Colocado por: luisvvProduzem, durante um curto período enquanto não conseguem reconverter e/ou reorientar produção. E tendo em conta que muito do que se compra tem origem total ou parcial noutros países, basta olhar para o mercado energético e perceber o que aconteceria.
Colocado por: HAL_9000Depende, o estado zela por dar educação financeira das pessoas para que saibam tomar decisões financeiras a longo prazo?
Colocado por: HAL_9000Eu assimilei, e obviamente não defendo inflação descontrolada como você parece estar a sugerir, apenas discordo profundamente da receita para a controlar (que diga-se de passagem, não está a resultar).
Só para esclarecer, quem definiu as políticas que causou a inflação, não são os mesmos que a tentam controlar com a formula do livro (independentemente da origem), ou com as soluções mágicas?
Só para avaliar a competência dos ditos decisores, quem agora diz que a subida dos juros agressiva e sustentada é o único caminho para controlar os juros, são os mesmos que em março diziam que a inflação era temporária e portanto as pessoas podiam continuara a consumir à vontade? Ou que em outubro diziam quem em 2022 não estariam reunidas as condições para começar a subir juros?
Colocado por: AMG1Pois mas nesses exemplo fico sem perceber em que se traduz essa emissao de dinheiro novo
Eu depositei 100k no banco e simultaneamente o mesmo banco empresta-me 100k. O que se passa é que o banco me empresta o dinheiro que eu lá depositei. Ou seja eu sou simultaneamente credor e devedor do mesmo valor, o banco limitou-se a intermediar uma operação, que em abstrato e exactamente o que sempre faz. Ou seja os bancos transformam depositos em credito e, obvimente, nessa intermediação ficam com o diferencial entre juros devedores e juros credores. É este o negocio dos bancos comerciais, isto no que ao credito diz respeito.
Mais uma vez nao estamos a complicar com alavancagens nem eventuais securitizacoes porque isso torna o processo mais complexo mas, na essência, nao o altera. Por isso é que eu nao percebo em que circunstância é que bancos comerciais "emitem" dinheiro.
Os bancos tem de garantir a todo momento que os activos que detém (creditos, participacoes, reservas em bancos centrais, garantias em mecanismos compensação e liquidação interbancaria,...) sao suficientes para cobrir o valor depositado pelos seus clientes. O que se passa quando eu peço um credito ao banco é que eles creditam a minha conta pelo valor do emprestimo, por contrapartida do debito dessa verba na conta extrapatrimonial respetiva. Ou seja o banco nao empresta o mesmo dinheiro duas vezes, salvo se houver alavancagem, mas no nosso exemplo nao contamos com isso. Para além de que actualmente creio mesmo que estao proibidos de o fazer ou pelo menos estarão muito limitados.
Mais uma vez eu posso nao estar a ver o filme todo, mas nao vejo como é que se cria dinheiro novo num empréstimo. Claro que estamos a libertar dinheiro para a economia, mas esse dinheiro é poupança de alguém e o banco assumiu perante esse alguém a responsabilidade do o devolver independentente do destino que lhe der enquanto o tiver à sua guarda. Se o empresta e o devedor nao lhe paga, problema do banco que tem de assumir a perda.
Confesso que posso já estar destreinado de pensar nestes processos, mas mantenho a minha dúvida.
Colocado por: NTORION
Está referido, curto médio prazo...
Custos com pessoal, contratos de aluguer, prestações financeiras, leasings, FSE contratados, até contratos em que se comprometem a comprar ou vender determinada quantidade.... não são eliminados em 2 dias.
Colocado por: NTORION~
Sinceramente, ainda n percebi se ele é um mero estudante de economia que ainda n percebeu a matéria ou alguém que lê uns artigos e dá a sua opinião... Pq tem alguns erros crassos...
Ferreira, se n houver margem, os produtores produzem na mesma, desde que o preço recebido cubra os custos variáveis, mais 1 pouco dos fixos.
Sendo os custos fixos imutáveis no curto médio prazo, é sempre preferível continuar a produzir desse q o preço recebido cubra os custos variáveis mais uma percentagem dos fixos, por pequena que seja.
Colocado por: ferreiraj125Tenta perceber a minha analogia das batatas doces, senão vais continuar a não entender o que te tentei explicar.Só para avaliar a qualidade da fonte da explicação, onde tiraste o PhD em economia?
Colocado por: PedroNunes24
Pelo que já ententi, o HAL não é contra a politica da subida de juros para combater a inflação, mas sim no efeito que ela tem sobre quem tem empréstimo à habitação com taxa variável.
Sem o agravar da taxa variável no CH, qual é o problema então de subir os juros para combater a inflação? (mesmo assumindo que tem razão e não é a forma mais eficaz de o fazer)
Colocado por: eu
Há uma questão fundamental que parece que ainda não assimilou: a inflação descontrolada é que tira poder de compra diretamentea todos os cidadãos.
A subida das taxas de juro para valores "normais", não afeta diretamente toda a gente, afeta acima de tudo os que estavam a beneficiar de dinheiro quase gratuito.
Colocado por: ferreiraj125foram beneficiados pelo dinheiro barato.Sobretudo beneficiados pelo valor inflacionado que pagaram pelas casas, particularmente aqui em Portugal. Para economista, tem pouco sentido crítico.
Colocado por: HAL_9000Sobretudo beneficiados pelo valor inflacionado que pagaram pelas casas, particularmente aqui em Portugal. Para economista, tem pouco sentido crítico.
Quanto ao umbiguismo, turva a razão a todos, a si também, que anda à espera de saldos :).
Colocado por: ferreiraj125Na realidade tiveram um aumento patrimonial significativoPara quem faz disso negócio, sim concordo plenamente, a não ser que tenha comprado no último ano, porque aí é capaz de correr mal)
Colocado por: ferreiraj125Quando continuas a participar numa discussão sem perceberes aquilo que foi dito, tornas-te chato.Percebo perfeitamente, não se preocupe com a minha falta de compreensão. Muito provavelmente estarei a considerar outras dimensões do problema que o ferreiraj125 nem se questiona precisamente por ser aforrador. Eu se tivesse uma quantia muito grande investida, e que estivesse a render abaixo dos 10%, também estava puto da vida por estar a perder capital e defendia com unhas e dentes subidas agressivas de juros.
Colocado por: HAL_9000estagflação
Colocado por: eu
Pessoalmente eu discordo da perspetiva de que as pessoas são X ou Y porque o estado não lhes deu educação ou formação ou outra coisa qualquer. Nunca como hoje foi tão fácil o acesso à informação e formação.
As pessoas têm que fazer pela sua própria vida; cada um de nós é o responsável máximo da nossa própria educação, das nossas atitudes e das nossas decisões.
Culpar o estado pelas nossas falhas é discurso que não subscrevo.
Colocado por: AMVPwait for it
Qual estagflacao?
Colocado por: HAL_9000wait for it