esse objectivo. Depois, pondere e decida.

    Colocado por: Mega-Casa- Projecto de arquitectura e a sua aprovação na câmara

    Quanto custa um projecto de arquitectura

    - Licenças camarárias

    Taxas das Câmaras Municipais

    - ramais de água, saneamento, electricidade

    "Puxadas" de luz, água e esgotos para habitações
    Contrato EDP
    Ligação à rede de esgotos

    Leia também:
    Compra de terreno e construção de casa
    Despesas antes da construção
  8.  # 9

    Já agora leia tb a experiência de um forista que decidiu entregar a empreitada da sua casa a uma série de empresas sem habilitação para tal e que agora corre o risco de pagar umas multitas por isso.
    Se dividirmos o valor das multas pelos m2 de construção se calhar passamos dos "maravilhosos" 500€ iniciais para valores bem superiores aos 900 que tanta gente assusta.
  9.  # 10

    Boas

    Entendo bem o desespero dos construtores, por não haver trabalho, e quando arranjam alguma obra para fazer, querem ganhar lucro muito acima

    O que eu vejo na minha zona é que a falta de trabalho tem puxado os preços para baixo. E, como já tive oportunidade de dizer noutro local deste forum, conheço moradias que ficaram (e aqui estou a acreditar nas informações dos donos da obra) por cerca de 500 €/m2 (sem arranjos exteriores). Posso dizer-lhe que em relação a uma delas, existe um processo a decorrer em tribunal que aponta um valor de 32000 € para reparação de defeitos. O problema é que o empreiteiro não dispõe de verbas e neste momento, nada tem em seu nome. Em relação à qualidade, eu próprio moro num apartamento e mesmo assim não as queria a não ser que fossem oferecidas.
    Posso também adiantar que suspeito (e digo que apenas suspeito porque não quero fazer outras afirmações publicamente) que aqueles preços só foram atingidos devido à ausência de 50% do IVA (sub-facturação) e à utilização de mão de obra paga ao dia, sem segurança social nem outros encargos.
    No que diz respeito aos valores dos projectos, e por uma vez, vou indicar um valor para execução das especialidades que é apenas uma estimativa e considerando que não existe cave; inclui todos os elementos necessários para licenciamento, nomeadamente ensaios acústicos: 2400 €. Também lhe posso dizer que na minha zona conseguem-se preços na ordem dos 1250 €.
    Os custos das licenças camarárias, bem como dos ramais de ligação, podem variar muito de concelho para concelho.

    PS: o preço que indiquei não é uma proposta que lhe faço, é apenas a titulo informativo e para que possa ver como variam

    cumps
    José Cardoso
  10.  # 11

    Colocado por: Mega-CasaJá agora Sr. Luis K. W., não se esqueça o ordenado em Portugal começa nos 450€ BRUTOS. O que não falta são bons profissionais a quererem trabalho!
    Lamento, mas eu não pago ordenados de fome.

    Colocado por: Mega-CasaEstamos em CRISE, quem ainda quer manter a empresa "aberta", tem de aceitar qualquer trabalho por qualquer dinheiro. EU é que tenho o dinheiro, EU é que ponho as condições. Já não basta o valor que não se pode negociar, como o caso das licenças, ramais, etc.
    VOCÊ é que deve estar numa grande crise! Mas é de outro tipo de «valores».
    Felizmente posso recusar-me a trabalhar para gentinha com o seu tipo de mentalidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: becas
  11.  # 12

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: Mega-CasaJá agora Sr. Luis K. W., não se esqueça o ordenado em Portugal começa nos 450€ BRUTOS. O que não falta são bons profissionais a quererem trabalho!
    Lamento, mas eu não pago ordenados de fome.

    Colocado por: Mega-CasaEstamos em CRISE, quem ainda quer manter a empresa "aberta", tem de aceitar qualquer trabalho por qualquer dinheiro. EU é que tenho o dinheiro, EU é que ponho as condições. Já não basta o valor que não se pode negociar, como o caso das licenças, ramais, etc.
    VOCÊ é que deve estar numa grande crise! Mas é de outro tipo de «valores».
    Felizmente posso recusar-me a trabalhar para gentinha com o seu tipo de mentalidade.


    ... bom para si! Boa Sorte!
  12.  # 13

    Para ser sincero, boa sorte também para si!

    É que estar a jogar com a «crise» para adjudicar a construção ao preço mais baixo, é precisamente igual a (simplesmente)... adjudicar ao preço mais baixo.

