Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: Bragas VOlhe que não.. acho que ainda hoje vi a a 5 anos não chegava aos 2,75%..

Hoje, e quantas vezes não disparam por aí a cima (lei de mercado)?

Colocado por: Bragas VMas já agora o Estado podia abrir um hipermercado com produtos sem IVA e um posto de abastecimento sem ISP..

Pra nós era porreiro.. só não sei se era justo para a concorrência..

Comparação sem sentido uma vez que o estado não está a fazer concorrência a ninguém, está simplesmente a financiar-se e os juros que paga nem são assim tanto interessantes. Tenho conta num banco europeu onde me estão a pagar neste momento 3.2% sem mínimo de permanência.
  2.  # 142

Colocado por: AMG1

Mas onde é que foi buscar a ideia de que o estado esta a envididar-se para pagar os juros dos CA?

Se o estado se compromete a pagar-lhe +3% do que lhe emprestou, é literalmente uma divida.
  3.  # 143

Colocado por: HAL_9000Para subir, não levou tempo nenhum...Foi quase imediato.
    E esta? hein

E para descer? Já não se queixaram da pressa em 2008/2009?
    E esta? hein
  4.  # 144

Colocado por: PedroNunes24Se o estado se compromete a pagar-lhe +3% do que lhe emprestou, é literalmente uma divida.

è da bazuca!
  5.  # 145

Na renegociação das condições de crédito com a caixa deram-nos a possibilidade de optar pela Euribor a 6 meses, neste momento temos a de 12 Meses que irá ser actualizada em Setembro. Pelo que tenho observado a Euribor a 6M é melhor opção, correto?
    Se renegociar agora a taxa euribor vai ser actualizada agora, não sei se é melhor renegociar agora ou esperar por Setembro, ou por 1 ou 2 meses antes de Setembro. Também estou com essa dúvida no momento.
    • TAM90
    • 8 fevereiro 2023 editado

# 146

Colocado por: HAL_9000Você é completamente surreal.

Ainda há 2-3 dias dizia que os bancos se financiavam à taxa Euribor para a atividade creditícia, e por isso é que coitadinhos lucravam poucochinho e não podiam pagar muito pelos depósitos a prazo (apesar de os bancos na europa o fazerem). Agora já diz, que afinal os bancos precisam dos depósitos a prazo pra conceder créditos. Os bancos não sobem os juros, porque efetivamente têm muita liquidez, o estimulo que precisam (ja que nem o BCE nem o BP são capazes de o dar), é que as pessoas usem os seus depósitos (que estão a desvalorizar BTW) e os invistam em outro lado.

O estado remunera assim os depósitos por 2 motivos essenciais:
    1. Acredito que lhe saia mais barato- Uma vez que grande parte dos aforradores deixa lá ficar os certificados 10 anos.
    2. neste momento é importante estimular o aforro para controlar a inflação.

Sim, sim. Só estava a concordar consigo.

Quantas pessoas é que o NTORION conhece que em início de vida vão logo pedir um crédito? Até porque têm de ter no mínimo os 20% mais impostos? Eu conheço poucas, e mesmo essas apenas depois de se casarem/juntarem, etc.

Um país já de si pobre, em que os mais jovens para além de receberem pouco e terem trabalhos precários, não conseguem sequer pagar uma habitação (renda ou aquisição). O NTORION acha que a solução é abdicarmos de mais ainda?
    Eu comecei a minha vida profissional em 2010, e comi o pão que o diabo amassou naqueles primeiros 4 anos. Se começasse hoje, os primeiros 4 anos, acho que seriam muito piores ainda. Não vejo como é que, sujeitar a classe trabalhadora, sobretudo à mais jovem, a uma perda ainda maior de qualidade de vida, vai resolver os nossos problemas de produtividade.
    Temos de produzir mais sim. Mas o caminho não é certamente a continuar a perder o "talento". As empresas se querem ser mais produtivas, têm de reter o talento.
    Qualquer jovem português que sai daqui e se safa bem enquanto profissional em qualquer pais da europa ou do mundo safar-se-ia de igual modo em Portugal, assim houvesse vontade.
    Já tive oportunidade de dizer, que certa de 70% dos meus colegas do secundário emigraram. Nenhum deles tem perspectivas de voltar, porque os anos que por cá andaram, a vida esteve estagnada em termos familiares, em termos profissionais, em termos financeiros. Não acredito mesmo que a solução passe por empobrecer ainda mais quem está a começar agora.

