Colocado por: HAL_9000O que estavamos aqui a debater, é o facto de a alteração da política monetária estar a ser altamente vantajosa para os bancos em geral, sendo que os bancos portugueses estão a tirar ainda mais partido da situação, ao não remunerar os depóstitos.
Colocado por: HAL_9000O que o NTORION não me pode pedir, é que eu aceite que eu (ou a sociedade), tem de empobrecer, ao mesmo tempo que o dinheiro se acumula e Bancos, petrolíferas, empresas de distribuição, etc...Se a sociedade já produz pouca riqueza para manter o nível de vida, que sentido tem tirar ainda mais dinheiro da sociedade para o concentrar em empresas que acumulam capital?
Colocado por: NTORION
Não remuneram pq têm lá muito dinheiro a custo 0, e pq as pessoas não colocam simplesmente 'à ordem', lá está, fosse o bando todo fazer isso e íamos ver se não subiam... apenas os certificados têm feito algum comichão.
Aqui a culpa tb não morre solteira, ou seja não é só do governo, continuamos com a inflacção altissima, mas PT ainda tem de gastar os 17.000 Milhões do PRR, que praticamente executou 0, nem sei quanto é nos outros países. Ora esta 'bazuca' era para amenizar os efeitos da covid, mas ainda nem sequer foi usada!? Estrangulamos o cidadão mas engordamos o estado... Os EUA ao menos deram $ à população para estimular a economia na altura exata que era preciso... e agora a miss Lagarde vem dizer que estado deve reduzir os apoios ao sector energético!?
Na zona altamente Global em que estamos inseridos o estado pode fazer muito pouco para alterar essa parte, o que pode fazer é dumping fiscal exatamente para atrair empresas (atentem a Marrocos aqui ao lado, o que tem feito, que não tarda nos passa em tudo), mas como está aflito, nem isso consegue fazer. Por isso digo que primeiro temos de abdicar de muito para conseguir voltar a competir... Não é a afastar empresas que vão baixar preços, é a atrair mais para elas criarem emprego e competirem mais entre si, baixando preços...
Colocado por: jonnysEmpregos para quem?
Colocado por: NTORIONPor isso digo que primeiro temos de abdicar de muito para conseguir voltar a competir...Se a política é abdicar de muito (de mais ainda?), sobretudo no que à população activa diz respeito, estando nós inseridos num contexto europeu em que apesar de tudo não se abdica de tanto assim...Arisco-me a dizer que não fica cá ninguém para manter isto a funcionar. O facto de já se estar a abdicar de muito neste momento, é que está a mandar emnbora a mão de obra, que todos em conjunto investimos para formar. E peço desculpa, mas não acho que a imigração seja a resposta para este tipo de mão de obra que o país precisa e não consegue fixar.
Colocado por: Bragas VVocê devia era reclamar do seu Estado ter um produto de investimento que remunera acima de 3,25%..
Colocado por: HAL_9000No que diz respeito à não remuneração dos depósitos a culpa é só nossa (é ver a linha argumentativa do Bragas V) Tirasse toda gente o dinheiro dos depóstitos para subscrever os certificados de aforro, ou para os poucos bancos que pagam acima de 2%, e podia ser que houvesse mudança de atitute
Colocado por: NTORIONNão remuneram pq têm lá muito dinheiro a custo 0, e pq as pessoas não colocam simplesmente 'à ordem', lá está, fosse o bando todo fazer isso e íamos ver se não subiam... apenas os certificados têm feito algum comichão.
Colocado por: HAL_9000Se a política é abdicar de muito (de mais ainda?), sobretudo no que à população activa diz respeito, estando nós inseridos num contexto europeu em que apesar de tudo não se abdica de tanto assim...Arisco-me a dizer que não fica cá ninguém para manter isto a funcionar
Colocado por: Sasapo
Porquê? Fica mais barato ao estado assim do se financiar em dívida pública onde o juro é ditado pelo mercado.
Colocado por: Bragas V
Olhe que não.. acho que ainda hoje vi a a 5 anos não chegava aos 2,75%..
Mas já agora o Estado podia abrir um hipermercado com produtos sem IVA e um posto de abastecimento sem ISP..
Pra nós era porreiro.. só não sei se era justo para a concorrência..
Colocado por: NTORION
Eu até entendo essa perspectiva, mas será que e o estado que está a pagar muito, ou os bancos que estão a pagar pouco?
Colocado por: Bragas VAí está.. tiramos todos o dinheiro dos bancos e depois vamos pedir crédito ao Estado..Você é completamente surreal.
Você devia era reclamar do seu Estado ter um produto de investimento que remunera acima de 3,25%..
Colocado por: NTORIONMas isso foi o que eu referiSim, sim. Só estava a concordar consigo.
Colocado por: NTORIONQd o Hal refere os lucros excessivos dos bancos, lembre-se do que referi no primeiro comentário, precisamos primeiro gerar riqueza... Quando alguém em início de vida pede dinheiro emprestado para uma casa está logo a colocar um peso ao pescoço para 30 ou 40 anos.Quantas pessoas é que o NTORION conhece que em início de vida vão logo pedir um crédito? Até porque têm de ter no mínimo os 20% mais impostos? Eu conheço poucas, e mesmo essas apenas depois de se casarem/juntarem, etc.
