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  1.  # 181

    É isso e alguma pinguinha de óleo por baixo do motor (depende muito do centro de inspeção)! Há por aí carros que perdem metade do óleo para o chão e o meu que nunca lhe vi óleo no chão já implicaram por ter lá uma pinga (que até devia ter sido da muda de óleo porque o filtro aparafusa de lado e o óleo escorre sempre um pouco pelo motor abaixo). Enfim...

    Hoje andei com ele a primeira vez e parece impec, já não faz o "clunk" ao passar em lombas.
  2.  # 182

    Efectivamente, o apoio antigo estava "ligeiramente" estragado...
      IMG_20240217_085112.jpg
    •  
      Dom
    • 19 fevereiro 2024

     # 183

    Isso com um bocadinho de pastilha elástica dava para mais uns bons quilómetros! Eheheh
  3.  # 184

    Foi o que pensei, mas já tinha comprado o apoio ;-)

    Tenho é que ver o que se passa de novo, hoje de manhã tive um"misfire" ao ligar o carro e estava um cilindro a menos. À segunda lá foi. Não sei se foi algum injector (às vezes acontecia) ou se é da vela do 4 (o que deu problemas) e que ficou sempre com algum óleo (talvez vedante mal metido, não sei...). Vou simplesmente trocar a vela, não vou mexer no motor outra vez por isso.
    •  
      Dom
    • 19 fevereiro 2024

     # 185

    A vela continua com óleo?
  4.  # 186

    Já não vejo à uns tempos, mas já é a terceira desde que reparei; as outras tinham sempre resíduo de óleo, sim. Algo não ficou a 100% na reparação... Mas com a minha profunda experiência no assunto, havia essa possibilidade ;-)

    Mas o breve problema hoje de manhã podia ser um injector, já aconteceu ter um que falhava um pouco a frio. Vou meter limpa-injectores no próximo depósito. E ver/trocar a vela, são 3 ou 4€ e tenho lá umas quantas de reserva.
  5.  # 187

    Ontem levei o Jaguar à inspeção e, efetivamente, queixaram-se dos xénon estarem fracos. Com boa vontade lá deixaram passar (desconfio que seria caso para reprovar, mas não percebo porquê, já que iluminam tanto ou mais que os halogénio do Opel...), talvez porque expliquei que era carro de garagem e passeio ocasional, mas obviamente que fiquei de (e vou) tratar o mais rápido possível. Consigo as Osram na auto-doc por pouco mais de 20€ cada, e como preciso de uma bomba de água e mais umas coisitas para troca de distribuição do Opel, aproveito. Ah, e óleo para o jaguar, mas preciso de encontrar a especificação correcta de um 5W-40, porque o 5W-30 é muito fino para o nosso clima e a Jaguar também menciona o outro como sendo compatível (mas não dão a especificação!).
  6.  # 188

    Mais um marco: 420.000 km. A continuar assim, nunca vou ter desculpa para trocar por um moderno 😅
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, bluthunder82
  7.  # 189

    Colocado por: NTORIONÉ daquelas coisas que na inspeção passam a vida a implicar... tenho um golf IV (de momento está como carro de reserva) e ano sim ano não implicam com isso, não percebo, não acredito que em 2/3 anos tenham tanto desgaste. Ainda mais quase sem andar.


    Só agora vi o seu comentário, não sei se é o caso mas muito provavelmente os casquilhos que lhe colocaram não são grandes coisa. Posso-lhe dizer que uma vez me colocaram uns pendurais, e não duraram três meses.
  8.  # 190

    Continuo aqui a discussão.
    O carro não tem MAF, tem MAP que mede a pressão (ou falta dela) no colector de admissão. O que lá tenho é Delphi original e são 5 min para trocar. Vale a pena tentar.

    Enquanto andar, vai andar. Quando parar, acabou, a não ser que descubra a causa e a reparação seja relativamente simples e barata.
  9.  # 191

    Colocado por: pcspinheiroContinuo aqui a discussão.
    O carro não tem MAF, tem MAP que mede a pressão (ou falta dela) no colector de admissão. O que lá tenho é Delphi original e são 5 min para trocar. Vale a pena tentar.

    Enquanto andar, vai andar. Quando parar, acabou, a não ser que descubra a causa e a reparação seja relativamente simples e barata.