Se me disser que a solução passa por mexer em alguns dos "direitos adquiridos" e que são claramente insustentáveis, já acredito mais.

Continuamos todos a mandar areia para os olhos.

O problema deste país não é quem produz.

O problema é quem não produz e consome o que produz quem produz, com a riqueza produzida por quem produz. Certo?

É simples. O estado que temos é quem arruína o país que temos.
    Concordam com este comentário: NTORION, ecteixeira
  6.  # 147

Colocado por: Bragas V

Cite lá a parte que eu disse que os bancos precisavam dos depósitos para dar crédito..

Pois.. não disse.. você é que leu na diagonal como sempre faz..

O que eu digo é que me parece correto que se as pessoas querem tirar o dinheiro dos bancos para os penalizar por não subirem as taxas, não faz sentido entrarem pela mesma porta para pedir empréstimo..

Já que é pra bater o pé, vamos abandonar os bancos de vez, e não só no que nos convém..

A diferença é que somos adultos e não criancinhas que fazem birrinhas.

Eu dou o meu dinheiro a quem me paga mais. Não é cortar relações. É simplesmente isso.

Da mesma forma, peço dinheiro a quem me cobra menos juros. Simples.

Não há cá "cortar relações" nem birrinhas do genero. É ir atrás do que nos é mais vantajoso. Sem sentimentos.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
    • AMG1
    • 8 fevereiro 2023

# 148

Colocado por: PedroNunes24

Se o estado se compromete a pagar-lhe +3% do que lhe emprestou, é literalmente uma divida.

Se substituir outra, como eu entendo que esteja a acontecer, como disse fazendo fé na execução orçamental prevista, nao vejo como é que a divida aumenta.
    • AMG1
    • 8 fevereiro 2023

# 149

Colocado por: TAM90

Continuamos todos a mandar areia para os olhos.

O problema deste país não é quem produz.

O problema é quem não produz e consome o que produz quem produz, com a riqueza produzida por quem produz. Certo?

É simples. O estado que temos é quem arruína o país que temos.

E o que propõe é que se acabe com o estado é isso?
    • AMVP
    • 8 fevereiro 2023

# 150

Colocado por: PedroNunes24

Os que se queixam da inflação e tentam fugir da mesma ao meter o dinheiro em Certificados de Aforro, provavelmente não compreendem que a unica maneira do estado pagar os juros dos certificados é pedir mais dinheiro ao banco central (mais inflação), ou taxar ainda mais os contribuintes.

Outra lógica que não compreendo é: Se uma empresa apresentasse resultados negativos (défice orçamental) e fosse gerida por um CEO incompetente (PS ou PSD), iam a correr comprar mais ações da mesma?

Sim, enquanto tiver a casa mãe (UE) disposta a segurar as asneiras.
    • AMVP
    • 8 fevereiro 2023

# 151

Colocado por: AMG1A admitir a execução orçamental prevista, o stock de divida vai baixar durante 2023, tal como ja aconteceu nos ultimos anos.

O stock subiu, o peso no pib é que diminuiu.
  7.  # 152

E o que propõe é que se acabe com o estado é isso?

O Estado significa uma série de coisas. Não é possível, nem desejável, "acabar com o Estado".

Assumindo que a maior despesa estatal são os salários dos ditos funcionários públicos, fazer-se uma auditoria à administração central e local, identificando e atuando perante ineficiências funcionais, é uma ação fundamental para a sobrevivência do nosso Estado, sem que, para isso, estrangule completamente a economia.

Depois, temos o resto. PPPs, negócios ruinosos, jobs for the boys e todas as restantes maravilhas que sucessivos governos de gente mal formada, imbecil e insensível à realidade do tax payer nos trouxeram.

A nossa economia se fosse liberta dos tentáculos da carga fiscal excessiva, não necessitava de ajudas, nem desculpas para evoluir.

É dependente do estado, porque o próprio Estado a obriga a ser.