    Faz-me lembrar aquela do astronauta que comentava que ia partir para a Lua num foguetão com 500.000 peças, cada uma delas adjudicadas a quem fazia o preço mais baixo. ;-)
    (hoje em dia, seriam todas adjudicadas a empresas chinesas!)
  13.  # 14

    Colocado por: Luis K. W.Para ser sincero, boa sorte também para si!

    É que estar a jogar com a «crise» para adjudicar a construção ao preço mais baixo, é precisamente igual a (simplesmente)... adjudicar ao preço mais baixo.

    Faz-me lembrar aquela do astronauta que comentava que ia partir para a Lua num foguetão com 500.000 peças, cada uma delas adjudicadas a quem fazia o preço mais baixo. ;-)
    (hoje em dia, seriam todas adjudicadas a empresas chinesas!)


    Fico contente em saber que se preocupa comigo... mas não tema, pois a minha formação é Direito, não é tijolo e cimento. De negociação e contratos percebo EU.

    Já agora, qual o nome da sua empresa?
  14.  # 15

    Caro Mega-Casa,
    A minha preocupação é sincera.
    Se você se meter nas mãos de um aldrab.... espere aí! VOCÊ é advogado?!?! Ah... bom! Assim isso muda de figura!

    E eu devia ter adivinhado! :-)

    Tenho licenciados em Direito na minha família desde, pelo menos, 1687.

    A minha própria mãe, a enorme maioria dos meus amigos (um Juiz, um ex-Conselheiro do Tribunal Constitucional, um ex-Director-Geral da Justiça, um professor numa Universidade privada, uma catrefada de advogados, etc.), ambos os tutores dos herdeiros do meu falecido sócio (que era prof. na Univ.Católica), e uma carrada de primos meus são licenciados em Direito.

    Apesar das minhas ligações de amizade e familiares a tantos e ilustres causídicos, não posso deixar de dizer que os meus piores clientes são, geralmente, Advogados. Estão SEMPRE à procura de argumentos para não pagar a totalidade do acordado. Usam argumentos absolutamente inaceitáveis, típicos de mau-pagador.

    Mas, um bom advogado "tem que" litigar. E como, em média, PERDEM 50% das acções em que se metem, ficam todos felizes quando conseguem roubar um coitado de um (atemorizado) empreiteiro de construção.
  15.  # 16

    Colocado por: Mega-Casa
    É verdade Fernando Gabriel!

    Já reparei que a maioria dos foristas que me respondeu é do ramo da construção, pelo simples facto de terem ficado algo "irritados" pelo motivo de eu ter apresentado valores minimamente aceitaveis para construção.

    Estamos em CRISE, quem ainda quer manter a empresa "aberta", tem de aceitar qualquer trabalho por qualquer dinheiro. EU é que tenho o dinheiro, EU é que ponho as condições. Já não basta o valor que não se pode negociar, como o caso das licenças, ramais, etc. Peço desculpa pela dureza e frontalidade das palavras.



    e quando eu digo que faço projectos de arquitectura por 1500€?, devia ver colegas meus e outros que não é o seu trabalho a darem-se ao direito de opinarem sobre os meus honorarios, sem os conhecer de nenhum lado, e ainda por cima a afirmar que faço projectos chapa 5 sem conhecer o meu trabalho, ou que não inclui isto ou aquilo, é o que temos de mentalidades, um dia vou colocar aqui um projecto completo meu, já coloquei um pouco neste link, https://forumdacasa.com/discussion/4827/junta-seca/#Item_43
    como costumo dizer e vem sempre a calhar neste ramo: há que construir e não destruir, casas, mentalidades, tudo.
  16.  # 17

    Colocado por: Mega-CasaJá reparei que a maioria dos foristas que me respondeu é do ramo da construção, pelo simples facto de terem ficado algo "irritados" pelo motivo de eu ter apresentado valores minimamente aceitáveis para construção.

    Explique-me uma coisa então. Se sabe quais são os valores minimamente aceitáveis para uma construção, porque fez a pergunta? O que pretendia ao certo? Opiniões de conforto que confirmasse o seu valor de forma aficar a pensar que tinha razão?

    Porque ficou irritado por lhe terem dado valores com os quais não concordava? Num fórum existem imensas opiniões, umas más válidas que outras, umas mais demonstradas que outras, mas você você têm de escolher as que lhe interessam. Cada um pede o preço que quer e os clientes aceitam aqueles que lhes interessam. Se acha que um preço é demasiado caro, basta ignorá-lo.