    Hum, estava na ideia que esse modelo tinha MAF.
    Se o que estiver lá em casa está bom, é um caso a testar.
    Sim, se a reparação for barata vale a pena reparar e aguentar o mesmos mais uns tempos, se não é partir para um semi novo. A sonda lambda não me recordo se disse que a limpou ou substituiu, mas tb pode ser esta uma das causas. Já experimentou ligar o carro á máquina?
  10.  # 192

    Colocado por: pcspinheiroPois devia, mas ultimamente tem andado progressivamente mais ruidoso, por vezes (aleatoriamente) começa aos soluços e acaba por apagar (quando isso acontece, está a "fuel trim" a +25%...), mas pega quase logo de seguida como se nada fosse e segue. emora um bocadinho, como se tivesse "encharcado", mas pega sempre. Sugere problema electrónico que faz reset ao deligar a ignição (uma vez em andamento não o fiz, pegou só com a embraiagem sem desligar a ignição, e o problema persistou)

    Há dias troquei de velas por umas de irídio e meti sonda lambda nova, mas adiantou zero... Quer dizer, responde melhor, sobretudo a alta rotação. Uma vela estava normal, 2 um pouco rosadas e a do fatídico cilindro 4 toda negra de óleo... acho que algo na reparação que lhe fiz há 2 anos ficou menos bem, possivelmente um vedante da haste de válvula. Mas as outras 2 rosadas fazem-me desconfiar da cabeça do motor, embora não esteja com água no óleo, nem óleo na água, nem a água suja. Tudo OK. Já suspeitei do catalisador, mas as leituras da sonda lambda antes e depois sugerem que não... Constrição de fluxo de escape que explique o maior barulho e vibração? A panela traseira é nova... Nesta fase, já não me apetece andar a trocar peças sem um diagnóstico preciso, que não está fácil... Vou trocar o módulo de ignição porque tenho outro em casa, e se tivesse um kit (grande falha na garagem), testava a compressão a frio e quente. Pelos segmentos não é, não há pressão na vareta nem na tampa do óleo. Enfim, ideias sobre isto também são bem vindas, mas talvez no meu tópico de reparação do motor que abri na altura.


    E abrir novamente a cabeça do motor? Isso não obriga a tanta "lavoura" nem a ter que retirar o bloco fora do carro.
  11.  # 193

    Sonda lambda nova original Bosch. Acabei de trocar a sonda MAP mas acho que não fez diferença... Amanhã quando o conduzir já confirmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82
  12.  # 194

    Colocado por: bluthunder82

    Hum, estava na ideia que esse modelo tinha MAF.
    Se o que estiver lá em casa está bom, é um caso a testar.
    Sim, se a reparação for barata vale a pena reparar e aguentar o mesmos mais uns tempos, se não é partir para um semi novo. A sonda lambda não me recordo se disse que a limpou ou substituiu, mas tb pode ser esta uma das causas. Já experimentou ligar o carro á máquina?


    Liguei á "máquina" = OBD barato e app no telefone. Não tinha erros e não apanhei nada de obviamente anormal. Vi foi um uma das vezes em que se portou mal, soluçou e cortou, que o fuel trim estava altíssimo, como que a compensar falta de combustível.

    O chat GPT diz que é o catalisador, mas as leituras da lambda antes e depois não parecem indicar falha de catalisador. Só se for mesmo alguma restrição de escape, a panela do meio (e o catalisador) ainda são de fábrica...
  13.  # 195

    Colocado por: Vítor Magalhães

    E abrir novamente a cabeça do motor? Isso não obriga a tanta "lavoura" nem a ter que retirar o bloco fora do carro.


    Humm... Seria uma ideia, mas não tenho tempo para me dedicar a isso, e ficaria sem carro durante semanas. Sobretudo sem ter um diagnóstico.
  14.  # 196

    Se calhar a vir aqui para estes lados posso ver com a máquina que tenho para ver se acusa algo.
    Essa "máquina" que fala é muito genérica serve só para o básico
  15.  # 197

    Colocado por: pcspinheiro

    Sim, gasolina. Se decidir testar se calhar peço, obrigado! E da zona de Coimbra?


    pcspinheiro, respondo por aqui: sim, sou de Coimbra e empresto com todo o gosto. Tenho quase a certeza que já nos devemos ter cruzado em alguma feira dos 7 ou 23 alguma vez :)

    Também tenho aqui um dongle OBD2 que me tem satisfeito e que empresto sem chatices. Eu uso a aplicação "Car Scanner" que faz download de perfis para cada carro e dá mais alguma informação adicional útil. O scanner é o vLinker MC+. Mas a máquina do bluthunder há-de ser certamente mais competente.

    Alguma coisa, é só pedir!
  16.  # 198

    Também uso o Car Scanner com um ELM327, tem servido para o básico (que é o que o carro todo é: básico).
 
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