Claro que, atuar custa votos dos eleitores presos à máquina pública e vai contra os princípios do compadrio (político, económico e financeiro).
  8.  # 153

.
  9.  # 154

Olá! No início do mês recebi uma carta do Banco Bic onde tenho crédito habitação contratado com taxa Euribor variável 6 meses, a dar conta sobre a possibilidade de haver outro indexante para substituir a Euribor, durante este período em que há alterações substanciais na referida taxa, e que iriam aplicar as regras que vierem a ser definidas segundo as recomendações do BCE.

Terminam a dizer que consideram-se autorizados a proceder à aplicação do indexante que vier a ser definido se não me opuser no prazo de 30 dias.

Que outro indexante é que poderiam estar a estudar?

Se o cenário já é imprevisível isto é ainda mais.

Já contactei a gestora e dizem que é uma cláusula que já vem nos contratos mais recentes e que estão a informar os anteriores sobre isso. De resto não têm mais informação sobre o que seria esta alteração, já que seria inédito o BCE adoptar outro indexante para os créditos.
  10.  # 155

Tem euribor 6 meses?
    No simulador deles é com euribor 6 meses.

De qualquer forma convém esclarecer com o banco.
    • AMVP
    • 9 fevereiro 2023

# 156

Colocado por: TAM90Assumindo que a maior despesa estatal são os salários dos ditos funcionários públicos, fazer-se uma auditoria à administração central e local, identificando e atuando perante ineficiências funcionais, é uma ação fundamental para a sobrevivência do nosso Estado, sem que, para isso, estrangule completamente a economia.

Ja foram feitas tantas...
    • AMVP
    • 9 fevereiro 2023

# 157

Colocado por: TAM90dependente do estado, porque o próprio Estado a obriga a ser.

Tenga serias duvidas
  11.  # 158

Se substituir outra, como eu entendo que esteja a acontecer, como disse fazendo fé na execução orçamental prevista, nao vejo como é que a divida aumenta.

Pagar uma divida com outra divida, até que a coisa dá buraco e é preciso monetizar a dívida total. É literalmente um esquema em piramide, mas com a salvaguarda de haver um banco central que no final consegue imprimir dinheiro para safar os credores (bancos).

Esta brincadeira pode arrastar-se durante anos, até ao ponto em que já se imprimiu tanto (desvalorizou-se) e os salários acompanharam tão pouco, que começa a ser complicado aos que estão na base da pirâmide de pagar as contas de energia, supermercado, e até pelos vistos de telecomunicações. Vamos ver os próximos episódios, mas entretanto o povo já fica contente porque recebe 3% dos certificados de aforro, quando perdeu 7.8% (toda a gente sabe que é mais) para a inflação.
    Concordam com este comentário: palmstroke
    • RDM
    • 14 fevereiro 2023

# 159

Colocado por: jolepiarOlá! No início do mês recebi uma carta do Banco Bic onde tenho crédito habitação contratado com taxa Euribor variável 6 meses, a dar conta sobre a possibilidade de haver outro indexante para substituir a Euribor, durante este período em que há alterações substanciais na referida taxa, e que iriam aplicar as regras que vierem a ser definidas segundo as recomendações do BCE.

Terminam a dizer que consideram-se autorizados a proceder à aplicação do indexante que vier a ser definido se não me opuser no prazo de 30 dias.

Que outro indexante é que poderiam estar a estudar?

Se o cenário já é imprevisível isto é ainda mais.

Já contactei a gestora e dizem que é uma cláusula que já vem nos contratos mais recentes e que estão a informar os anteriores sobre isso. De resto não têm mais informação sobre o que seria esta alteração, já que seria inédito o BCE adoptar outro indexante para os créditos.

Já chegou a falar com a sua gestora para saber que indexante se trata? Interessante essa do Banco Bic.
  12.  # 160

Se assim for é (quase) o fim do Crédito Habitação para a maioria das famílias...

https://observador.pt/especiais/o-stress-da-subida-das-prestacoes-so-quem-aguenta-juros-de-7-consegue-comprar-casa/

Só quem aguenta juros de 7% consegue comprar casa
    Mesmo com subida dos juros, bancos continuam a testar esforço dos clientes com aumento de mais 3%, como manda o Banco de Portugal. Acesso a crédito está mais difícil mas "o mercado continua dinâmico".

0.0419 seg. NEW