Colocado por: buraburamono
1. A Europa é super dependente de energias fósseis. O caso da Alemanha é chocante. Que trabalho foi feito para mitigar isto na última década? Abracinhos com o Putin e campanhas de energias verdes para mostrar que somos bons meninos e que um dia vamos suportar a economia com ventoinhas em cima do monte.
Na minha opinião, como escrevi atrás, nuclear é melhor hipótese por ordens de magnitude.
Colocado por: buraburamono
2. O Bernanke sim senhor salvou a economia a curto prazo. No entanto o bailout dos bancos com práticas completamente imbecis abriu um precedente terrível de moral hazard. Bancos podem fazer o que lhes apetece que são sempre safos. Não lhe sei dizer o que aconteceria se tivessem deixado os bancos arder, mas às vezes é melhor começar da estaca zero quando há demasiada podridão no sistema.
QE como foi feito é basicamente chutar a lata para a frente. Apenas continua a dar a ilusão de que as coisas funcionam, ao mesmo tempo que criou uma disparidade de riqueza na sociedade surreal. O último apaga a luz.
Colocado por: HAL_9000Então por um lado não há alternativas a aumentar os juros porque existe "excesso de liquidez", impõe-se sacríficios desmesurados às famílias, transfere-se capital de quem está dependente dos rendimentos do trabalho para uma minoria que acumula capital, porque lá está: não há alternativa.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Bem, hoje o JN diz que está tudo lotado para as férias da Pascoa, do Norte ao Sul. Que para voos internacionais também está tudo esgotado, sobram meia duzia de vagas para destinos menos cotados... não se têm notado muito esses sacrificios todos.
Colocado por: PedroNunes24
Nem eles sabem.
Não só isso, mas os próprios comentários do BCE são assustadores:
Se a turbulência no setor bancário se agudizar, o BCE pode fazer uma pausa nos juros pois a própria crise se encarregará de pressionar a inflação em baixa.
É precisamente o oposto.Para safar a crise bancária, recorrendo à injeção de capital, a inflação vai subir!
https://eco.sapo.pt/2023/03/17/bce-abre-a-porta-a-fim-de-ciclo-na-subida-de-juros/
... não se têm notado muito esses sacrificios todos.Confesso que também é um mistério para mim. Haverá muita gente que terá essa disponibilidade financeira, mas tb há quem faça créditos para ir de férias ( nunca percebi).
Colocado por: NMGSPois bem, neste caso porque andamos a pagar apoios sociais como vamos pagar? Pagamos as casas e rendas para irem passar férias?
Colocado por: HAL_9000Confesso que também é um mistério para mim. Haverá muita gente que terá essa disponibilidade financeira, mas tb há quem faça créditos para ir de férias ( nunca percebi).
Colocado por: N Miguel OliveiraAcho que o N Miguel Oliveira não tem bem noção do poder de compra de uma família portuguesa, que já d3 si é ridículo, e em queda há duas décadas . Qualquer corte nesse poder de compra implica sim sacrifícios sem sentido.
Mas duvidam que muitos dos apoiados estarão na fila para fazer o check-in?
Ainda assim, se o consumo recua 2 ou 3% não me parece que isso signifique "desmesurados sacrifícios às famílias"...
Colocado por: N Miguel OliveiraPara o N Miguel Oliveira, parece que o ideal, é só deixar as pessoas o suficiente para comer. Desde que ainda dê para o pão, não estão a fazer sacrifícios. Qualidade de vida? Lazer? Cultura? Tempo de qualidade com a família?
... ou que vai tudo passar fome ou perder a casa. Muito menos àquelas famílias que levaram anos a surfar na onda dos juros nulos ou negativos... ou que fruto da inflação possuam agora um bem que vale bem mais do que custou... para que ainda por cima sejam ajudados pelo pai-Estado.
Colocado por: HAL_9000O facto de os preços terem inflacionado a custa desses juro negativos, ao mesmo tempo que os salários estagnavam, não interessa para nada para a equação
Colocado por: HAL_9000Até digo mais, se não não os salários que estão a pressionar a inflação, então se o dinheiro desvalorizou, os salários têm de aumentar. É que se aumentarem, ninguém precisa de ajuda para nada.
Colocado por: HAL_9000Agora assim? Neste momento, para além de ter de pagar o meu aumento de juros, ainda tenho de ajudar a pagar a renda ao Manel, e a prestação a Maria. Por causa disso, eu não vou de férias, mas se calhar o Manel e a Maria, até vão.
Colocado por: N Miguel OliveiraNão. NadinhaÉ a sua opinião, com a qual terei de discordar. Pela sua ordem de ideias, ainda se ganham 18 contos de salário, como em 1989, se com a inflação, apenas os preços, mas não os salários inflacionam.
Colocado por: N Miguel OliveiraMas se não consegue ligar o aumento do preço das casas com os juros demasiado baixos, tudo bem então. Os demais é que foram "burros".Mas eu ligo sem problema. Agora eu não tenho é a visão enviesada.
Colocado por: palmstrokeFica sem o investimento, mas também fica com mais dinheiro do que tinha antes, e, mais importante, fica com mais dinheiro do que se nunca tivesse contraído dívida. Ou seja, fica a ganhar.Concordo. Mas a menos que estejamos a falar de casas de férias, essas pessoas vão morar para onde após venderem?
Colocado por: HAL_9000É a sua opinião
Colocado por: HAL_9000também o ligo a redução da oferta. A construção caiu de forma abrupta após a última crise. Logo se há menos oferta, o preço aumenta.
Colocado por: HAL_9000A solução tem de ser mai simples, se os preços aumentam ao ponto de os rendimentos não chegarem para as despesas básicas, então tem de se aumentar os rendimentos, seja pelo alívio fiscal, seja pela correção dos salários em função da inflação.
Colocado por: HAL_9000Vai-me dizer que as pessoas tinham alternativas, mas a menos que me garanta que o mercado de arrendamento tinha oferta para toda gente nos últimos 10 anos, eu não vejo grande alternativas a comprar o que está disponível
Obvio que quem construiu poderia ter feito outras opções, mas como já vimos pouco se construiu..
Colocado por: HAL_9000Agora eu não tenho é a visão enviesada.
Colocado por: N Miguel Oliveirae não o usam contra o português comum, que dum momento para outro começou a pedir 200 em vez de 100 ao banco?Certo, não discordo disso. A questão é começou a pedir 200 porque?
Colocado por: N Miguel OliveiraJá agora, interessante esta entrevista (audio) ao CEO duma construtora da minha terra esta semana:O Teaser parece interessante. Vou ouvir.
Colocado por: N Miguel Oliveira, é sempre forçado porque não vê alternativas...o forçado que eu digo não é no sentido das pessoas serem obrigadas com uma arma.