Colocado por: Bragas Vmas as taxas estão em terreno positivo há menos de 9 meses.. tudo leva o seu tempo,Para subir, não levou tempo nenhum...Foi quase imediato.
Colocado por: HAL_9000Você é completamente surreal.
Ainda há 2-3 dias dizia que os bancos se financiavam à taxa Euribor para a atividade creditícia, e por isso é que coitadinhos lucravam poucochinho e não podiam pagar muito pelos depósitos a prazo (apesar de os bancos na europa o fazerem). Agora já diz, que afinal os bancos precisam dos depósitos a prazo pra conceder créditos. Os bancos não sobem os juros, porque efetivamente têm muita liquidez, o estimulo que precisam (ja que nem o BCE nem o BP são capazes de o dar), é que as pessoas usem os seus depósitos (que estão a desvalorizar BTW) e os invistam em outro lado.
O estado remunera assim os depósitos por 2 motivos essenciais:
1. Acredito que lhe saia mais barato- Uma vez que grande parte dos aforradores deixa lá ficar os certificados 10 anos.
2. neste momento é importante estimular o aforro para controlar a inflação.
Sim, sim. Só estava a concordar consigo.
Quantas pessoas é que o NTORION conhece que em início de vida vão logo pedir um crédito? Até porque têm de ter no mínimo os 20% mais impostos?
Um país já de si pobre, em que os mais jovens para além de receberem pouco e terem trabalhos precários, não conseguem sequer pagar uma habitação (renda ou aquisição). O NTORION acha que a solução é abdicarmos de mais ainda?
Eu comecei a minha vida profissional em 2010, e comi o pão que o diabo amassou naqueles primeiros 4 anos. Se começasse hoje, os primeiros 4 anos, acho que seriam muito piores ainda. Não vejo como é que, sujeitar a classe trabalhadora, sobretudo à mais jovem, a uma perda ainda maior de qualidade de vida, vai resolver os nossos problemas de produtividade.
Temos de produzir mais sim. Mas o caminho não é certamente a continuar a perder o "talento". As empresas se querem ser mais produtivas, têm de reter o talento.
Qualquer jovem português que sai daqui e se safa bem enquanto profissional em qualquer pais da europa ou do mundo safar-se-ia de igual modo em Portugal, assim houvesse vontade.
Já tive oportunidade de dizer, que certa de 70% dos meus colegas do secundário emigraram. Nenhum deles tem perspectivas de voltar, porque os anos que por cá andaram, a vida esteve estagnada em termos familiares, em termos profissionais, em termos financeiros. Não acredito mesmo que a solução passe por empobrecer ainda mais quem está a começar agora.
Se me disser que a solução passa por mexer em alguns dos "direitos adquiridos" e que são claramente insustentáveis, já acredito mais.
Colocado por: Bragas V
Cite lá a parte que eu disse que os bancos precisavam dos depósitos para dar crédito..
Colocado por: Bragas VAí está.. tiramos todos o dinheiro dos bancos e depois vamos pedir crédito ao Estado..
Colocado por: Bragas VO que eu digo é que me parece correto que se as pessoas querem tirar o dinheiro dos bancos para os penalizar por não subirem as taxas, não faz sentido entrarem pela mesma porta para pedir empréstimo..
Colocado por: Bragas VJá que é pra bater o pé, vamos abandonar os bancos de vez, e não só no que nos convém..Porque deveria abandonar um banco que para além de não me cobrar comissões, até me paga 5% de juros no depósito a prazo?
Colocado por: Bragas VAí está.. tiramos todos o dinheiro dos bancos e depois vamos pedir crédito ao Estado..
Você devia era reclamar do seu Estado ter um produto de investimento que remunera acima de 3,25%..
Isso é que o devia preocupar..
Além de ser concorrência algo desleal é um ato de gestão muito duvidoso.. o que vale é que o saco do Estado não tem fundo.. o fundo são os nossos bolsos..
Colocado por: buraburamono
reclamar agora? está no factsheet que o yield é a euribor 3M + 1%. reclamar era quando isso foi decidido, sei lá quando.
pela mesma lógica devemos todos reclamar das prestações do CH não?
agora se o governo contou com essa despesa no orçamento de estado...
Colocado por: PedroNunes24
Os que se queixam da inflação e tentam fugir da mesma ao meter o dinheiro em Certificados de Aforro, provavelmente não compreendem que a unica maneira do estado pagar os juros dos certificados é pedir mais dinheiro ao banco central (mais inflação), ou taxar ainda mais os contribuintes.
Outra lógica que não compreendo é: Se uma empresa apresentasse resultados negativos (défice orçamental) e fosse gerida por um CEO incompetente (PS ou PSD), iam a correr comprar mais ações da mesma?
Colocado por: PedroNunes24
Os que se queixam da inflação e tentam fugir da mesma ao meter o dinheiro em Certificados de Aforro, provavelmente não compreendem que a unica maneira do estado pagar os juros dos certificados é pedir mais dinheiro ao banco central (mais inflação), ou taxar ainda mais os contribuintes.
Outra lógica que não compreendo é: Se uma empresa apresentasse resultados negativos (défice orçamental) e fosse gerida por um CEO incompetente (PS ou PSD), iam a correr comprar mais ações da mesma?
Colocado por: buraburamono
tem que pesquisar a diferença entre ações, obrigações e CA. vai logo ter uma resposta à sua pergunta.