    Eu demonstrei os meus valores, gostaria imenso que alguém que defende os preços de 500€/m2, me demonstrasse como o consegue. Eu já demonstrei os meus, gostaria que demonstrassem os vossos. Se no seu caso, deve ser impossível porque não está no ramo, no caso do Arquitecto Fernando Gabriel, concerteza deve ter projectos seus, dos quais fez o respectivo acompanhamento da obra até final, dos quais poderia colocar informação que corroborasse os seus preços.

    Num tribunal não basta afirmá-lo, é preciso demonstrá-lo. Façam-me um favor. Podem concordar ou não com as opiniões dos outros, mas não têm o direito de andar a dizer que estamos errados e que andamos a enganar, quando não demonstram o que dizeme em questão de preços é muito simples, é um conjunto de operações matemáticas simples
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosmcd
  17.  # 18

    Boas

    Já reparei que a maioria dos foristas que me respondeu é do ramo da construção

    Admiro a sua perspicácia. Como conseguiu adivinhar que num forum que dá pelo nome de Forum da Casa há muitos participantes ligados à construção?

    Estamos em CRISE, quem ainda quer manter a empresa "aberta", tem de aceitar qualquer trabalho por qualquer dinheiro

    Acha mesmo? Está legislado em decreto-Lei? Também aceita trabalho a qualquer preço? Ou refere-se apenas ao trabalho dos outros?

    EU é que tenho o dinheiro, EU é que ponho as condições.

    Nesse caso é meio caminho andado. Só falta obrigar os outros a aceitarem.

    Já agora, ainda ninguem respondeu às minhas questões inicias:
    Quanto custa o seguinte:

    - Projecto de arquitectura e a sua aprovação na câmara
    - Licenças camarárias
    - ramais de água, saneamento, electricidade

    depois da sua ajuda a resposta é imediata: o que quiser pagar; afinal, você manda.

    Peço desculpa pela dureza e frontalidade das palavras.

    Pela minha parte não precisa de pedir desculpas. Eu é que lhe peço desculpa por não ter dado a resposta que você pretendia. Assim, peço-lhe um favor: quando perguntar algo, diga qual a resposta que quer ouvir. Sempre dá menos trabalho e não corro o risco de lhe desagradar.
    Em todo o caso, o meu obrigado pelos momentos divertidos que a sua participação me proporcionou.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosmcd
  18.  # 19

    Colocado por: j cardosoPela minha parte não precisa de pedir desculpas. Eu é que lhe peço desculpa por não ter dado a resposta que você pretendia. Assim, peço-lhe um favor: quando perguntar algo, diga qual a resposta que quer ouvir. Sempre dá menos trabalho e não corro o risco de lhe desagradar.
    Em todo o caso, o meu obrigado pelos momentos divertidos que a sua participação me proporcionou.
    LOLOL!
    É engraçado como os Advogados nunca páram por aqui muito tempo neste Forum.

    Colocado por: Mega-CasaEU é que tenho o dinheiro, EU é que ponho as condições.
    Será porque muitos participantes partilham aqui os seus conhecimentos e experiências SEM PEDIREM QUALQUER PAGAMENTO EM TROCA?
  19.  # 20

    A questão é que existe empresários da construção que vão a obra com um determinada margem de lucro! Outros empresários há que vão a obra com a mesma qualidade de serviço, mas com a diferença de a margem de lucro ser muito inferior. Os que continuam com as mesmas margem de lucro "de outros tempos" estão condenados a fechar portas.

    Mas quer provas, eu dou-me ao trabalho de apresentar. Faça o seguinte exercício. Vá ver as moradias que estão á venda em Albarraque. Lotes de terreno de 400m2 vendidos pelo urbanizador pela quantia apróximada de 110.000€ aos pequenos construtores. Algumas dessas moradias (gama média alta, com aprox. 200m2 r/c e 1ºandar) já estão a ser vendidas por 250.000€. Vendidas... quer dizer... estão a ver se alguem lhes pega, porque em conversa com os construtores é logo negociado para os 230.000€.
    Agora explique: Moradia 230.000€ - Terreno 110.000€ = 120.000€ , o que dá uma valor de 600€/m2!!!!

    Provavelmente, mandando construir, terá obrigatóriamente de sair mais barato! Ou estarei enganado?
 
0.0246 seg. NEW